As (muitas) causas de dor no joelho

Saúde e Medicina
Última atualização: 21/07/2022
  • A dor localizada no joelho é designada pelo termo médico gonalgia.
  • A gonalgia aguda surge de forma súbita e podem ser várias as causas subjacentes.
  • A gonalgia crónica pode ter como causa uma lesão traumática ou uma doença sistémica como artrite reumatoide, osteoartrose, gota, pseudogota e condromalacia.
  • O tratamento da gonalgia varia consoante a causa para o aparecimento da dor.
as-muitas-causas-de-dor-no-joelho

Os joelhos são um mecanismo complexo, do qual dependemos para nos movimentarmos com facilidade. Conheça os vários tipos de dor no joelho e as suas origens. É importante compreender as causas e as formas de tratamento de cada lesão.

Em termos estruturais, como refere a Medical News Today, o joelho, articulação intermédia do membro inferior, é constituído por duas articulações funcionais: a femorotibial e a patelo-femoral. Permite a flexão e extensão, assim como a rotação quando se encontra fletido (não na extensão completa).

De acordo com a Johns Hopkins Medicine, a dor nesta articulação é uma queixa comum entre os adultos e mais frequentemente associada ao desgaste geral das atividades diárias, como caminhar, dobrar, ficar em pé e levantar. Atletas que correm ou praticam desportos que envolvem saltos ou rotações rápidas também são mais propensos a sentir dores e problemas no joelho. Contudo, se a dor no joelho é causada pelo envelhecimento ou lesão, além de incomodativa, esta pode mesmo ser debilitante em algumas circunstâncias.

Dor no joelho

Para designar a dor localizada no joelho existe o termo médico gonalgia. Este tipo de dor leva, frequentemente, os doentes a recorrer a uma consulta de ortopedia ou ao serviço de urgência e, na maioria dos casos, resulta de um traumatismo. No entanto, existem determinadas doenças sistémicas que atingem a articulação do joelho, nomeadamente a osteoartrose, a artrite ou a gota. A dor no joelho pode ter origem em qualquer das estruturas que envolve esta articulação, como os ligamentos, tendões e bolsas ou nas que formam a própria articulação: ossos, cartilagens e ligamentos.

Dor aguda

A gonalgia aguda é referida como uma dor localizada no joelho com aparecimento súbito e na maioria dos casos é resultado dum traumatismo. As causas mais comuns de gonalgia aguda são:

Lesão ligamentar

O joelho apresenta quatro ligamentos: colateral interno e externo e cruzado anterior e posterior. A lesão nos ligamentos colaterais, na maior parte dos casos, é o resultado duma queda ou traumatismo direto. A lesão do ligamento cruzado anterior é dolorosa e apresenta concomitantemente edema imediato. Se o doente faz força nesse membro sente que este vai “ceder”. Na maioria dos casos, em virtude da dor ou instabilidade sentidas, vê-se obrigado a cessar a atividade.

Tendinites ou rutura dos tendões

Existem dois tendões no joelho (quadricipital e rotuliano). Podem ser sede de inflamações – tendinite – sobretudo em atletas (corredores, ciclistas e esquiadores). Os sintomas são dores na região anterior do joelho e edema mas, no entanto, na maioria dos casos, a dor é inconstante. Pode ocorrer a rutura parcial ou completa do tendão, que causa uma dor intensa sobretudo com a extensão do joelho.

Lesão meniscal

Os meniscos são fibrocartilagens que têm como função aumentar a estabilidade do joelho, permitindo o transporte de cargas e a absorção de impactos, bem como a lubrificação e a capacidade de reconhecer a localização dos membros (proprioceção).

As lesões meniscais passam por ruturas que podem ocorrer em vários locais da cartilagem e com configurações diferentes. Na maioria dos casos surge dor e edema leve a moderado nas primeiras 24 a 48 horas. Também pode ocorrer um bloqueio do joelho caso a rutura interfira com a mobilidade do joelho.

Bursite

Inflamação da bolsa que aparece como uma área inflamada ruborizada, edemaciada e quente.

Corpo livre intra-articular

Degeneração cartilagínea ou óssea causada por traumatismo. Muito comum de ocorrer no joelho, podendo ser um fragmento do menisco ou cartilagem solto dentro da articulação.

Luxação da rótula

Geralmente a luxação é externa. O quadro clínico consta de dor intensa, edema, dificuldade em andar e em esticar o joelho. Após o primeiro episódio de luxação existe uma probabilidade elevada de recorrência.

Doença de Osgood-Schlatter

Afeta os adolescentes. Causa dor e edema na tuberosidade tibial (abaixo da rótula). A dor varia de moderada a intensa e agrava-se com o exercício (especialmente corrida e saltos) e melhora com o repouso. O desconforto pode durar semanas a meses, só cessando quando o crescimento do adolescente termina.

Artrite séptica

Infeção do joelho que leva a dor intensa, edema e rubor. Concomitantemente pode aparecer febre.

Gonalgia crónica

A gonalgia crónica pode ter como causa uma lesão traumática ou uma doença sistémica como artrite reumatoide, osteoartrose, gota, pseudogota e condromalacia. Existem vários fatores de risco para o aparecimento de gonalgia crónica, sendo que um dos mais frequentes e comuns nos países desenvolvidos é o excesso de peso. Sabe-se que o excesso de peso aumenta o stress nas articulações dos joelhos mesmo durante atividades de rotina como andar ou subir e descer escadas. Para além disso, também aumenta o risco de osteoartrose devido ao aceleramento do desgaste das cartilagens.

As causas

A razão pela qual um doente apresenta uma gonalgia é um exercício desafiante, dada a grande variedade de causas possíveis. Deve ser efetuada uma história clínica e um exame físico que inclui diversas manobras/testes para avaliar a integridade das várias estruturas do joelho. Muitas vezes os testes não são suficientemente sensíveis e específicos para permitir o diagnóstico exato, razão pela qual o médico pede outros exames complementares (Raio-X, TAC ou Ressonância Magnética Nuclear- RMN), que vão confirmar a hipótese por ele suspeitada.

Tratar a gonalgia

No que diz respeito ao tratamento da gonalgia, este varia consoante a causa para o aparecimento da dor. Se esta for um traumatismo deve-se tentar quebrar o ciclo inflamatório que se inicia imediatamente após a lesão. Mesmo um pequeno traumatismo leva à libertação de substâncias que culminam numa resposta inflamatória. Para quebrar este ciclo deve-se iniciar o tratamento o mais precocemente possível e por um período de 48 horas.
Se se tratar duma lesão mais grave pode haver necessidade de uma intervenção cirúrgica e de fisioterapia.

SOS dor no joelho

Estas medidas devem ser iniciadas o mais cedo possível e serem mantidas ao longo de 48 horas:

  1. Compressão e proteção para prevenir o edema e manter o alinhamento e estabilidade do joelho. Deve ter contenção suficiente para suportar o joelho sem interferir com a circulação. O uso de canadianas pode ser necessário.
  2. Repouso, variável em função da lesão.
  3. Aplicação de gelo, que reduz não só a inflamação mas também a dor. O ideal é fazê-lo cerca de 15 minutos 4 a 5 vezes por dia, tendo em atenção que não se deve ultrapassar os 15 minutos devido ao risco de lesão cutânea ou nervosa.
  4. Elevação do membro para diminuir o edema.
  5. Anti-inflamatórios não esteroides devem ser tomados apenas quando prescritos pelo médico que observou o doente.

Quando consultar um médico?

Segundo a Mayo Clinic, estas são as situações em que deve ligar para o seu médico:

  • Não consegue suportar peso no joelho ou sente o joelho instável ou como se estivesse a ceder;
  • Tem o joelho muito inchaço;
  • É incapaz de estender ou fletir totalmente o joelho;
  • Tem uma deformidade óbvia na sua perna ou joelho;
  • Tem febre, além de vermelhidão, dor e inchaço no joelho;
  • Tem dor intensa no joelho associada a uma lesão.

6 fatores de risco para ter dor no joelho

  1. Atividades físicas com muito impacto no joelho.
  2. Falta de força ou flexibilidade muscular.
  3. Problemas mecânicos.
  4. Atividades e desportos de alto risco.
  5. Lesão prévia.
  6. Idade e género.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados