Cirurgia plástica aumenta a autoestima

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 10/01/2023
cirurgia_autoestima

Além dos resultados estéticos alcançados por uma cirurgia plástica, vários estudos já demonstraram que os procedimentos cirúrgicos podem ter um impacto direto na autoestima e grau de felicidade dos pacientes.

Cirurgia plástica aumenta a autoestima e a felicidade

A cirurgia plástica tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. E são várias as razões pelas quais as pessoas ponderam submeter-se a uma intervenção cirúrgica. Uma coisa parece agora certa: a cirurgia plástica aumenta a autoestima e aumenta o grau de felicidade.

Esta afirmação tem vindo a ser sustentada por vários estudos. Um deles, divulgado no jornal Clinical Psychological Science, veio revelar que após a cirurgia plástica que realizaram, os participantes demonstraram ter mais autoestima e prazer pela vida.

Se dúvidas houvessem, mais recentemente, em 2022, uma revisão sistemática e metanálise, que inclui 23 artigos (13 sobre autoestima e 10 sobre imagem corporal) e mais de 2300 pessoas, concluiu que os scores da autoestima e imagem corporal aumentaram significativamente após a realização da cirurgia plástica.

Os autores concluem mesmo que “os achados deste estudo indicam que a cirurgia estética melhora a autoestima e a imagem corporal”, considerando que este facto “pode interessar aos decisores políticos e profissionais de saúde”.

Transformar uma vida

Embora ainda exista quem acredite que os procedimentos cirúrgicos estão relacionados apenas com uma questão puramente estética, a verdade é que o impacto da cirurgia plástica na autoestima pode mesmo ter o potencial de transformar uma vida.

É sabido que a insatisfação com alguma parte do nosso corpo pode trazer problemas emocionais, ansiedade, insegurança, vida social limitada e até mesmo depressão.

Uma barriguinha saliente, um excesso de gorduras localizadas ou umas rugas de expressão marcadas, por exemplo, fazem com que muitas mulheres – e homens, claro - se sintam inseguros.

Outros aspetos, como umas orelhas mais salientes ou um nariz com uma forma desproporcional, podem ter igualmente um efeito devastador na autoestima. Felizmente, as cirurgias plásticas evoluíram o suficiente para termos excelentes resultados na correção de imperfeições no rosto, que, de facto, são fonte de muita insegurança na vida pessoal, social e profissional, permitindo que voltemos a gostar no nosso corpo e da nossa imagem, e desta forma, aproveitar muito mais as oportunidades e os bons momentos da vida.

Cirurgia plástica é cada vez mais procurada

O aumento da satisfação psicológica é talvez (mais) uma razão pela qual o número de pessoas que optam por uma cirurgia plástica tenha aumentado nos últimos anos. Segundo o mais recente relatório da American Society for Aesthetic Plastic Surgery, após um ano em que muitos consultórios fecharam temporariamente e reduziram o horário, em 2021 registou-se um aumento dos procedimentos cirúrgicos nos Estados Unidos. Os números revelam que:

  • Os procedimentos cirúrgicos aumentaram 54% e os procedimentos não cirúrgicos aumentaram 44%.
  • As intervenções corporais aumentaram mais do que qualquer outra seção (+ 63% vs. 2020), liderados pelos procedimentos de lipoaspiração (+66%) e abdominoplastias (+ 49%).
  • O cirurgião plástico realizou em média 320 procedimentos cirúrgicos em 2021, em comparação com 220 em 2020.
  • Em média, o custo de um procedimento cirúrgico aumentou 6% em 2021, e o custo de um procedimento não cirúrgico aumentou 1%.
  • As mulheres foram responsáveis por aproximadamente 94% de todas as intervenções cirúrgicas.
  • Em 2021 registaram-se 365.000 mamoplastias de aumento. Além disso, 148.000 mulheres removeram e substituíram os seus implantes (+32% em 2020) e 71.000 removeram os seus implantes removidos, sem substituir (+47%).
  • Os procedimentos cirúrgicos representaram 69% de toda a receita, apesar de serem apenas 21% do total das intervenções.
  • Devido ao contínuo “Efeito Zoom”, os procedimentos faciais aumentaram 55% em 2021.

Top 6 dos principais procedimentos cirúrgicos

As cirurgias habitualmente mais populares incluem mamoplastia de aumentolipoaspiraçãoabdominoplastiablefaroplastia e rinoplastia. E nestes procedimentos, claramente, as mulheres estão em vantagem, pois a grande maioria das cirurgias plásticas realizadas são no sexo feminino.

Fique com o Top 6 dos principais procedimentos cirúrgicos realizados em 2021.

  1. Lipoaspiração.
  2. Mamoplastia de aumento.
  3. Abdominoplastia
  4. Mastopexia (elevação da mama)
  5. Blefaroplastia (pálpebra)
  6. Remoção/substituição de implante mamário.

Uma decisão bem informada

Nunca é demais lembrar que antes de fazer algum tipo de intervenção cirúrgica deve ter o cuidado de estar informado, saudável e emocionalmente estável, pois a decisão de fazer uma cirurgia plástica para melhorar ou elevar a autoestima passa por um momento de reflexão e meditação que pode mesmo necessitar de apoio psicológico. Afinal, a pessoa deve avaliar os prós e contras tanto do procedimento cirúrgico quanto dos resultados. 

Por outro lado, embora a cirurgia plástica seja um recurso à nossa disposição para realizar mudanças que nos ajudem a melhorar nossa imagem, não devemos considerá-la como substituto do esforço de fortalecimento da autoestima.  É fundamental entender que, embora as mudanças estéticas alcançadas através da cirurgia plástica contribuam consideravelmente para melhorar a autoestima, o humor e a saúde mental em geral devem ser tratados por profissionais psicólogos para chegar à raiz e assim alcançar a cura e completo bem-estar.

Por fim, a decisão de fazer uma cirurgia plástica é extremamente pessoal, na qual o paciente terá sempre de decidir se os seus objetivos são atingíveis e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis. De qualquer forma, o cirurgião plástico e/ou equipa explicará detalhadamente os riscos associados à cirurgia.

De acordo com a American Society of Plastic Surgeons, o paciente poderá obter melhores resultados se comunicar abertamente com o médico, se este concordar que o paciente tem indicações para fazer aquela cirurgia específica e se ambos trabalharem no sentido de atingirem objetivos realistas.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados