Prevenir acidentes de trabalho

As regras de segurança no ambiente de trabalho têm uma importância extrema no combate à sinistralidade. Saiba o que são acidentes de trabalho, quais as causas mais populares e que ações e medidas pode tomar para os prevenir.


prevenir-acidentes-de-trabalho


A definição de acidente de trabalho está regulamentada na Lei n.º 98/2009, de 04-09, artigo 8.º. É acidente de trabalho o sinistro, entendido como acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte.

A consciencialização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes, a que acresce a aplicação de todas as medidas de segurança coletiva e individual inerentes à atividade desenvolvida. A ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho é o organismo público que fornece toda a informação nesta área.

Prevenir, quer na perspetiva do trabalhador quer na do empregador, é a melhor forma de evitar que os acidentes aconteçam. As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho estão diretamente dependentes do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas.


Causas habituais

Os acidentes de trabalho mais frequentes em Portugal são as quedas e os soterramentos, sendo que as principais causas destes acidentes são não seguir / incumprimento das regras de segurança e não utilizar os dispositivos de segurança ou utilizá-los de forma desadequada.

No entanto, podem também contribuir para o surgimento de acidentes de trabalho a ingestão de bebidas alcoólicas; as hipoglicémias, que podem provocar lipotímias (desmaios) por falta de alimentação (por exemplo, quando os trabalhadores não tomam o pequeno-almoço) e a fadiga, por não se ter dormido o suficiente ou quando se trabalha por turnos, em especial se o trabalho incluir operação com máquinas/equipamentos perigosos.


Como prevenir

As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho dependem diretamente do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas.

Porém, tenha em atenção o seguinte:

  • Faça com que o seu local de trabalho seja confortável;
  • Tenha muito cuidado e siga todas as regras de segurança na realização de atividades mais perigosas;
  • Organize o local de trabalho ou o seu posto de trabalho, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados. Se tudo estiver no seu lugar não precisa de improvisar perante imprevistos e isso reduz os acidentes;
  • Saiba quais os riscos e cuidados que deve ter na atividade que desenvolve e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos;
  • Participe sempre nas ações ou cursos de prevenção de acidentes que a empresa lhe proporcionar;
  • Aplique as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes que lhe são facultados, designadamente o uso de vestuário de proteção adequado, como as proteções auriculares para o ruído, óculos, capacetes e dispositivos anti-queda e equipamento de proteção respiratória, entre outras;
  • Não receie sugerir à empresa onde trabalha a realização de palestras, seminários e ações de formação sobre prevenção de acidentes. 

Impacto dos acidentes de trabalho

O impacto dos acidentes de trabalho é bastante relevante e conforme estudo revelado recentemente (Destak 08/02/2017), dos cerca de 200 mil acidentes de trabalho que ocorrem anualmente em Portugal (com custos económicos e não só), uma em cada quatro vítimas de sinistros não consegue fazer valer os seus direitos.

Os dados resultam de um estudo promovido pela Associação Nacional de Deficientes Sinistrados no Trabalho (ANDST), com o apoio do Instituto de Sociologia e da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto. Realizado em 2016, este estudo envolveu 366 participantes (282 homens e 84 mulheres) com, em media, 51 anos. Destes participantes, 24.3% referiram “não conseguir fazer valer os seus direitos” e a maioria (79.3% dos homens e 80% das mulheres) tem uma perspetiva negativa do futuro.

Quanto aos impactos na vida profissional, entre os sinistrados que permaneceram empregados, a maioria manteve função (56.8%). Mas é mínima a parcela de inquiridos com uma adaptação do posto de trabalho (7.1%) ou adequação do horário (2.7%). Entre estes, 24% consideram que o seu posto “passou a estar ameaçado”.

Também a família sofre com o sinistro, com o acidente a condicionar de maneira “negativa” ou “muito negativa” a relação com o cônjuge (20%).

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados