Diagnóstico de Infertilidade

Diagnóstico de Infertilidade

Maternidade
Última atualização: 25/11/2022
  • Os casais podem sentir dificuldades em ter filhos, mas essa dificuldade pode não significar imediatamente um diagnóstico de infertilidade.
  • A subfertilidade é a diminuição da fertilidade, mas ainda com a possibilidade de engravidar. As causas desta condição variam, mas pode explorá-las neste artigo.
  • No caso do diagnóstico de fertilidade, o passo a seguir será descobrir a causa para a infertilidade (feminina, masculina, ambos ou até desconhecida).
  • As técnicas de procriação assistida nestes casos dependem de cada situação do casal.
  • Pode explorar a nossa secção de perguntas frequentes para saber mais sobre o processo de diagnóstico.

A dificuldade em engravidar não é logo sinónimo de infertilidade. Podem sim existir fatores que contribuem para a chamada subfertilidade, isto é, para uma fertilidade diminuída. No entanto, um diagnóstico de infertilidade não é o fim da esperança de um casal de serem pais. Explore estes temas neste artigo.

As dificuldades em ter filhos

Ter um filho é o grande objetivo de muitos casais. No entanto, a gravidez pode-se revelar difícil de atingir para uma parte desses casais. No entanto, isso não quer dizer que o casal sofra de infertilidade. Grande parte dos casais que encontra dificuldades em conceber pode ser subfértil. Segundo a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR), a subfertilidade é simplesmente a diminuição da fertilidade, mas não a completa incapacidade de engravidar.  

As causas de subfertilidade

As causas desta subfertilidade podem estar relacionadas com o avançar da idade da mulher ou distúrbios ovulatórios (como a insuficiência ovárica prematura e a síndrome dos ovários poliquísticos). Anomalias uterinas como a endometriose também podem causar a subfertilidade, refere a SPMR. Adicionalmente, cirurgias já realizadas, quer no homem, quer na mulher podem gerar dificuldades na fertilidade. São estas situações que a observação clínica dos dois membros do casal, acompanhada da realização de exames médicos, permite despistar. Por isso, é necessário estar atento à sua saúde e procurar assistência médica nestes casos. Explore as opções oferecidas pelo Centro Médico de Assistência à Reprodução (Cemeare), que é um prestador convencionado AdvanceCare, mais a baixo neste artigo.

O diagnóstico de infertilidade

Efetivamente, o diagnóstico pode revelar a infertilidade do casal. A Organização Mundial de Saúde define infertilidade como a incapacidade de engravidar depois de 12 meses de relações sexuais regulares desprotegidas. É estimado que esta condição afete cerca de 48 milhões de famílias no mundo inteiro. Segundo a SPMR, cerca de 1 em cada 10 casais encontram obstáculos quando tentam realizar o seu grande objetivo: serem pais.

O passo a seguir ao diagnóstico consiste na identificação das causas associadas à mesma. As causas são avaliadas através de três parâmetros: avaliação da competência ovárica, avaliação das condições útero-tubárias e avaliação da função espermática. Pode também acontecer que a causa de infertilidade seja mista. Ou seja, resultar de fatores femininos e masculinos. Caso a causa de infertilidade for dupla, significa que a mulher pode ter dificuldade em engravidar quer por razões hormonais, quer por razões útero-tubárias. Em 10% a 20% dos casos, existe também a possibilidade de não se encontrar uma causa para a infertilidade.

Todo este processo é difícil para o casal. Tanto pode ter impacto a nível emocional como ao nível físico. É importante manter uma rede de apoio forte durante este período (na verdade, igualmente pela sua vida toda) com a sua família e amigos mais próximos. É importante saber que a ciência das técnicas de procriação assistida evoluiu imenso nas últimas duas décadas. Hoje em dia, a grande parte dos casais que desejam ter um filho têm grandes hipóteses de atingir esse sonho.

Depois do diagnóstico: as técnicas disponíveis

Uma vez realizado o diagnóstico de infertilidade, a proposta clínica poderá contemplar a chamada procriação medicamente assistida. Subsequentemente, o profissional de saúde recomenda a técnica mais adequada a cada casal. A SPMR sublinha a importância da técnica recomendada pelo profissional de saúde ser a mais correta, tendo em conta o diagnóstico correto da causa de infertilidade. Estas técnicas têm dado esperança a imensos casais, que há duas décadas não teriam esta ciência disponível. A possível solução pode passar pela inseminação uterina, fertilização in vitro ou microinjeção de gâmetas. A doação de gâmetas também pode ser uma opção. Este método é aconselhado em casos de azoospermia (ausência de produção de espermatozoides), de insucesso repetido dos tratamentos de procriação medicamente assistida, ou em tratamentos de casais mulheres ou mulheres sem parceiro, entre outros.

Diagnóstico de Infertilidade: encontrar a melhor solução 

 

FAQS

Que documentação devo levar para uma primeira consulta de diagnóstico?

Numa primeira consulta será necessário trazer:
Identificação do casal (cartão de cidadão ou equivalente).
Todos os exames médicos relevantes que possam ter sido realizados anteriormente.

Existe a possibilidade de ter de repetir alguns dos exames realizados?

Sim, em diferentes fases dos tratamentos pode ser necessária a repetição de alguns dos exames ou até a realização de outros exames mais específicos não contemplados no processo inicial.

Como devo proceder para aceder à consulta de diagnóstico?

Para aceder à consulta de diagnóstico deverá contactar-nos através do 707 100 005 ou do 21 019 28 16. Durante este telefonema, ser-lhe-á atribuído um consultor AdvanceCare que o acompanhará ao longo do processo.

Qual o local onde irei realizar o diagnóstico?

O diagnóstico e o respetivo tratamento serão realizados no Cemeare – Prestador convencionado AdvanceCare. Informe-se junto da Cemeare sobre os médicos que o irão acompanhar ao longo de todo o processo

Qual o preço do diagnóstico?

O preço que irá pagar pelo diagnóstico terá um valor de 55 euros.

Onde deverá ser efetuada a compra? Através da AdvanceCare ou diretamente na Clínica?

A compra deverá ser efetuada na loja online da AdvanceCare, só deste modo poderá usufruir dos valores convencionados com o Cemeare. Uma vez efetuada a compra, irá receber o seu voucher, devendo apresentar o mesmo na clínica no dia da consulta. Através dos números 707 100 005 ou 21 019 28 16, poderá ter acesso a um consultor que o irá apoiar e esclarecer as suas dúvidas durante todo este processo.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados