Desfrute da reforma – prepare-se mentalmente para esta fase da vida

Quotidiano
Menopausa e Andropausa
Última atualização: 19/07/2022
  • A reforma é um momento de inúmeras transformações e, por isso, pode ser desafiador lidar com a nova rotina e o que isso significa do ponto de vista emocional.
  • A reforma pode ter impactos na vida social, sentimentos de identidade e autoestima e até no sentido de propósito dos recém-reformados, com efeitos negativos na sua saúde física e mental.
  • Ter um plano para a reforma e definir estratégias que permitam colmatar as necessidades emocionais deixadas pela saída do mercado de trabalho pode ajudar a aproveitar esta fase da melhor forma!
crianças e dispositivos electrónicos

A reforma é um momento marcante, que traz inúmeras mudanças e, por isso, é tão importante que esteja preparado emocionalmente para lidar com esta transição, para que possa aproveitar da melhor forma este novo momento.

 

A reforma é para muitas pessoas um momento muito desejado e sobre o qual criaram expectativas ao longo de vários anos. É também um acontecimento de vida marcante, que traz inúmeras mudanças, uma vez que o trabalho define muitas vezes quem somos e como o nosso dia-a-dia se desenrola. Para alguns recém-reformados essa transição não é fácil e por isso, é tão importante preparar-se emocionalmente para a reforma.

O impacto emocional da reforma

A reforma é um momento de descanso e descontração e é muitas vezes vista como um período de férias indefinido . Porém, um processo de transição como este, marcado por inúmeras mudanças de rotina, numa fase da vida por si só repleta de transformações, pode ter efeitos psicológicos com os quais é difícil lidar.

Num momento inicial, muitos reformados optam por abandonar todas as atividades rotineiras e relaxar, ou até pelo contrário, abarcar tantas atividades quanto possível e fazer muitas das coisas que sempre quiseram fazer e para as quais nunca tiveram tempo. Porém, com o passar do tempo, muitas vezes o entusiasmo desaparece e instala-se o descontentamento e frustração, que se reflete nos vários aspetos da vida pessoal. Fique a conhecer algumas das mudanças que marcam esta fase.

Vida social

O período da reforma pode ser marcado por tensão nas relações pessoais, nomeadamente no âmbito da vida familiar, muitas vezes causada pela mudança na rotina. O facto de passarem agora mais tempo juntos ou as diferenças de opinião sobre como aproveitar o tempo podem colocar tensão adicional na relação do casal e no dia-a-dia da família. Além disso, a reforma significa também um corte de relações com os colegas de trabalho, contribuindo para uma diminuição das redes de contactos e relações pessoais.

Autoestima e Identidade pessoal

Para alguém que trabalhou durante toda a vida, o sentido de autoestima e identidade pessoal está muitas vezes associado à profissão que desempenhava. Aquilo que fazemos está por vezes tão associado ao nosso sentido de identidade que quando nos apresentamos fazemos frequentemente menção à nossa profissão. Por esse motivo, deixar de ter uma carreira, com objetivos a cumprir e conquistas a alcançar, pode interferir no sentido de autoestima, identidade e confiança.

Propósito

Muitos recém-reformados tiveram, em algum momento da sua vida, uma rotina associada ao trabalho e ao cuidado da família, e essa estrutura deu propósito e significado ao seu dia-a-dia. Por esse motivo, o tempo livre e a ausência de obrigações podem conduzir a um sentimento de vazio e até inutilidade.

Dicas sobre como se preparar para a reforma

Apesar dos muitos desafios associados a este momento, com apenas algumas dicas é possível aproveitar esta fase de forma plena. A reforma é, por si só, um processo e conhecer os impactos desta transformação na vida dos recém-reformados pode ajudá-lo, assim como à sua família e amigos, a lidar com as mudanças desta fase e estar preparado para elas. Passar de uma vida ativa com 40 ou mais horas de trabalho semanais, para total liberdade é uma transição que não se faz de um dia para o outro e poderá tomar algum tempo. Deixamos-lhe algumas dicas!

Prepare-se com antecedência

Preparação e planeamento são as chaves para lidar com o desconhecido – seja qual for a circunstância. Com a reforma acontece exatamente o mesmo. Pense neste momento da vida, sobre o que espera do seu tempo livre, e defina um plano daquilo que pretende fazer e alcançar no curto e no longo prazo. É importante criar rotinas e estruturar o seu dia-a-dia de forma a evitar frustrações futuras.

Dê tempo ao tempo

Como referimos, a reforma é um processo e por essa razão precisa de tempo para lidar com os sentimentos e emoções que surgem nesta fase da vida. Dê a si próprio tempo para se adaptar a esta nova fase. Não se apresse e não tenha receio de experimentar coisas novas, até encontrar uma rotina que o deixe confortável.

Fale com o seu cônjuge e família sobre os seus planos

Muitos casais assumem que partilham a mesma visão sobre o que esperam da reforma sem, no entanto, nunca terem falado sobre este momento. Isto pode, por vezes, levar a desilusões e conflitos e, por vezes, até ao divórcio, quando o casal sente que não está em sintonia e que já não partilha interesses comuns. Por isso, é essencial que partilhem sonhos e planos para a reforma um com o outro e alinhem expectativas.

Defina um objetivo

A conquista de objetivos está muitas vezes associada a sentimentos de realização pessoal, contribuindo para que nos sintamos úteis e confiantes. Continuar a encontrar realização e satisfação na reforma é essencial para uma vida feliz. Portanto, comece por avaliar o que o trabalho significava para si - rotina, amigos, objetivos de carreira – e pense como pode preencher essas necessidades de outras formas.

Encontre pessoas em quem pode confiar

É possível que na reforma se sinta perdido e não deve ter vergonha de procurar ajuda porque todos precisamos de pessoas que nos possam guiar na direção certa e apoiar quando nos sentimos assoberbados. Faça-se reunir de pessoas que estão a passar pelo mesmo momento ou que partilham interesses comuns aos seus. Por vezes, pode ajudar falar com alguém que está do lado de fora e que, por isso, tem uma perspetiva diferente sobre a situação. Através do nosso Programa de Psicologia tem acesso a profissionais qualificados que o podem ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com esta fase mais desafiante.

Seja sociável

O seu círculo social torna-se mais restrito quando deixa de trabalhar e, por isso, deve substituir a interação social diária que tinha no seu local de trabalho por outras relações interpessoais. A interação social tem um enorme impacto na saúde mental e física e vários estudos já demonstraram que a socialização traz benefícios tanto para a saúde física como emocional. Mantenha as amizades vivas e seja ativo na sua comunidade: frequente aulas, pratique desporto, junte-se a um clube, e passe mais tempo com amigos e familiares.

Celebre a sua reforma

A reforma é um enorme marco na vida de uma pessoa e deve ser celebrada! Pense no que quer fazer para celebrar esta nova fase da vida: pode ser uma viagem que sempre quis fazer, uma festa com amigos e familiares, ou oferecendo a si mesmo aquele presente com que sempre sonhou.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados