Afinal, o que é o Reiki?

Relaxamento
Última atualização: 04/07/2022
  • O Reiki é uma prática tibetana, redescoberta no Japão, que tem como objetivo revitalizar a energia geral do indivíduo, para este atingir um estado harmonioso e saudável.
  • Esta terapia complementar é um sistema de cura natural que fortalece o organismo, promove o relaxamento profundo, a cura e o autoconhecimento.
  • Além disso, o Reiki é composto por vários sistemas, como o Tradicional e o Essencial. Este último é composto por três níveis: trabalho físico (ex: alinhamento dos chakras, trabalho emocional e, por fim, o indivíduo torna-se mestre.
reiki

O Reiki é considerado um método de captação da energia essencial que existe no universo. De acordo com a teoria do Reiki, o fluxo adequado desta energia não só permite manter a saúde do corpo e da mente como promove a cura de qualquer desequilíbrio ou doença.

O Reiki (Rei = “Sabedoria de Deus ou Poder Superior” e Ki = energia universal) é uma terapia energética de origem japonesa que tem como objetivo revitalizar a energia e o estado global do indivíduo. Durante a prática desta terapia complementar é transmitida a “Energia Universal” para as partes do corpo do indivíduo mais necessitadas. Quando essa energia está baixa, o indivíduo está propenso à doença, quando está alta, é mais provável que o indivíduo seja feliz e saudável. É importante salientar que o Reiki não visa substituir as técnicas da medicina convencional, tendo como objetivo complementar à ação de qualquer prática médica. Não se sobrepondo à ação da biomedicina ou das medicinas tradicionais, o Reiki não visa ser o substituto de nenhuma prática, mas sim o complemento de todas elas.

Qual a origem do Reiki?

O Reiki é uma prática tibetana, redescoberta no Japão, em meados do século passado, por Mikao Usui. Constitui um sistema de cura natural através da imposição das mãos, com contacto no local necessário ou sem nenhum tipo de contacto, e é referido, pelos seus mestres, como uma terapia complementar com a ação no domínio mental, material, emocional e espiritual e que se adequa harmoniosamente a qualquer estilo de vida. Esta terapia complementar baseia-se no princípio em que tudo é energia, tendo uma visão holística entre o indivíduo e o mundo que o rodeia.

Assim, a ideia base do Reiki é a de que o indivíduo se encontra conectado com o sistema energético do Universo. Quando a energia universal (essencial) flui, o indivíduo atinge um estado harmonioso e saudável. Quando a energia essencial encontra resistências ao seu fluxo, o indivíduo adoece e vê diminuídas as capacidades naturais de se curar. Uma das funções do Reiki é canalizar adequadamente a energia vital, promovendo, assim, o processo de cura natural do organismo, fornecendo, também, técnicas de autoajuda, para o desenvolvimento pessoal. Além disso, o Reiki constitui também uma terapia profilática, permitindo agir antes de se desenvolver doença e uma técnica cada vez mais utilizada nos cuidados paliativos hospitalares de países como o Reino Unido, Brasil, Espanha ou Estados Unidos.

Também é importante reconhecer que o Reiki não é uma religião, visto que não é preciso acreditar em nada para a técnica resultar, funcionando independentemente das crenças de cada um.

Três níveis de Reiki

O Reiki é uma técnica simples de aprender, sendo transmitida de mestre para aluno durante uma aula. Geralmente o Reiki é ensinado em três ou quatro níveis diferentes. Cada método de ensino distinto é designado por sistemas de Reiki, sendo exemplos o Essencial, com três níveis, e o Tradicional, com quatro níveis. Para exemplificar, conheça os três níveis do Reiki Essencial:

1º nível – Faz uma abordagem à estrutura interior do indivíduo e aponta a melhor forma de cada um trabalhar fisicamente. Neste nível faz-se o alinhamento dos chakras (campos energéticos). Durante 21 dias o praticante deverá trabalhar, por imposição de mãos, os chakras principais (bem como os joelhos e os pés).

2º nível – Abordam-se os três primeiros símbolos de um total de cinco: limpeza de espaços, proteção individual, Reiki à distância e o início da abordagem de uma terapia aos outros. Neste nível o trabalho é, sobretudo, realizado a nível emocional.

3º nível – O iniciado torna-se mestre. Aos símbolos anteriores juntam-se mais dois símbolos. A pessoa poderá tornar-se terapeuta e iniciar outras pessoas.

Os principais efeitos do Reiki são:

  • Promover o relaxamento profundo do organismo;
  • Estimula o Sistema Imunitário, tornando-o mais apto a combater as patologias e aumentando a capacidade do organismo regenerar;
  • Libertar o indivíduo da ansiedade, stress, depressão e cansaço;
  • Diminui os efeitos adversos de certos fármacos, como os usados em sessões de quimioterapia ou potencia o efeito benéfico de certos fármacos;
  • Tornar o indivíduo mais autoconsciente e atento;
  • Promover e facilitar a cura.

É importante ressalvar que o Reiki não é uma técnica de cura per se, em vez disso aumenta as capacidades de cura do próprio indivíduo.  

O Reiki é realizado com o paciente vestido, sentado ou deitado. O terapeuta aproxima as mãos de zonas predeterminadas do paciente (cabeça, tronco, braços, pernas, pés), sem que haja manipulação ou toque. Excecionalmente o praticante de Reiki pode tocar no indivíduo, em certos pontos nos quais o indivíduo sinta dor, respeitando sempre a integridade física e emocional do indivíduo e um rigoroso código de ética.

Os cinco princípios espirituais do Reiki

O Reiki baseia-se em cinco princípios (GOKAI) que visam melhorar a vida do indivíduo. Todos elem se iniciam com “Só por hoje…” (Kyo dake wa):

  • Confio (Shinpaisuna): a ansiedade advém da antecipação do medo, ou seja, é a resposta a medos e preocupações sobre circunstâncias que ainda não aconteceram.
  • Sou calmo (Ikaruna): lidar construtivamente com as adversidades é a forma mais saudável de ultrapassar obstáculos.
  • Sou grato (Kanshashite): concentrar o olhar sobre aquilo que se tem e não sobre aquilo que não se tem apazigua o espírito e obriga a um correto posicionamento perante a vida.
  • Trabalho honestamente (Gyo wo hageme): o pressuposto da existência humana é melhorar a vida de quem se encontra ao nosso lado. Não prejudicar os outros é imperativo para a vivência tranquila.
  • Sou bondoso (Hito ni shinsetsu ni): Respeitar todos os seres vivos, não lhes suscitando sofrimento de nenhum tipo, é o princípio básico para a existência plena.

O Reiki constitui uma prática cada vez mais procurada, sendo bastante utilizada no combate a situações de stress e desequilíbrio físico e psicológico.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados