Geração segura e saudável no trabalho

Este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no trabalho e o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, unem-se numa campanha conjunta para melhorar a segurança e saúde dos trabalhadores jovens e colocar fim ao trabalho infantil.


geracao-segura-e-saudavel-no-trabalho


A campanha tem como objetivo acelerar a ação para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8, de promover os contornos de trabalho seguro para todos os trabalhadores para 2030 e de colocar fim a todas as formas de trabalho infantil para 2025. Com a intenção de atingir estes objetivos em benefício da futura geração de trabalhadores é necessário adotar uma abordagem concertada e integrada no sentido da eliminação do trabalho infantil e a promoção de uma cultura de prevenção em matérias de segurança e saúde no trabalho.

Os 541 milhões de trabalhadores jovens, entre os 15 e os 24 anos, (dos quais se contam 37 milhões de crianças em situação de trabalho infantil perigoso) representam mais de 15% da força laboral mundial e sofrem mais 40% de lesões profissionais não mortais que os trabalhadores adultos, com mais de 25 anos.

 Existem diversos fatores evidentes que podem aumentar a vulnerabilidade dos jovens trabalhadores aos riscos de segurança e saúde no trabalho, tais como a sua fase de desenvolvimento físico e psicológico, a falta de capacidades e de experiencia profissional, a limitada consciência dos perigos relacionados com o trabalho e a falta de poder de negociação que pode levar aos trabalhadores jovens a aceitar tarefas perigosas e/ou condições de trabalho precárias.

A campanha do Dia Mundial da Segurança e Saúde no trabalho de 2018 destaca a importância vital de enfrentar estes desafios e melhorar a segurança e saúde dos trabalhadores jovens, não só para promover o emprego digno dos jovens, mas também para relacionar estes esforços na luta contra o trabalho infantil perigoso, bem como todas as outras formas de trabalho infantil.

Adaptado OIT: ILO - World Day for Safety and Health at Work

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados