O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus que provoca lesões no organismo e pode estar associado ao aparecimento de verrugas nos pés ou mãos, embora seja na zona genital que o seu impacto na saúde é mais sério.

Este vírus é responsável pelo aparecimento de vários tipos de cancro na zona genital, como o cancro do colo do útero, do ânus, da vagina, do pénis e da vulva, entre outros (garganta e faringe).

Existem mais de 100 vírus diferentes, alguns deles estão associados ao risco de cancro, como o 16 e o 18, e outros ao aparecimento de lesões como as verrugas genitais (6 e 11). 

hpv Papilomavírus Humano (HPV) que pode causar verrugas ou papilomas em várias partes do corpo.

O HPV é a principal infeção sexualmente transmissível.

Causas do HPV

Estima-se que metade das pessoas sexualmente ativas seja exposta a este vírus, pelo menos uma vez na vida. Muitas vezes nem chegam a aperceber-se devido à ausência de sintomas e ao facto de o vírus ser eliminado pelo organismo. O risco de infeção depende, em parte, do tipo de vírus a que pessoa é sujeita e da resposta dada pelas suas defesas naturais. Uma situação frequente, em homens e mulheres, é o aparecimento de verrugas ou condilomas. Trata-se de lesões de caráter benigno, que surgem nas zonas de contacto sexual e que podem desaparecer espontaneamente ou progredir rapidamente. Embora afete ambos os sexos, o HPV causa mais problemas graves na saúde feminina, como o cancro do colo do útero. Nos homens, raramente evolui para doença grave, mas o risco de cancro, nomeadamente do ânus, é maior em homossexuais masculinos.

Sintomas do HPV

A presença do vírus no organismo não pressupõe o aparecimento de sintomas. Sabe-se que no cancro do colo do útero, os sintomas, como a dor, perda de sangue espontânea ou no ato sexual, corrimento abundante e de odor intenso, podem surgir apenas 10 anos depois. No caso das verrugas, as lesões podem ser internas ou externas e por vezes pequenas, dificultando a sua deteção. Os condilomas, devido ao seu relevo (aparência de couve-flor) podem ser mais facilmente observados. Perante uma destas situações é recomendado avisar o/a parceiro/a e procurar um médico para que ambos sejam examinados.

Tratamento do HPV

Atualmente, não existe um tratamento capaz de eliminar o HPV, sendo a prevenção a principal arma. Esta passa pelo uso de preservativo, rastreio clínico regular, vacinação e adoção de estilos de vida saudáveis, de modo a estimular o sistema imunitário.

Presentemente, a vacina está contemplada no plano Nacional de Vacinação e é administrada às raparigas aos 13 anos, preferencialmente antes do início da atividade sexual.

Uma vez iniciada a vida sexual ativa, é recomendada a vigilância clínica regular, e no caso feminino, a realização de uma citologia do colo do útero (exame denominado Papanicolau) que permite detetar lesões e agir precocemente no tratamento, devendo realizar-se com um intervalo máximo de 3 anos, unicamente se os dois exames anuais anteriores forem negativos. Poderão ser necessários exames mais específicos (colposcopia, biópsia, avaliação analítica HPV-DNA). As verrugas genitais podem ser tratadas com soluções tópicas ou em consultório através de crioterapia, eletrocoagulação, laser ou, em certos casos mais raros, excisão cirúrgica.

Artigo revisto e validado por Isabel Braizinha, especialista em Medicina Geral e Familiar.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados