Dia Mundial da Saúde 2022

06/04/2022

O que podemos fazer para proteger o nosso planeta e a nossa saúde?


A 7 de abril assinala-se o Dia Mundial da Saúde e todos os anos por esta altura a Organização Mundial da Saúde (OMS) identifica uma área de preocupação prioritária, desenvolvendo iniciativas em torno da mesma.

Em 2022 o tema é “O Nosso Planeta, a Nossa Saúde”.

Nos últimos anos tendo vindo assistir a melhorias nos serviços de saúde, proteção ambiental e desenvolvimento económico. Contudo estima-se que anualmente as mudanças climáticas, atinjam 13 milhões de vidas; 2 mil milhões de pessoas não têm água potável, fazendo com que 829.000 pessoas morram de diarreia todos os anos; a poluição do ar mata 13 pessoas a cada minuto originando ainda doenças como cancro do pulmão e doenças cardíacas.

Por isso a OMS vem lembrar-nos do impacto que o ambiente tem na nossa saúde e de como cada um de nós pode contribuir para ultrapassarmos estas ameaças, desafiando governos, às empresas e cidadãos a refletir sobre esta temática.

 

Na AdvanceCare

Somos uma empresa que atua na área da saúde e por isso estamos especialmente atentos a estes temas e subscrevemos as medidas proposta pela OMS: a promoção do teletrabalho, disponibilização de comida saudável nos nossos escritórios, disponibilização de água potável aos nossos colaboradores e o incentivamos a amamentação.

Mas vamos mais além, e temos vindo a desenvolver projetos que visam acompanhar doentes crónicos, como o Programa de Diabéticos, que tem como objetivos oferecer um acompanhamento clínico próximo e individualizado e assim aumentar a qualidade de vida destes doentes, ajudando-os no controlo da doença e diminuindo as complicações associadas à diabetes.

 

Todos podemos contribuir

Na verdade, cada um de nós poderá sempre encontrar uma forma de contribuir para melhorar a sua saúde e a saúde do planeta. Por isso, aceite o desafio da OMS e adote estas 5 ações:

  • Deixe o carro em casa: use regularmente os transportes públicos; pelo menos uma vez por semana vá a pé para o trabalho ou de bicicleta e assim atinja mais facilmente o seu objetivo diário de passos.
  • Poupe energia: opte por fontes de energias renováveis; não aqueça a sua casa acima dos 21,5⁰; desligue as luzes quanto não sair das divisões.
  • Compre produtos locais: Compre produtos frescos e de origem local; evite comer alimentos e bebidas altamente processados e assim contribua para uma alimentação mais saudável.
  • Não fume: o tabaco não só é prejudicial à sua saúde como é também uma fonte de poluição.
  • Diminua o uso de plástico: O uso excessivo de plástico pode trazer consequências para a saúde. Diminua o uso e aposte em embalagens que possa reutilizar.  

 
Cuide da sua saúde e do nosso planeta

Esta Notícia foi útil?