Lagom, a nova tendência sueca para uma vida equilibrada

Quotidiano
Última atualização: 10/04/2023
  • O lagom é um conceito sueco que define uma forma de estar na vida que privilegia a harmonia, o equilíbrio, a moderação e a satisfação.
  • Para os ideólogos do lagom, mais do que uma filosofia, é um modo de vida que defende o equilíbrio. Falar só quando necessário, sair a horas do trabalho e fazer escolhas sensatas, são alguns exemplos.
  • São vários os benefícios apontados, nomeadamente, na redução do impacto ambiental, na melhoria do equilíbrio entre trabalho e vida privada, ou no aumento da consciência enquanto consumidor.
Lagom, a nova tendência sueca para uma vida equilibrada

Lagom é a nova tendência nórdica na área do bem-estar e da autoajuda. Este é um conceito sueco que apela para uma vida mais simples. E como? Com equilíbrio. Há que encontrar a medida certa — nem mais nem menos.

Perseguir a felicidade está na natureza humana. Quantas vezes, nos desejos de virar de ano, o que se pede é, apenas, “ser feliz”. Apenas? Na verdade, não é assim tão simples. Porque a felicidade tem muito que se lhe diga. E não há fórmulas mágicas. Mas há povos cuja filosofia de vida os coloca mais próximo desse sonho.

Os dinamarqueses são um deles. Descobriram o hygge, palavra intraduzível, mas que simboliza uma espécie de aconchego, no ambiente e na relação entre pessoas, que faz deles os mais felizes do mundo. Talvez o espírito da felicidade seja mais nórdico do que sulista, porque os suecos parecem também ter encontrado o seu caminho para a felicidade — o lagom.

O que é o lagom?

Este é um conceito que define uma forma de estar na vida que privilegia a harmonia, o equilíbrio, a moderação e a satisfação, aqui entendida como contentamento. A síntese é de Lola A. Akerstrom, autora de Lagom — o Segredo Sueco para Viver Bem”, editado entre nós pela Presença. Outra autora, Linnea Dunne, define no seu Lagom: A Arte Sueca para Uma Vida Equilibrada”, publicado pela Nascente, que lagom é, nada mais, nada menos, do que a medida certa.

Ambas as autoras explicam que lagom é muito mais do que uma palavra ou um conceito: é um modo de vida. O princípio base remete para uma expressão que, na verdade, faz parte do léxico português: no meio é que está a virtude. E aplica-se a tudo: às relações sociais, aos bens que se adquirem, aos comportamentos, às horas que se dedicam ao trabalho e à família, às porções de comida que se colocam no prato. E repercute-se, necessariamente, num conjunto de valores que são reconhecidos à sociedade sueca: confiança, despretensão, modéstia, ênfase na comunidade e não no indivíduo.

Mais do que uma filosofia, é um modo de vida

Conheça os conselhos das duas autoras sobre este modo de vida:

  • Na relação com os outros, o lagom privilegia momentos de silêncio em detrimento da conversa de circunstância ou de uma conversa em que se afirma o óbvio. A quietude e a reserva são vistas como confortáveis. Mas que não se confundam com frieza: porque esta filosofia de vida incentiva a partilha de emoções: o choro e o riso são bem-vindos no momento certo. Sem esmagar os outros: porque é preciso escutar mais e falar menos.
  • Na alimentação, a palavra de ordem é moderação, mas anda de mãos dadas com a sustentabilidade. A simplicidade vence a complexidade na cozinha, privilegiando-se não apenas o conforto que a comida vai proporcionar, mas cada vez mais o modo como os alimentos chegam às prateleiras e aos pratos. O excesso fica de fora: porquê comer duas ou três fatias de bolo quando uma chega? Não é por questões económicas, porque os suecos têm dos índices mais elevados de poder de compra e qualidade de vida. Mas por respeito para com os recursos.
  • Na vida profissional reina o equilíbrio. As maratonas de trabalho, os serões no escritório são completamente anti-lagom. Pelo contrário: são incentivadas as pausas para convívio com os colegas e para descansar a mente. Há até uma palavra para estes momentos – fika. “A maioria dos trabalhadores suecos sai porta fora no minuto em que o horário laboral chega ao fim — e isso depois de um número decente de pausas fika. (…) Fika é para os suecos o que os pubs são para os britânicos e o aperitivo é para os italianos; uma pausa entre afazeres.” — Lagom: A Arte Sueca para Uma Vida Equilibrada”, págs. 20 e 40.
  • Na moda, no design e na arquitetura, não há lugar para excessos. A simplicidade e a sobriedade imperam, nas linhas e nas formas (sem ornamentos e práticas e funcionais) e até nas cores, onde predominam os tons neutros, com a vitalidade a ser garantida por apontamentos de cor. Os conceitos são minimalistas, mas o conforto e a elegância não se perdem.
  • Nas compras, o que importa é que os objetos sejam para durar, para proporcionar prazer, mas sem escravizar. Quer se fale numa peça de vestuário, quer se fale num automóvel. O conceito de “estar na moda” ou o “ter por ter” não se coadunam com o lagom. “Lagom é comprar um carro prático, ainda que não seja o carro mais apelativo visualmente. É pintar apenas uma parede da sua sala e deixar o resto em branco, porque pintar a divisão toda seria demasiado. É usar batom vermelho-vivo, mas deixar o resto da maquilhagem perfeitamente discreta.” (Lagom: A Arte Sueca para Uma Vida Equilibrada”, pág. 9).

Benefícios do estilo de vida lagom

Os ideólogos do lagom recomendam um exercício também ele simples: em vez de se questionar se pode fazer melhor ou se deverá esforçar-se mais, deve perguntar a si próprio se o que fez é suficientemente bom e se deu o seu melhor. O foco está no equilíbrio, no contentamento, na medida certa. Nem de mais, nem de menos.

Os seus defensores consideram que ao adotar um estilo de vida lagom, é possível:

  • Reduzir o seu impacto ambiental;
  • Melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida privada;
  • Libertar a sua casa de coisas inúteis;
  • Tornar-se um consumidor mais consciente;
  • Valorizar as relações com aqueles que ama;
  • Apreciar boa comida ao estilo sueco;
  • Produzir os seus próprios alimentos;
  • Desfrutar de exercício físico saudável na natureza;
  • Viver uma vida mais equilibrada e feliz.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados