Também denominada colite espástica, cólon irritável ou doença funcional do intestino, é uma perturbação crónica e motora do intestino que é caracterizada por contrações musculares muito fortes e irregulares.
Na colite nervosa, o tecido muscular do intestino é mais sensível, tornando-se extremamente vulnerável a estímulos habituais, como ingerir certos alimentos, stress e ansiedade.
A disfunção muscular pode provocar obstipação ou, pelo contrário, aceleração no movimento intestinal, alterando a frequência, a forma ou a consistência das fezes. Estima-se que afeta 15% dos portugueses.
A colite nervosa ou síndrome do colon irritável é uma doença crónica.
Causas de Colite Nervosa
A colite nervosa é uma perturbação funcional que afeta, sobretudo, adultos com menos de 50 anos e jovens, com maior incidência entre o sexo feminino. Não existem causas orgânicas cientificamente comprovadas. Acredita-se que os sintomas sejam desencadeados pelo aumento da sensibilidade à passagem das matérias e pelo funcionamento anormal do intestino perante os seguintes fatores:
- Stress psicológico e ansiedade.
- Ingestão de gorduras, leite e derivados, café, álcool, refrigerantes e alimentos pesados ou muito condimentados.
- Infeções agudas e crónicas, incluindo infeções alimentares.
Sintomas de Colite Nervosa
- Digestões difíceis
- Ardor no estômago.
- Náuseas.
- Cólicas ou dores espasmódicas recorrentes no baixo-abdómen, com ou sem diarreia e obstipação ou episódios intermitentes de ambas as situações.
- Sensação de distensão intestinal, gases e barriga inchada.
- Geralmente, as dores abdominais acontecem após a ingestão de alimentos e são aliviadas ao defecar ou libertar os gases.
- Existência de mucosidade nas fezes.
Tratamento de Colite Nervosa
A colite nervosa ou síndrome do colon irritável é uma doença crónica. Não tem qualquer tratamento específico. A maior parte das pessoas aprende a conviver com o problema, a evitar a ingestão de certos alimentos e a contornar situações de ansiedade que podem provocar algumas crises de contrações musculares do intestino. Para amenizar os sintomas, o médico poderá recomendar:
- Repouso, evitar o stress e a praticar exercício físico regular.
- Eliminar o consumo de bebidas gaseificadas, café, álcool, tabaco, gorduras, leite e derivados.
- Seguir uma dieta rica em fibras e alimentos frescos para aliviar os sintomas. Em algumas situações, podem ser complementados com suplementos de fibra. Para evitar episódios de colite nervosa, pode ajudar ingerir diariamente quatro a oito colheres de farelo de trigo.
- Em alguns casos, poderá ser necessária a prescrição de laxantes ou antidiarreicos.
- Se as situações de stress se tornarem incontroláveis e forem limitadoras no dia a dia, poderão também ser administrados antidepressivos e ansiolíticos.
Artigo revisto e validado pelo especialista em Medicina Geral e Familiar José Ramos Osório.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: