Vai de férias? Não descuide o seu corpo

Vai de férias? Não descuide o seu corpo

Os excessos alimentares e o descanso podem deitar por terra todo o esforço que empreendeu ao longo de meses para ter o corpo perfeito este verão. Não é isso que quer, pois não? No nosso artigo, aprenda como aproveitar o verão em pleno, mas cuidando do seu corpo.


cuidados-no-verao


Chegou o calor, o verão e, com os dias quentes, a procura de total relaxamento, na companhia de amigos, à beira da piscina ou na praia. Se, para algumas pessoas, as férias são uma oportunidade de fazer refeições leves e praticar exercício físico ao ar livre, há outras para quem os dias de descanso significam esquecer todos os compromissos, inclusive os cuidados com a linha. O essencial é conviver, fazer “petiscadas” entre amigos, acompanhadas de bebidas refrescantes, à beira da praia ou do mar. Só que ao sabor também se somam as calorias e o descanso não promove a sua eliminação. Para que não regresse de férias mais “pesado” do que partiu, o melhor é encontrar o equilíbrio entre o ócio e o cuidado com a silhueta. Apresentamos-lhe alguns truques para se manter elegante, sem abdicar do que mais lhe dá prazer.


Refeições equilibradas

Uma das melhores formas de manter o peso ideal é procurar refeições leves, mas saborosas. Em época de frutas e vegetais frescos, coloridos e variados, há que aproveitar para comer melhor. A tradicional dieta mediterrânica à base de alimentos biológicos de origem vegetal, com baixo teor de ácidos gordos saturados e alto teor de monoinsaturados, glícidos complexos e fibra alimentar, além da riqueza em antioxidantes, é uma excelente aliada de um estilo de vida saudável. Os nutricionistas aconselham o consumo diário de 180 gramas de 140 de cozinhados e produtos hortícolas crus, que devem ser temperados com azeite (apenas um fio) e ervas aromáticas, em vez de molhos pré-confecionados. Reduza a porção de batatas, arroz e massas em cada refeição. Opte por comer peixe grelhado, consuma aves, laticínios e ovos com moderação e reduza a ingestão de carnes vermelhas. Na preparação das refeições, adicione pouco sal e prefira o azeite ao óleo para a confecção dos alimentos.


Truques para manter a linha

Ao contrário do que, por norma, acontece nas férias, as refeições mais leves também devem ser reservadas para a hora de jantar, pois não faz sentido consumir mais energia do que aquela que despende, poucas horas antes de se deitar. No entanto, como a vida social se faz muito à volta da mesa e dos “petiscos” entre amigos, ao final do dia, opte por um almoço mais light para compensar e faça um lanche a meio da tarde – não fique mais de 3 horas em jejum – e, se o jantar for tarde, faça um snack leve para evitar comer demasiado à refeição. Prefira água e sumos de fruta naturais em vez de bebidas alcoólicas e refrigerantes – reserve-os apenas para uma ocasião especial.


Praticar exercício físico sem dar por isso

A seguir a um jantar de excessos, dê um passeio. 30 minutos de caminhada, após as refeições, aumentam o dispêndio de calorias em 30%. Desta forma, os abusos alimentares serão compensados com as calorias eliminadas durante estes momentos em que pratica exercício físico, sem se aperceber. De manhã, acorde mais cedo para correr, andar de bicicleta ou praticar yoga junto ao mar, a melhor hora para estimular o metabolismo.

As crianças são uma excelente companhia para perder energia. Participar nas brincadeiras ao ar livre, jogar raquetes ou futebol são maneiras fáceis e divertidas para se manter em forma. Nadar com elas ou ensiná-las a fazer body board ou surf é benéfico tanto para a forma como para a mente. Entretanto, não se esqueça que é essencial beber, pelo menos, 2l ou 8 copos de água por dia durante as atividades físicas para se manter hidratado, além de evitar também a retenção de líquidos.


Aprenda a redefinir os seus hábitos

A liberdade de movimentos que o verão proporciona pode ser uma oportunidade única para corrigir algumas rotinas mais nefastas para a saúde e introduzir hábitos de alimentação saudáveis. Se no dia a dia de trabalho não tem tanto tempo para preparar refeições mais cuidadas para si e para a sua família, a disponibilidade das férias é um bom momento para tomar um pequeno-almoço equilibrado, repensar a escolha dos alimentos, abdicar das refeições pré-confecionadas e seguir receitas mais nutritivas. Compre frutas e vegetais frescos no mercado local. Sempre que puder, faça piqueniques ao ar livre. Estar de férias pode ser muito mais revigorante se o corpo e a mente se sentirem relaxados para aproveitar ao máximo a época pela qual esperou todo o ano. E não se esqueça: os excessos dão prazer a curto prazo mas têm consequências na linha e no bem-estar a longo prazo.
Em vez de ficar sentado ou deitado no sofá, durante estas férias, não descure os cuidados com a saúde: acordar cedo, aproveitar o nascer do sol para correr ou passear à beira mar, brincar com as crianças na praia e desfrutar da variedade de vegetais e de fruta que existe nesta época são a melhor forma de viver o verão e se sentir renovado.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados