A inseminação intrauterina (IIU) é uma proposta clínica no âmbito das técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA). Dirige-se a casais em que os exames efetuados apontam para uma função ovárica normal, para a ausência de problemas nas trompas e um espermograma apropriado.
O tratamento consiste na deposição direta de espermatozoides na cavidade uterina de modo a aumentar as probabilidades de um encontro bem-sucedido entre as células reprodutoras masculina e feminina, isto é, aumentar as probabilidades de ocorrer fecundação.
Na escolha deste tratamento entram em linha de conta duas variáveis essenciais: a idade do casal, sobretudo da mulher, e o número de anos de infertilidade. Num casal com três anos ou mais de infertilidade e com a idade da mulher acima dos 37/38 anos, considera-se que a probabilidade de gravidez diminui, pelo que esta técnica poderá não ter indicação médica.
FASES IIU
FAQs
A inseminação intrauterina é realizada em regime ambulatório ou de internamento?
A inseminação intrauterina é realizada em regime ambulatório.
Qual a duração média do tratamento?
Inseminação intrauterina (IIU): Cerca de 2 a 3 horas, que incluem a preparação laboratorial dos espermatozóides.
Qual o local onde irei realizar o tratamento?
O tratamento será realizado no Centro Médico de Assistência à Reprodução (Cemeare) – Prestador convencionado AdvanceCare. Informe-se junto da Cemeare sobre os médicos que o irão acompanhar ao longo de todo o processo.
Qual o preço do tratamento?
O preço que irá pagar pela inseminação intrauterina terá o valor total de 425 euros
Terei de suportar algum custo adicional ao tratamento?
Medicação, exames ecográficos, análises ao sangue, ou a eventual necessidade de apoio psicológico constituem um custo adicional e casual a contratualizar com a clínica.
Onde deverá ser efetuada a compra? Através da AdvanceCare ou diretamente na Clínica?

Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: