Crumble de amoras com maçãs

Nutrição e Fitness
Última atualização: 10/01/2023

As saladas ricas em vegetais e com temperos exóticos são sempre uma boa opção. Fácil e rápida de preparar, os copos de salada fazem uma refeição extremamente completa e saudável, diferente do habitual.

Canja aromática de frango e legumes

Ingredientes

Para a massa:

300 g de amoras

1 maçã

175 g de manteiga

175 g de açúcar

3 ovos

350 g de farinha

2 colheres de chá de fermento em pó

125ml de leite

2 colheres de sopa de sumo de limão


Para a cobertura:

300 g de farinha

150 g de açúcar

4 cl rum

160 g de manteiga

Preparação | 50 minutos

> Lave e seque as frutas, corte a maçã em fatias e polvilhe tudo com farinha.

> Misture a manteiga e o açúcar até ficar uma massa cremosa. Junte os ovos batidos.

> Misture a farinha com o fermento, o leite e o sumo de limão.

> Deite a massa numa forma untada e polvilhada com farinha. Distribua as amoras e as fatias de maçã.

> Amasse os ingredientes da cobertura (farinha, açúcar, rum e manteiga) e esfarele sobre as amoras e as fatias de maçã.

> Leve ao forno cerca de 40 minutos. Se necessário, cubra com papel de alumínio para evitar que escureça demasiado.

O toque das amoras

A amora é o nome dado aos frutos produzidos por muitas espécies do género Rubus e da família Rosaceae e com híbridos da espécie com outras plantas. Originam da Ásia e ocorrem em Portugal muitas vezes em arbustos selvagens, onde dão fruto de maio e agosto. Quando amadurecidas, esta fruta tem um sabor forte doce que funciona bem o gosto da maça, como nesta receita.

Para além do seu baixo teor calórico, a amora representa uma verdadeira fonte de nutrientes protetores. É rica em fibra, potássio, folato, vitamina C e K, e magnésio. Adicionalmente, as substâncias fotoquímicas dão à amora o seu carácter antioxidante, o que ajuda no funcionamento normal do organismo.

Maçã: a fruta predileta dos portugueses

A maça é o fruto da macieira (Malus domestica), árvore da família Rosaceae, original da Ásia Central, um dos frutos frescos mais produzidos em Portugal. O Instituto Nacional de Estatística no Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de julho de 2022 previu que a produção continental de maça vai sofrer uma baixa de apenas 5% em relação ao ano passado, em que a produção de maça atingiu o maior valor das últimas 3 décadas. No entanto, a produção de maça continua forte em Portugal, sobretudo em zonas com indicações geográficas protegidas, como é o caso da maça de Alcobaça.

Podendo ter uma grande variedade de cores, sabores e texturas, a maça tem um valor nutritivo importante na alimentação dos portugueses. É uma importante fonte de fibra, vitamina C e alguns fotoquímicos (quercertina, catequina, ácido clorogénico e antocianina). 100 g maça equivale a apenas 52 quilocalorias, uma quantidade de gordura insignificante e a 2,4 g de fibra. Também contém cálcio, magnésio, fósforo e potássio em quantidades significativas.

De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard, a adição de maças (de preferência, cruas) a uma alimentação equilibrada traz benefícios à nossa saúde:

- Menor risco de doenças cardiovasculares: um estudo de revisão de ensaios clínicos descobriu que alimentação com maças cruas ou desidratadas resultou em níveis reduzidos de triglicerídeos e colesterol LDL (considerado o “mau” colesterol).

- Menor risco de desenvolver diabetes do tipo 2: um estudo revelou que parece haver uma associação entre mulheres que comiam uma ou mais maças por dia com um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.

- Controlo de peso corporal: o perfil nutricional da maça, rica em fibras e com baixo índice glicémico, está associado ao menor aumento de peso a longo prazo.

- Menor risco de desenvolver cancro: os fotoquímicos antioxidantes presentes na maça podem proteger o DNA de danos oxidativos, afetando a capacidade de crescimento das células malignas. Verifica-se uma associação entre menor risco de desenvolver certos tipos de cancro e consumo de fruta, em específico, a maça.

Sabia que?

  • A maça pode permanecer fresca por 1-2 meses quando armazenada na gaveta própria para a fruta do frigorífico.
  • Continua a amadurecer depois de ser colhida.
  • Cidra de maça é feita ao esmagar maças cruas e extrair o líquido resultante — depois é vendido pasteurizado ou não pasteurizado sem ser filtrado.

A junção da maça e da amora neste crumble é ótima oportunidade de aumentar o seu consumo de fruta diário de toda a sua família, incluindo os mais novos. Tenha em conta é a quantidade de açúcar presente e faça decisões no seu dia a dia para manter uma alimentação equilibrada e diversa.

Experimente a junção destas duas frutas numa deliciosa sobremesa — perfeita para dias especiais ou simplesmente para dar um mimo a si e à família num dia de semana.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados