Panna cotta com gomos de laranja

Panna cotta com gomos de laranja

Nutrição e Fitness
Última atualização: 15/12/2022

    > Nos dias quentes de verão, aproveite e faça esta receita de panna cotta com laranja a acompanhar – uma sobremesa doce e fresca.

    > Descubra as origens da panna cotta e os benefícios da laranja neste artigo.

Uma sobremesa rica em vitamina A e C, ideal para terminar a sua refeição num dia quente de verão de forma leve e saborosa. Saiba como preparar este prato italiano nesta receita.

Panna cotta com gomos de laranja

Ingredientes

6 folhas de gelatina branca

300 ml de natas de soja

200 ml de leite

40 g de açúcar

1 vagem de baunilha

1 laranja biológica

1 colher de sopa de mel

Folhas de hortelã para enfeitar

Preparação | 15 minutos

> Mergulhe as folhas de gelatina em água fria. Misture as natas com o leite e leve a ferver com o açúcar e a vagem de baunilha aberta ao meio.

> Cozinhe lentamente por cerca de 10 minutos. Retire do lume e remova a vagem da baunilha.

> Escorra a gelatina e leve ao micro-ondas com um pouco de água. Retire do micro-ondas e junte-lhe um pouco do preparado das natas.

> Dissolva bem e junte a gelatina ao preparado. Distribua a mistura em 4 copos pequenos. Deixe arrefecer, cubra e leve ao frigorífico, pelo menos, 4 horas até solidificar.

> Antes de servir, descasque a laranja e parta-a em fatias. Aproveite o sumo e misture-o com o mel e com as fatias de laranja.

> Aproveite, também, uma casca de laranja e parta-a em lascas muito fininhas. Junte, também, às fatias de laranja com mel.

> Para servir, distribua as laranjas sobre a panna cotta e decore com folhas de hortelã.

Panna cotta: o que é?

Panna cotta é uma sobremesa italiana perfeita para os dias quentes de verão. É preparada com gelatina, natas, leite e baunilha e normalmente é acompanhada por algum puré de fruta silvestres (com framboesa ou morango). Também pode ser acompanhada por caldo de caramelo ou chocolate, ou fruta fresca, sendo o caso aqui. Adicionalmente, pode ser adaptada para incluir diversos alimentos ou produtos que lhe deem um sabor característico como chocolate ou vinho. Mostrando-se, assim, ser uma sobremesa muito versátil.

É recomendado que esta sobremesa seja consumida de vez em quando e em moderação, pois tem alto teor de calorias, gordura e colesterol. No entanto, também é rica em vitamina A – importante para a visão, sistema imunitário e para a regulação do crescimento e divisão celular. O mais importante é manter uma alimentação equilibrada, para depois dar comer estes docinhos. Caso seja intolerante à lactose, também estão disponíveis receitas online com substitutos do leite animal.

Sabia que?

  • A panna cotta é originalmente do norte de Itália, da região do Piemonte.
  • O seu nome significa “creme cozinhado” em italiano.
  • É uma sobremesa super versátil, desde ao seu sabor aos possíveis acompanhamentos.
  • É de simples preparo – perfeita para fazer no dia anterior a uma festa para poupar tempo.

Laranja, uma fruta essencial no verão

A laranja é uma fruta icónica do verão por causa da sua frescura e doçura natural. Normalmente, é consumida a carne da laranja depois de ser descascada ou também pode ser transformada em sumo. No entanto, ao transformar a laranja em sumo ocorre a perda de fibra e vitaminas diminuindo o seu valor nutricional, segundo o site sobre nutrição do Ministério da Saúde

Com 53,2 mg de vitamina C por 100 g de laranja (o que equivale a 66,5% da dose diária recomendada), a laranja é uma fonte significante desta vitamina de carácter antioxidante. A vitamina C é também muito importante para a produção de colagénio, L-carnitina e alguns neurotransmissores, ajudando no funcionamento normal do nosso corpo e sistema imunitário. Sem um alto teor de lípidos, colesterol e sal, a laranja é perfeita para aproveitar nos dias mais quentes de verão, no entanto está disponível praticamente todo o ano. Por causa da concentração alta de vitamina C, a laranja é muitas vezes recomendada para ajudar a prevenir gripes. Para além da vitamina C, a laranja também tem valores significativos de vitamina A e cálcio. Apesar de conterem açúcar, as laranjas têm um índice baixo de glicémia – o açúcar entra mais devagar na corrente sanguínea, o que se traduz numa libertação também mais lenta de insulina pelo pâncreas.


A junção de panna cotta com laranja faz desta sobremesa uma maneira perfeita de acabar uma refeição na estação do verão, por causa da sua frescura e doçura natural. Ao manter uma alimentação variada e equilibrada é possível aproveitar estes pequenos doces de vez em quando. Não se prive destas delícias!

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados