Preservação Fertilidade Feminina

Preservação Fertilidade Feminina

A Criopreservação de ovócitos permite a sua utilização posterior em técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA)

 

  

Este tipo de técnica é indicada nas seguintes situações:

  • Doenças oncológicas;
  • Patologias com diminuição do potencial reprodutivo na mulher (Síndrome de Turner, Falência Ovárica Prematura, doenças autoimunes, entre outras);
  • Preservação de ovócitos para um projeto reprodutivo futuro.

Os ovócitos poderão ser armazenados por um período até 5 anos. Após este tempo, o utente deverá contactar a clínica com o propósito de prolongar, ou não, o seu armazenamento.

É, contudo, necessário compreender que a criopreservação de ovócitos não garante gravidez após o descongelamento sua utilização.


Criopreservação de Ovócitos 

Na obtenção e criopreservação de ovócitos poderá ser necessário realizar uma estimulação controlada do crescimento folicular e será sempre necessário realizar uma punção ovárica transvaginal para colheita de ovócitos sob sedação analgésica.

Estimulação controlada do crescimento folicular

Este passo tem como objetivo o desenvolvimento e maturação de vários ovócitos, sendo utilizadas várias hormonas gonadotróficas. De forma a controlar a estimulação ovárica são realizadas monitorizações por via ecográfica e análises de sangue.

É de acordo com esta monitorização e com a resposta à estimulação, que é definida uma data para se realizar a punção ovárica e a colheita dos ovócitos. O síndrome de hiperestimulação ovárica pode ocorrer em menos de 1% dos casos de estimulação controlada.

Nos casos em que não seja possível realizar uma estimulação ovárica, a CEMEARE dispõe de uma técnica de maturação em laboratório dos ovócitos in vitro (IVM).

   

Colheita dos ovócitos

Este procedimento é realizado por punção transvaginal do ovário com controlo ecográfico, sob sedo-analgesia. O procedimento tem uma duração de cerca de 15-20 minutos e o risco de complicação é residual (0.1-0.2%).

 

Criopreservação dos ovócitos

Após a colheita dos ovócitos, são removidas as células envolventes. Os ovócitos que estiverem maduros (metafase II) são criopreservados pelo método da vitrificação. Este método baseia-se na diminuição exponencial da temperatura, sendo para isso utilizados crioprotetores em elevadas concentrações. Os ovócitos ficam armazenados em azoto líquido (-196ºC).

 

FAQs

Como funciona a punção ovárica?

A punção ovárica (colheita de ovócitos) é efetuada com controlo ecográfico e sob o efeito de uma sedo-analgesia. Este é um procedimento com a duração de 15 a 20 minutos, sendo a paciente normalmente aconselhada a permanecer na clínica 2 a 3 horas após a punção ovárica. 

A punção ovárica é realizada em regime ambulatório ou de internamento?

A punção ovárica é realizada em regime ambulatório

Existe algum cuidado a ter após o tratamento?

Depois de se proceder à punção ovárica recomenda-se que a paciente seja acompanhada até casa devido à sedo-analgesia administrada e manter-se nesse dia em repouso relativo.

Qual a duração média do tratamento?

O tratamento hormonal e punção ovárica poderá durar cerca de 1 semana.

Em que momento é feita a criopreservação de ovócitos?

Após a punção ovárica, os ovócitos maduros serão identificados e criopreservados.

Quando é aconselhada a criopreservação de ovócitos?

Quando existe risco potencial de ocorrer diminuição acentuada da reserva ovárica, seja por patologia grave, seja pela idade.

Qual o local onde irei realizar o tratamento?

O tratamento terá lugar no Centro Médico de Assistência à Reprodução (CEMEARE) – Prestador convencionado AdvanceCare. Informe-se junto da CEMEARE sobre os médicos que o irão acompanhar ao longo de todo o processo. 

Qual o preço do tratamento?

O preço que irá pagar pelo Voucher “Preservação da Fertilidade Feminina” terá o valor total de 1560 euros.
Inclui: Punção ovárica + Criopreservação de ovócitos. 

Terei de suportar algum custo adicional ao tratamento?

Medicação, ecografias, análises ao sangue, ou a eventual necessidade de apoio psicológico constituem um custo adicional e casual a contratualizar diretamente com a clínica.

Onde deverá ser efetuada a compra? Através da AdvanceCare ou diretamente na Clínica?

A compra deverá ser efetuada na loja online da AdvanceCare. Só deste modo poderá usufruir dos valores convencionados com o Centro Médico de Assistência à Reprodução (Cemeare). Uma vez efetuada a compra irá receber o seu voucher, devendo apresentar o mesmo na clínica no dia da consulta. Através dos números 707 100 005 ou 21 019 28 16, poderá ter acesso a um consultor que o irá apoiar e esclarecer durante todo este processo.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados