Copos de salada com legumes e frango

Nutrição e Fitness
Última atualização: 20/02/2023
  • Aprecie esta receita que junta alimentos que fazem bem à saúde e são repletos de nutrientes, para além de ser de rápida preparação.
  • Explore factos sobre os legumes presentes nesta receita e sobre o frango, a fonte de proteína

As saladas ricas em vegetais e com temperos exóticos são sempre uma boa opção. Fácil e rápida de preparar, os copos de salada fazem uma refeição extremamente completa e saudável, diferente do habitual.

Canja aromática de frango e legumes

Ingredientes

3 peitos de frango

3 colheres de sopa de molho teriyaki

3 colheres de sopa de óleo

100 g de massa fina de arroz

2 colheres de sopa de sementes de gergelim

1 colher de sopa de pasta de caril vermelho

1/2 cebola vermelha, finamente picada

1 cenoura cortada em palitos

1/3 de pepino cortado em palitos finos

100 g de rebentos de soja

20 g de espinafres

20 g de rúcula

Preparação | 30 minutos

> Coloque os peitos de frango numa tigela funda.

> Misture 2 colheres de sopa de molho teriyaki com 2 colheres de sopa de óleo e tempere o frango com esta mistura. Cubra e deixe marinar por 1 hora.

> Coza a massa durante 5 minutos e escorra.

> Frite as sementes de gergelim numa frigideira com o óleo restante, e junte o caril e o molho teriyaki que sobrou. Misture este molho numa tigela com a massa, a cebola, cenoura e o pepino.

> Grelhe o frango durante cerca de 10 minutos, virando de vez em quando. Depois corte em pedaços.

> Misture agora os rebentos de soja, as folhas de espinafres e de rúcula na salada.

> Distribua pelos copos e cubra com os pedaços de frango. Pode servir e disfrutar desta salada repleta de nutrientes.

Legumes ricos em nutrientes e benefícios

A inclusão de diversos legumes na nossa alimentação diária traz muitos benefícios à nossa saúde. Do conjunto de legumes usados nesta receita, todos são fonte de certos nutrientes. Como nenhum tem todos os nutrientes que são preciso para o bom funcionamento do organismo, é necessário consumir uma variedade diariamente.

O espinafre é a folha de uma planta nativa da Ásia central e ocidental. Tem um valor extremamente baixo em calorias, mas rico em vitaminas A, B2, B6, C, E, K, folatos e dos minerais magnésio, ferro, cálcio, potássio e fósforo. Atua principalmente na manutenção da saúde óssea com o cálcio, magnésio e vitamina K. As vitaminas A e C são substâncias antioxidantes que atuam na prevenção de ataques cardíacos ou tromboses na maneira como atuam sobre os radicais livres inibindo a oxidação do colesterol nos vasos sanguíneos. A cenoura é rica em vitamina A – importante fator na visão (como se costuma dizer: faz os olhos bonitos!) e no funcionamento normal do sistema imunitário e nos processos celulares.

Na verdade, o consumo de uma grande variedade de legumes e fruta numa alimentação saudável e equilibrada tem efeitos positivos em muitas partes da nossa saúde, segundo a Escola de Saúde Pública de Harvard.

Frango: fonte de proteína

O frango é uma excelente fonte proteica que é tipicamente o foco de várias receitas nas casas portuguesas. Foi domesticado há cerca de 4000 anos na Ásia do sul. Pode ser consumido assado, cozido, grelhado ou estufado. Adicionalmente, é uma ótima opção para quem quer substituir as carnes vermelhas. No entanto, o seu valor nutricional também muda de acordo com a parte do frango que é consumida. O peito de frango parece ser a parte mais saudável.

Para além de ser uma excelente fonte proteica, o frango é rico em vitamina B6, fósforo, niacina e selénio. O seu alto teor proteico e baixo teor calórico fazem dele a escolha principal das pessoas que querem ganhar e manter massa muscular. Um fator a ter em conta é a quantidade de colesterol presente no frango. Contudo, a inclusão desta fonte de proteínas numa alimentação saudável e diversa faz com possamos aproveitar de tudo um pouco.

Alguns dos benefícios da inclusão de frango na sua alimentação, na sua forma mais saudável, passam pelo aumento da densidade óssea, evitando doenças como a osteoporose. A sua inclusão numa dieta rica em fruta e legumes resulta num decréscimo de fatores de risco de desenvolvimento de doenças cardíacas - baixa a pressão arterial e a concentração do colesterol “mau”. As vitaminas presentes numa porção de peito de frango também trazem benefícios ao organismo – a vitamina B6 participa nos processos metabólicos biológicos das proteínas, hidratos de carbono e lipídios, tal como a vitamina B12.

A junção de sabores nesta salada diversa e saudável resulta numa excelente opção de refeição com um conjunto de alimentos diversificados. É de fácil e rápida preparação, por isso experimente esta receita em casa!

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados