Regresso às aulas com tranquilidade – como preparar os mais pequenos

Quotidiano
Última atualização: 07/09/2022
  • O regresso às aulas é um momento emotivo para pais e filhos e, por vezes, marcado por momentos de ansiedade e receio.
  • Falar abertamente com os mais pequenos sobre o novo ano letivo, estabelecer rotinas e mecanismos de apoio é essencial para que o novo ano seja recebido com mais tranquilidade.
  • Deve estar atento aos comportamentos dos mais pequenos de forma a identificar situações que lhes possam ser prejudiciais e atuar prontamente.
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Este é um momento importante para as crianças, mas por mais entusiasmante que o regresso às aulas possa ser para alguns, é também marcado por receios, dúvidas e nervosismo. Com algumas ações simples é possível preparar o regresso às aulas com tranquilidade.

O início do novo ano escolar traz consigo todo um conjunto de emoções para os mais pequenos: novas salas de aula, professores, colegas e rotinas! À habitual lista de material escolar, soma-se a importância de preparar mental e emocionalmente as crianças para o regresso à escola!

Este é um momento importante para as crianças, mas por mais entusiasmante que o regresso às aulas possa ser para alguns, é também marcado por receios, dúvidas e nervosismo que resultam muitas vezes da dificuldade de se readaptarem à rotina e das saudades de entes queridos.

Com um pouco de paciência e algumas estratégias em mãos, há várias ações que os pais e cuidadores podem fazer para que a entrada no novo ano escolar seja uma transição fluida e tranquila.

Organize-se e mantenha-se informado

O regresso às aulas é particularmente atarefado, para as crianças, mas também para os pais e cuidadores. Se ainda tiver dúvidas ou preocupações sobre o funcionamento da escola, datas importantes ou listas de materiais necessários contacte o estabelecimento escolar ou peça ajuda a outros pais e cuidadores na mesma situação.

Dedique algum tempo a inteirar-se sobre o material escolar necessário e verifique se as crianças têm tudo o que precisam: reveja o material de anos anteriores e se estiver em bom estado reutilize-o, comprando apenas aquilo que está em falta. Organize-se e não deixe a compra do material para os últimos dias.

Verifique também o guarda-roupa dos mais pequenos para o novo ano. Peça-lhes que experimentem os seus sapatos e roupas (ou uniformes escolares, se for o caso) e certifique-se de que ainda lhe servem. Invista em compras em segunda-mão como forma de poupar dinheiro, mas também como a opção mais sustentável, apostando na reutilização.

Preparando-se atempadamente poderá reduzir o stress de última hora e também as crianças estarão mais calmas.

Fale com a criança sobre o que esperar do novo ano

O desconforto associado ao início de um novo ano escolar está, por vezes, relacionado com a insegurança face ao desconhecido. O regresso às aulas – em particular quando se inicia um novo ciclo de ensino, numa nova escola, com novos professores e até colegas – suscita muitas perguntas nos mais pequenos e falar com eles sobre o que esperar neste novo ano pode ajudá-las a prepararem-se para esta transição.

Uma boa forma de começar esta conversa passa por perceber quais são os seus principais receios e dúvidas, comunicando claramente com elas sobre como irá decorrer o novo ano letivo e quais as regras que se espera que sigam, sempre de forma adequada à idade.

Seja paciente

As crianças são todas muito diferentes e, enquanto algumas se sentem prontas a começar o novo ano e até entusiasmadas com a novidade, outras podem ser mais reservadas ou mesmo receosas de novos lugares, pessoas e rotinas. Esta pode ser uma transição difícil para as crianças e, por isso, é possível que o comportamento delas nem sempre seja o mais adequado à situação, especialmente no princípio.

Ações aparentemente simples como levantar cedo, preparar a mochila ou até escolher a roupa que vão usar pode ser um desafio nos primeiros dias e é preciso que seja paciente. A repetição acabará por formar a rotina. Também a ansiedade dos primeiros dias deverá começar a desaparecer e, gradualmente, começarão a sentir-se mais integradas e relaxadas na ida à escola.

Estabeleça uma boa comunicação

A melhor forma de saber se as crianças estão a lidar bem com estas mudanças, passa por estabelecer uma comunicação aberta e confortável com elas sobre este tema. Faça-lhes perguntas regularmente sobre o dia-a-dia na escola, os melhores e piores momentos do dia, questione-o sobre as suas dúvidas e de que forma pode ajudar. Quando o fizer, ouça primeiro o que eles têm a dizer, sem interromper. Em seguida, é importante mostrar-lhes que as suas opiniões e sentimentos são válidos e que está a ouvi-los ativamente.

Manter conversas francas com as crianças ajuda-as a fortalecer a sua autoimagem e aumentar a sua autoconfiança. Ambos aspetos são cruciais para a preparação mental e emocional para o novo ano escolar, ajudando-os a reportar e ultrapassar obstáculos que provavelmente encontrarão durante o ano letivo, tais como situações de bullying, dificuldade em criar amizades e pressão académica.

Estimule a independência dos mais pequenos

Um aspeto essencial na preparação para o novo ano letivo passa por fortalecer a autonomia dos mais pequenos, começando por atividades básicas e rotineiras, especialmente entre as crianças mais pequenas. É importante que se sintam confiantes e confortáveis em desempenhar tarefas simples como calçar os sapatos, vestirem-se, ou mesmo irem à casa de banho sozinhas ou comerem de forma independente. Estas tarefas devem ser adaptadas às diferentes idades e a sua complexidade deve ser moderada em função da sua maturidade - por exemplo, se apertar cordões é ainda demasiado complexo, opte por sapatos com velcro, mas estimule-os a calçarem-se sozinhas.

As crianças e jovens mais velhos podem assumir mais responsabilidades na gestão do seu dia, passando pela preparação da mochila e lancheira, deslocação para a escola e atividades extracurriculares, cumprimentos das várias tarefas de casa, entre outros.

Fortaleça as skills sociais das crianças

A frequência da escola e a aprendizagem em sala de aula é uma atividade social. As crianças aprendem e desenvolvem-se brincando com os seus pares, e sentem-se melhor se estiverem confortáveis e felizes com outras crianças e adultos. Algumas são instintivamente sociáveis, mas outras poderão sentir-me mais tímidas e receosas em estabelecer novos contactos.

Porém, isto pode ser encorajado. Pratique saudações, formas de iniciar a conversa ou temas que possam ser de interesse comum entre as crianças. Encoraja-as a comunicar – consigo e com outros – colocando-os em situações em que podem praticar a socialização: peça-lhes que façam os seus próprios pedidos em lojas, restaurantes e cafés, por exemplo, que coloquem as suas próprias questões, exponha-os a pessoas novas e diferentes com regularidade, etc.

Estabeleça rotinas em casa

As rotinas ajudam as crianças a aprender, fazendo-as sentir-se seguras e em controlo do seu quotidiano, fomentando assim a sua autoconfiança e sentimento de pertença dentro da família. É importante que as crianças mantenham uma nutrição apropriada e sono adequados. Por isso, as refeições em família e a rotina na hora de ir dormir são tão importantes. Ter uma rotina de refeições em família não é apenas uma oportunidade de ensinar hábitos alimentares saudáveis, mas é também uma oportunidade de passar tempo de qualidade com os mais pequenos. O sono é também crucial e as rotinas na hora de ir para a cama garantem às crianças uma boa noite de sono, devendo incluir uma hora de dormir consistente e uma ordem previsível de atividades, como por exemplo, tomar um banho, escovar dentes, ler uma história, etc.

A rotina de estudo é também essencial. Encorajar as crianças e jovens a desenvolver as suas tarefas de casa, instigando nelas responsabilidade e autonomia, que serão tanto mais importantes à medida que vão crescendo. Outra parte essencial passa por envolver as crianças em atividades desportivas e extracurriculares, promovendo a sua saúde física e mental, a par da sua capacidade de socialização, o que permite reforçar a sua autoestima e autoconfiança.

Esteja atento aos sinais de alerta

Afinal, quais são os sinais de alerta a que deve estar atento? Melhor do que ninguém conhece o seu pequeno e saberá se os comportamentos demonstrados são apenas sinal de receios e preocupações do momento, ou se poderão ser sinal de algo menos passageiro.

Da mesma forma que cada criança tem a sua própria personalidade, também os sintomas de ansiedade podem manifestar-se de diferentes maneiras, pelo que deve estar atento a aspetos como:

  • Maior irritabilidade, choro frequente e maior necessidade de atenção.
  • Dificuldade em dormir ou acordar frequentemente durante a noite.
  • Pesadelos frequentes
  • Dificuldades de concentração.
  • Preocupações e pensamentos negativos frequentes.
  • Necessidade frequente de usar casa de banho.
  • Falta de apetite.
  • Queixa frequente de mal-estar ou dores, como dor de cabeça e barriga.
  • Recusa em fazer atividades do dia-a-dia, como ir à escola, estar com os amigos, etc.

Converse com as crianças sobre o que as preocupa e, dependendo da maturidade da sua maturidade, poderá ajudar explicar o que é a ansiedade e os efeitos que esta tem sobre o corpo. Deve, acima de tudo, transmitir-lhes segurança e mostrar empatia com os sentimentos e emoções da criança.

O passo seguinte pode passar por procurar o apoio do pediatra ou de um especialista em saúde mental, de forma a obter o melhor diagnóstico e tratamento. Um especialista em saúde infantil pode desenvolver um plano terapêutico que seja adequado às características e necessidades da criança e da família.

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