Sente-se stressado com o trabalho? Exercite-se

O exercício físico além de contribuir para manter o peso ideal, aumentar a massa muscular, a saúde óssea e melhorar o sistema imunitário, pode ser a chave para o seu sucesso no trabalho. Descubra como o exercício físico ajuda a substituir o stress pela confiança.


kx_stress



Enfrentar os desafios

Um estudo realizado na Universidade de Saint Leo, na Flórida, em janeiro de 2014, que envolveu investigadores de outras universidades norte-americanas, demonstrou que os trabalhadores que praticam exercício físico com regularidade sentem mais confiança para enfrentar o stress do quotidiano profissional e familiar do que aqueles que não desenvolvem qualquer atividade desportiva. Outra das revelações interessantes da pesquisa é a de que o aumento da capacidade para gerir melhor os desafios e tornar a tomada de decisões mais assertiva tende a ser transversal a outras áreas da vida.


Bem-estar contagiante

Cada pessoa tem uma reação diferente perante o stress, mas começa sempre por ser uma resposta do organismo perante uma situação que identifica como ameaçadora. É normal sentir ansiedade nos momentos mais difíceis, mas se este sentimento é constante e duradouro, a pessoa fica sujeita a um desgaste prolongado que a irá deixar mais vulnerável à irritabilidade, ao nervosismo, às más decisões e a um sistema imunitário fragilizado. Aliar a boa alimentação, a hábitos de vida saudáveis e ao exercício físico tem o poder, como demonstram inúmeras pesquisas científicas, de contrariar as emoções negativas associadas ao stress. O exercício estimula a produção de serotonina e endorfinas no cérebro, neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade, prazer, bem-estar e realização pessoal, contrariando a ansiedade, a raiz do stress, ao mesmo tempo que aumenta a resistência, o autocontrole, a persistência e a memória.


Atividades físicas ideais

Muitos adultos ativos já perceberam a importância do exercício físico no bem-estar e como este contribui para o aumento de confiança no trabalho. Não é por acaso que a maior parte das pessoas que faz exercício físico regularmente prefere frequentar o ginásio nas primeiras horas da manhã, antes de iniciar o dia de trabalho, e há também muitas outras que aproveitam a pausa do almoço para praticar exercício, yoga ou meditação. Deve escolher uma atividade que corresponda às suas necessidades. A companhia de um amigo e a escolha de um ginásio ou espaço ao ar livre agradável tendem a aumentar a motivação. Embora eficazes no combate ao excesso de peso, o body combat, o boxe, o spinning ou o body pump podem não ser as atividades mais aconselhadas para libertar o stress, já que são demasiado estimulantes e competitivas. Em vez disso, prefira o Pilates ou a hidroginástica que ajudam a manter uma boa postura e, simultaneamente, a controlar os níveis de stress.


Exercício ao ar livre

Se não é apreciador de ambientes fechados e de ginásios, movimentos tão simples como descer e subir escadas, caminhar e correr 1 ou 2 quilómetros ao ar livre contribuem bastante para as pessoas se sentirem bem em todas as áreas da vida, como revelou o mesmo estudo. Se pertence ao grupo dos que alivia o stress com tranquilizantes e ansiolíticos, um café ou um cigarro (opções prejudiciais e que apenas criam um bem-estar efémero), aproveite para iniciar uma nova fase da sua vida e comece amanhã a correr atrás da sua autoconfiança. O exercício físico é o inimigo mais poderoso do stress e o seu maior aliado entre as quatro paredes do escritório ou na sua vida familiar.

Ao ar livre ou num ginásio praticar exercício físico é um excelente estimulante para combater o stress e ajudá-lo a sentir-se confiante. O poder da serotonina e das endorfinas libertadas durante a prática desportiva ou de relaxamento funcionam como escudo contra as energias negativas no trabalho, em casa ou noutros territórios da vida.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados