Seguro de saúde, Plano de Saúde, Cartão de Saúde, Cartão de Medicina Dentária, Cartão Dentário, Plano Saúde Oral

AdvanceCare | Dermatite

Dermatite

É um termo geral que se refere à irritação e inflamação da pele e que pode ser provocado por múltiplos fatores. Existem, pelo menos, nove tipos de dermatite, que manifestam uma sintomatologia e atingem partes do corpo diferentes. As três dermatites mais frequentes são:

1. Dermatite Atópica ou Eczema – Surge na infância e, geralmente, a vermelhidão e o eczema são mais comuns nas pregas cutâneas dos braços, atrás dos joelhos e parte da frente do pescoço.

2. Dermatite de Contacto – Ocorre em zonas do corpo que foram expostas a substâncias irritantes ou que causam uma reação alérgica, como algumas plantas, produtos químicos ou materiais que provocam lesões.

3. Dermatite Seborreica – De origem orgânica, este tipo de doença causa uma erupção vermelha e com escamas amareladas e um pouco oleosas. É muito frequente no rosto, couro cabeludo e à volta das orelhas e do nariz. É também uma das causas mais comuns de caspa.

Causas de Dermatite

Há diversas razões para a dermatite e a sua origem determina o tipo de irritação a tratar. Entre as mais frequentes, estão causas orgânicas, agressões químicas e reações alérgicas.

Sintomas de Dermatite

As irritações cutâneas apresentam um aspeto variável e afetam diferentes zonas do corpo dependendo do tipo de dermatite.

Dermatite

Pele afetada por eczema. Neste caso, os queratinócitos estão a ser destruídos pela inflamação. 

  • Dermatite Atópica: Pele inflamada com lesões avermelhadas que causam prurido e, ao coçar, podem provocar feridas e escamação.
  • Dermatite de Contacto: Pode manifestar-se por queimaduras, feridas e gretas ou bolhas nas zonas da pele que estiveram em contágio com os agentes agressores.
  • Dermatite Seborreica: Oleosidade da pele e do couro cabeludo. Escamação branca, que se liberta na zona do couro cabeludo, com possível queda de cabelo. Erupções vermelhas com escamação amarelada na zona do rosto e orelhas.

Tratamento de Dermatite

Os tratamentos para as irritações da pele também dependem de que tipo de dermatite se trata. Terá que ser evitado o contacto com os agentes que causam a alergia (dermatite atópica) ou as lesões (dermatite de contacto). Na dermatite seborreica, é necessário evitar todos os produtos ou situações que favoreçam a produção de oleosidade da pele.

A utilização de cremes ou pomadas para aplicação cutânea tendem a ajudar a regeneração celular e a sua recuperação. No caso da dermatite seborreica, os tratamentos passam pela utilização de cremes, champôs e outros produtos adequados a este tipo de derme.

Artigo revisto e validado pela especialista em Medicina Geral e Familiar Isabel Braizinha.
Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.