Depilação a laser: o que precisa de saber

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 13/07/2022
depilação a laser

Atualmente, já é possível fazer a depilação de uma forma eficaz e… rápida! Não perca mais tempo. Conheça, neste artigo, as principais técnicas da depilação a laser e os cuidados a ter.

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser é um método altamente eficaz para reduzir os pelos (também conhecido como fotodepilação), que funciona através da incidência de raios laser, sob a forma de luz, no folículo piloso. O laser é atraído pela melanina (a substância que dá cor ao pelo) e destrói o folículo piloso impedindo que se desenvolva um novo pelo. E é precisamente por este motivo que a depilação a laser só é eficaz em pelos escuros.

Benefícios da depilação a laser

A depilação a laser é útil na remoção de pelos indesejados do rosto, pernas, queixo, costas, braços, axilas, virilhas e outras áreas. De acordo com a WebMD, os seus benefícios incluem:

Precisão. Os lasers podem atingir seletivamente os pelos escuros e grossos, deixando a pele ao redor intacta.

Velocidade. Cada pulso do laser leva uma fração de segundo e pode tratar muitos pelos ao mesmo tempo. O laser pode tratar uma área aproximadamente do tamanho de um quarto a cada segundo. Pequenas áreas, como o lábio superior, podem ser tratadas em menos de um minuto, e grandes áreas, como as costas ou as pernas, podem levar até uma hora.

Quantas sessões são necessárias para eliminar os pelos?

Em cada sessão, estima-se que sejam atingidos 20% a 30% dos pelos. Assim, um tratamento deve incluir pelo menos seis sessões, podendo chegar a dez em alguns casos.

Os pelos nunca mais voltam a crescer?

Para que se verifique a destruição definitiva dos pelos, é preciso que o laser atinja o pelo na sua fase de crescimento e esta pode durar entre três e seis anos. É por isso que será mais correto falar-se em redução da quantidade de pelos pois, mesmo que um tratamento dure apenas algumas sessões, é necessário fazer manutenção.

A manutenção do tratamento dura para sempre?

Não se pode precisar quanto tempo será preciso fazer manutenção mas, uma vez que o tratamento torna os pelos cada vez mais finos e raros, na maioria dos casos bastam duas a três sessões de manutenção por ano.

Os tratamentos com laser são dolorosos?

Geralmente os tratamentos são indolores. Pode surgir alguma vermelhidão na pele como quando se expõe ao sol sem proteção, mas desaparece no decorrer de algumas horas.

Que cuidados se deve ter?

Os cuidados a ter quando se faz depilação a laser são fundamentais mas muito simples de seguir:

  • Não expor a pele ao sol nas 24 horas anteriores e posteriores à sessão;
  • Não fazer depilação com cera ou sistemas por eletrólise nas seis semanas anteriores à sessão;
  • Evitar, nas 24 a 48 horas após a sessão, a exposição a outras fontes de calor como aquecedores, vapor, etc. É recomendável a aplicação de um creme ou loção com efeito calmante e de regeneração da pele.

É preciso alguma preparação para o tratamento?

No dia, ou na véspera da sessão, corte os pelos com lâmina para que fiquem no seu comprimento mínimo e o laser chegue à raiz.

A depilação a laser pode ser feita em qualquer tipo de pele?

Sim, desde que não sejam peles muito escuras (fototipos V e VI). Existem vários tipos de laser adequados aos diferentes tipos de pele.

Porque é que as pessoas com fototipos V e VI não devem fazer depilação a laser?

Curiosamente, as pessoas que pertencem aos fototipos V (pele morena, olhos e cabelos escuros; que nunca sofrem “escaldões” e se bronzeiam muito facilmente) e VI (pele negra) são as que correm mais risco de queimaduras com a fotodepilação. As suas peles, por terem mais melanina, absorvem a luz do laser, o que pode danificar os tecidos.

Quais são os tipos de laser mais utilizados?

Existem vários tipos de laser, mas descrevemos-lhe os três mais comuns:

· Laser de Alexandrite

Tem uma eficácia de 56% na primeira sessão e de 95% após várias sessões. As peles claras com pelo escuro são as mais indicadas para este tipo de laser, mas também pode ser usado em pele escura. O seu comprimento de onda é de 755 nm (abreviatura de nanómetros).

· Laser de Díodo de Longo Pulso

A sua fonte de energia consiste em semicondutores, conhecidos como díodos, agrupados para criar um feixe de laser com comprimento de onda de 800-810nm. Este é um comprimento de onda mais longo, melhor para penetrar profundamente no folículo piloso. Os lasers de díodo geralmente são seguros em tipos de pele mais escuros e são ideais para remover pelos grossos. O número médio de sessões é entre 6 a 8, sendo que após 3 a 6 sessões é esperada uma redução de 70% do pelo.

· Luz Pulsada Intensa também conhecida por IPL ou Intense Pulsed Light

É o laser que tem maior comprimento de onda, entre 800 e 1000 nm. Mas, mesmo assim, a sua eficácia é de 34% na primeira sessão e de 84% após várias sessões. Requer entre três a cinco sessões para uma eficácia de 80%. Como os aplicadores são mais largos do que os dos outros sistemas, funcionam melhor em zonas extensas do corpo como pernas e costas. Este é o sistema utilizado nos aparelhos de uso doméstico, menos potentes do que os das clínicas e centros especializados.

Em suma...

Se pretende fazer depilação a laser nas zonas mais extensas do corpo opte por começar a sua série de sessões no outono. Chegará ao verão com resultados visíveis, evitando expor-se ao sol.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados