6 Vantagens da Saúde Digital

Saúde e Medicina
Última atualização: 14/04/2023
  • A saúde digital permite a aplicação das novas tecnologias nas várias áreas e subsistemas da saúde.
  • Os serviços digitais podem dotar os cidadãos de meios para assumir um papel mais importante na gestão da sua própria saúde.
  • A saúde digital transformou os processos de decisão clínica dos profissionais, reduzindo erros e melhorando resultados.
saude digital

A saúde digital está a mudar a forma como prevemos, monitorizamos, gerimos e tomamos decisões na área da saúde, proporcionando oportunidades únicas na prestação de cuidados e na eficiência de processos.

O mundo está cada vez mais digital, inteligente e a funcionar em rede. As tecnologias digitais são parte integrante da vida diária, e a população mundial nunca esteve tão interconectada.

Seja através de dispositivos médicos, de apoio à decisão clínica, de inteligência artificial ou de tecnologia voltada para o consumidor, a revolução digital na saúde está a acontecer, sendo essencial na democratização de acesso à informação, proporcionando oportunidades únicas, seja na prestação de cuidados, na eficiência dos processos, nas decisões clínicas, ajudando os cidadãos a fazerem escolhas mais informadas e a aumentar o seu nível de exigência perante os sistemas de saúde.

Importa referir que a inclusão da tecnologia nos processos de saúde já era uma realidade, mas a pandemia COVID-19 tornou ainda mais evidente a necessidade de reformular os modelos tradicionais dos serviços de saúde, para uma gestão mais eficiente e um melhor cuidado dos pacientes.

O que é Saúde Digital?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Saúde Digital é a utilização custo-efetiva e segura das tecnologias de informação e comunicação para apoiar a saúde e áreas relacionadas, incluindo os serviços prestadores de cuidados, a vigilância da saúde, a literatura da saúde e a educação, conhecimento e investigação.

A saúde digital, também conhecida como e-saúde, consiste então na mudança dos processos ligados à medicina, utilizando tecnologias para melhorar a vida dos profissionais e pacientes.

Vantagens da Saúde Digital

A saúde digital permite a aplicação das novas tecnologias em métodos, meios, ferramentas e canais, trazendo variados benefícios para os pacientes, profissionais de saúde, gestores de instituições de saúde e toda a sociedade.

1. Melhoria do monitoramento e apoio aos pacientes

As soluções digitais para a saúde permitem que os prestadores monitorem e prestem assistência remota aos pacientes, abrindo-se uma via de comunicação digital prática e eficiente, que reduz a distância entre o médico e o paciente, e permite que os registos de evolução sejam em tempo real.

2. Promoção da autogestão da saúde

Os serviços digitais podem dotar os cidadãos de meios e conhecimento para assumir um papel mais importante na gestão da sua própria saúde. Com acesso a mais informação, os pacientes conseguem tomar decisões mais conscientes neste setor das suas vidas. Existem várias aplicações e funcionalidades, que auxiliam as pessoas a administrar a sua saúde, proporcionando orientações de prevenção, incentivando à marcação de consultas ou exames e servindo de elo de ligação com os profissionais de saúde e instituições.

A App myAdvanceCare, por exemplo, permite que os utilizadores acompanhem a sua saúde a partir de qualquer lugar, através de várias funcionalidades:

  • Acesso ao seguro de saúde e ao cartão digital;
  • Reembolsos online;
  • Médico online, para orientação de cuidados médicos e envio de prescrição médica por meio online;
  • Avaliação de sintomas e acesso a recomendações;
  • Consultar do plano de saúde, coberturas e condições;
  • Acompanhamento do histórico de utilização e estado dos processos de reembolsos e pré-autorizações.

Desta forma, as pessoas gerem a sua saúde, melhorando a sua qualidade de vida de forma simples, rápida e cómoda.

3. Aquisição de hábitos mais saudáveis

As novas tecnologias têm modificado a forma como nos cuidamos. Através de várias aplicações e jogos eletrónicos, as pessoas conseguem registar e avaliar a prática de exercício, a alimentação, dados de saúde física, entre outras informações, definindo objetivos pessoais, acompanhando o seu progresso e melhorando a sua produtividade, estado de saúde e bem-estar.

4. Facilita a tomada de decisões dos profissionais

A saúde digital transformou os processos de decisão clínica dos profissionais, detetando-se mais facilmente as doenças, através da tecnologia, e identificando-se as intervenções ou tratamento mais eficazes.

As ferramentas que auxiliam no processo de tomada de decisão são conhecidas como Sistemas de Apoio à Decisão (CDSS). Segundo a Associação Americana de Informática Médica, estes sistemas fornecem aos profissionais de saúde e pacientes conhecimentos e informações específicas, inteligentemente filtradas ou apresentadas em momentos apropriados para agilizar os processos, melhorar o atendimento aos pacientes e alcançar melhores resultados.

Desta forma, os médicos conseguem tomar decisões mais inteligentes na análise e interpretação dos resultados dos exames de apoio ao diagnóstico, reduzindo a incerteza e melhorando os processos.

5. Promoção de um sistema de saúde mais acessível e equitativo

Com cada vez mais processos a poderem ser realizados à distância, o acesso à saúde torna-se independente do tempo e espaço. A saúde e a informação estão disponíveis para mais pessoas, incluindo quem vive em regiões mais remotas ou quem está em risco de exclusão social, gerando uma maior igualdade de oportunidades.

6. Melhor eficiência dos hospitais e centros de saúde

A conectividade entre os diferentes intervenientes e sistemas de saúde, agiliza o funcionamento das instituições, otimiza a gestão de recursos, minimiza a margem de erro humano e diminui os custos, tornando as instituições de saúde, públicas e privadas, mais eficazes e eficientes na prestação de cuidados aos seus pacientes.

Os avanços da tecnologia digital na área de saúde continuarão em evolução, tendo em vista promover e conservar a saúde individual e coletiva, com o propósito de assegurar uma vida longa e mais saudável a todos os cidadãos.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados