Conteúdo:
A AdvanceCare ao assumir a política Anti-Fraude compromete-se a investigar qualquer fraude ou suspeita de fraude, desperdicío e abuso, independentemente de tipologia das funções, serviços, posição, cargos, títulos ou relações pessoais com o autor ou suspeito de praticar fraude.
Entendemos por fraude, a prática de atos ou omissões intencionais, ainda que sob forma tentada, com vista à obtenção de vantagem ilícita para si ou terceiro, no âmbito da celebração ou execução de um contrato, designadamente os que visem uma cobertura ou pagamentos indevidos.
Considera-se desperdício a utilização inadequada ou excessiva de recursos de saúde, sem intenção fraudulenta, que resulta em custos desnecessários para a organização ou para o sistema de saúde. Exemplos: Solicitação de exames ou procedimentos redundantes ou não clinicamente justificados; Sobre utilização de serviços por falta de planeamento ou controlo.
Entende-se por abuso qualquer prática que, embora não configure fraude deliberada, seja inconsistente com padrões éticos, profissionais ou contratuais, resultando em vantagens indevidas ou custos adicionais. Exemplos: Utilização do seguro por pessoa não elegível (ex.: uso do cartão por terceiros); Exploração de lacunas contratuais para obter benefícios não previsto.
Linhas de atuação
Esta política assenta nas seguintes linhas de atuação:
- Promover e divulgar junto de Colaboradores, Clientes, Utentes e Parceiros uma cultura de combate à fraude, desperdício e abuso;
- Desenvolver competências especificamente orientadas para o combate à fraude, desperdício e abuso;
- Centralizar e proceder ao tratamento de todos os dados, bem como à definição de critérios e aplicação das metodologias de análise de risco no tratamento da informação;
- Promover, preparar e controlar ações e mecanismos de alerta no combate à fraude, desperdício e abuso;
- Tratar de forma confidencial toda a informação recebida;
- Colaborar com os seus Clientes Institucionais e demais Stakeholders, de forma a assegurar a execução e otimização de todas as ações anti-fraude, desperdício e abuso.
A Política Anti-Fraude, desperdício e abuso é da responsabilidade da Comissão Executiva com o apoio ativo de todos os Colaboradores.

