Diga não à vida sedentária

Nutrição e Fitness
Última atualização: 19/01/2023
  • Depois de entrar na vida profissional, pode ser fácil começar a levar uma vida mais sedentária. Mas é possível mudar!
  • Na tentativa de deixar de levar uma vida desta forma, tente incorporar caminhadas ou corridas no seu dia a dia.
  • Claro que deve ter algumas precauções, especialmente se está a começar.
  • Analise as recomendações feitas neste artigo para poder aproveitar ao máximo o seu exercício de uma forma segura sem lesões.
  • Durante o seu dia pode aumentar o seu movimento geral ao seguir alguns conselhos: usar as escadas quando possível, estacionar o carro o mais distante possível, dirigir-se à secretária dos seus colegas em vez de usar o telefone ou o e-mail.
Diga não à vida sedentária

Existem mil e uma razões para adiar a prática de exercício físico. Mas num país como o nosso Portugal, onde o sol brilha quase todos os dias, há duas modalidades que estão ao alcance de qualquer pessoa: a caminhada e a corrida. Verá que é (mesmo) possível. Experimente!

Acabe com a vida sedentária!

Existem inúmeros motivos para acabar com a vida sedentária, embora por vezes se revele difícil. Particularmente para as pessoas que nunca praticaram ou não praticam qualquer atividade física há algum tempo, este processo tem de começar devagar. Mas não é impossível!

Tantas modernizações — elevadores, escadas rolantes, comunicações por e-mail, computadores e telemóveis — fizeram com que as pessoas se tornassem mais sedentárias. A prática de fazer algum tipo de movimento ou de praticar desporto, mesmo nas suas formas mais simples, como, por exemplo, caminhar ou correr, foi gradualmente esquecida por muitas pessoas. Mas é possível mudar! Contudo, nestes casos é preciso ter atenção especial à prática de exercício físico seguro.

Ao fazer pequenas alterações na sua vida pode estar a dar o primeiro passo para se tornar mais ativo/a. Se fizer um programa regular e aos poucos aumentar a frequência, logo irá sentir os benefícios dessa prática. Benefícios esses que incidem positivamente na sua saúde. A Organização Mundial de Saúde refere que atividade física regular ajuda a prevenir e controlar as chamadas doenças não-comunicáveis (doenças cardíacas, diabetes, cancro). Adicionalmente, a atividade física promove o seu bem-estar geral. Por isso, porque não? Experimente e veja se sente alguma mudança positiva no seu estilo de vida.

Caminhar

Andar a pé tornou-se uma das formas de atividade física mais populares no nosso país. É gratuito, o nosso clima ameno permite fazê-lo regularmente ao ar livre e requer pouco equipamento ou treino. Tudo o que necessita para começar é de um bom par de sapatilhas e de roupa confortável. Caminhar é saudável e praticamente isento de risco. Primeiro, experimente fazer uma pequena caminhada à volta do seu quarteirão.

  • Preparação: Embora andar a pé possa ser menos assustador do que outros exercícios, é importante avançar gradualmente. Comece com 15 minutos num passo estável e a um ritmo que lhe permita manter uma conversa enquanto caminha. Assim que se sentir cada vez mais confortável pode aumentar sem esforço a duração, velocidade e frequência dos seus passeios. Os aumentos não devem exceder os 10% por semana.

Correr

A corrida é um excelente exercício aeróbico. Também é gratuito e pode ser praticada em muitos lugares durante todo o ano. Além disso, é um dos exercícios mais eficazes para queimar calorias, ajuda a prevenir a osteoporose, fortalece os músculos de todo o corpo e melhora o funcionamento do coração e dos pulmões. Comece devagarinho e aumente a dificuldade aos poucos.

Preparação: A corrida não necessita de muito equipamento, mas umas boas sapatilhas são fundamentais. Todos temos os pés diferentes, e a forma das sapatilhas pode compensar particularidades na estrutura do pé ou na maneira de correr. Ao comprar o seu primeiro par de sapatilhas prefira uma loja onde os funcionários saibam avaliar o seu pé e recomendar o modelo mais adequado. Comece de forma moderada e fácil, como é o caso do jogging, e combine-o com a marcha. Não aumente a intensidade mais de 10% por semana. Paciência e bom senso são as chaves principais para manter este tipo de exercício a longo prazo.

A melhor prevenção

Pode acreditar que caminhar ou correr são ótimos exercícios para si. Mas qualquer movimento pode gerar problemas, pelo que é importante ter atenção a certos pormenores.

Recomendações para aproveitar ao máximo o seu exercício de uma forma segura

  • Corra contra o sentido do trânsito (quando é seguro fazê-lo).
  • Tente usar combinações diferentes na sua rotina (variar a velocidade e a distância da corrida, incluir montes e terrenos planos). O modelo difícil/fácil, que alterna a intensidade ou duração da corrida, é indicado na maioria das situações.
  • Corra de forma moderada, o que pode ajudar a prevenir lesões.
  • Experimente correr em superfícies menos irregulares. Relvado e terra batida são as suas melhores apostas.
  • Não use auscultadores com música muito alta que o façam abstrair da sua envolvente sonora.
  • Repouse e recupere durante parte do exercício para retomar o fôlego inicial.
  • Faça alongamentos antes e após correr.
  • Esteja consciente da envolvente (pessoas, animais, automóveis, etc.).
  • Substitua as sapatilhas regularmente.

Não esquecer: ter cuidado com possíveis lesões

Para ajudar a evitar lesões, tome alguns cuidados. Use um calçado adequado. Faça sempre um aquecimento gradual e alongamentos antes e depois do exercício físico. Ouça o seu corpo.

Alguns conselhos para fazer exercício sem dar por isso:

  • Evite o elevador e as escadas rolantes — use as escadas.
  • Estacione o carro o mais distante possível.
  • Dirija-se à secretária dos seus colegas em vez de usar o telefone ou o e-mail.

 

 

Não existe mais nenhum motivo para não começar a fazer exercício. Pode preferir correr ou caminhar ao ar livre ou fazer exercício num espaço fechado, na sua casa ou ginásio, com um tipo específico de exercícios. Uma opção que pode escolher, tendo em conta as suas necessidades, é ter um personal trainer. A escolha é sua. No entanto, aproveite os dias bons com temperaturas agradáveis e vá correr ou caminhar ao ar livre. Contudo, não se esqueça de fazer alongamentos antes e depois da prática física para que não tenha nenhuma lesão.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados