Lipoaspiração: combate às gorduras localizadas

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 28/12/2022
  • A lipoaspiração é uma cirurgia estética indicada para a remoção de excesso de gordura localizada em determinadas zonas do corpo, como o abdómen, coxas, costas ou braços.
  • Antes de avançar com esta intervenção cirúrgica, é essencial esclarecer todas as dúvidas na primeira consulta, perceber se é adequada ao seu caso, tomar conhecimento de todo o passo a passo desta técnica, e ser informada dos resultados que pode obter e dos riscos associados.
  • É também na primeira consulta que ficará a par dos cuidados que deverá ter no período pós-operatório. Para diminuir o risco de complicações e aumentar a probabilidade de uma recuperação rápida, siga à risca as indicações médicas.

A lipoaspiração é uma cirurgia muito requisitada e tem registado, em termos de técnica, uma evolução considerável ao longo dos anos. É indicada para a remoção do excesso de gordura localizada em determinadas áreas do corpo, como barriga, coxas, costas ou braços. Saiba mais sobre esta intervenção cirúrgica e descubra se é adequada ao seu caso.

A acumulação desproporcional de tecido adiposo em algumas partes do corpo – a chamada “gordura localizada” - pode abalar a autoestima de quem procura o bem-estar físico e ambiciona ter uma silhueta mais definida. Além das questões emocionais e estéticas, estudos mencionam ainda que o excesso de peso e de gordura localizada têm um grande impacto nas relações pessoais e profissionais, e estão estreitamente relacionados com o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, e doenças cardiovasculares.

O excesso de peso e gordura podem resultar da combinação entre o aumento da ingestão calórica e a redução dos gastos energéticos. Porém, geralmente, este tipo de gordura (localizada) tende a ser resistente a dietas e exercício físico. Quando já se tentou de tudo e os esforços foram em vão, a lipoaspiração pode ser uma solução a considerar.

O que é a lipoaspiração?

Segundo a American Society of Plastic Surgeons, a lipoaspiração é definida como uma técnica de cirurgia plástica que permite remover a gordura depositada na zona das nádegas, glúteos, ancas, abdómen, cintura, coxas, seios ou peito masculino, costas, parte superior dos braços e pescoço, pernas (gémeos) e tornozelos - dependendo das necessidades de cada pessoa.

A área a ser intervencionada definirá a técnica a utilizar na intervenção, bem como o tipo de anestesia (geral, local com sedação ou regional epidural).

Se a lipoaspiração abranger várias zonas, os especialistas aconselham a que seja realizada com anestesia geral em bloco hospitalar. Embora os riscos sejam cada vez mais raros, quanto maior for a área submetida à lipoaspiração, mais probabilidades existem de se verificar qualquer complicação pós-cirúrgica.

primeira consulta com o médico cirurgião é essencial para que possa esclarecer todas as suas dúvidas, seja informada dos resultados que pode obter, os riscos associados e, em conjunto, definirem a abordagem e o método mais adequado ao seu caso.

A quem se destina?

Ao contrário do que erroneamente se pode pensar, esta técnica cirúrgica não é indicada para pessoas obesas ou para perder peso, mas sim para eliminar a gordura localizada que persiste mesmo após uma rotina de cuidados alimentares e exercício físico. De sublinhar que esta técnica elimina a gordura, mas não combate a celulite ou devolve a firmeza da pele.

Resultados da lipoaspiração

A nova silhueta, conseguida através da lipoaspiração, começa a ser realmente visível ao final de 3 meses. Os contornos delineados conferem uma aparência mais elegante ao paciente e as roupas assentam melhor no corpo. No entanto, não existem milagres ou soluções eternas. Para manter os resultados é obrigatório seguir uma alimentação saudável, rica em fibras e vegetais, e reforçar o exercício físico. Caso contrário, as gorduras tendem a acumular-se novamente e, por norma, ao final de um ano começam a tornar-se visíveis.

Lipoaspiração: passo a passo

Uma vez administrada a anestesia, as cânulas de espessura reduzida são introduzidas através da pele e atingem o tecido adiposo. A gordura localizada nos tecidos é então aspirada por um sistema de vácuo. As cânulas são inseridas em pontos específicos através de pequenas incisões (0,3 a 1,0 cm), em conformidade com a anatomia do paciente e técnica utilizada pelo cirurgião plástico. No caso da anestesia localizada, não se consegue remover mais do que dois litros por sessão. O tempo médio deste tipo de intervenção é de 2 horas.

Pós-operatório

Terminada a cirurgia e ainda na sala da operação, é colocada uma cinta elástica compressiva, que deve ser utilizada entre 30 a 40 dias. Além de modelar e ajudar a reduzir a zona de inchaço, a cinta é imprescindível para manter a área que foi operada imobilizada, enquanto a pele e as áreas lipoaspiradas sofrem uma retração progressiva dos tecidos até se adaptarem à nova forma. Findo este tempo e dependendo da recuperação do organismo, a cinta poderá ser utilizada apenas para dormir, por um período que pode variar de 30 a 60 dias. Os pensos são feitos quando se retiram os pontos.

Regresso à rotina

Como após qualquer outra operação, durante os primeiros dias poderá sentir dores e inchaço no local da incisão. É aconselhável repouso e evitar tarefas que exigem esforços, mas convém não permanecer imóvel e circular pela casa. Recomenda-se ainda a ingestão diária de, pelo menos, 2L de água e sumos naturais para repor os líquidos perdidos no jejum do pré-operatório e durante a cirurgia. Ao fim de 5 a 7 dias, o paciente pode regressar ao trabalho, exceto se a atividade laboral exigir algum esforço físico. Neste caso, pode levar entre 4 a 7 semanas ou mais para retomar a rotina, de acordo com a avaliação médica. Para diminuir o risco de complicações, siga à risca as indicações do seu médico cirurgião e aumente as probabilidades de uma recuperação rápida.

Antes de se submeter à lipoaspiração, o paciente deve estar completamente seguro da sua decisão e ter plena consciência de que, para não comprometer os resultados obtidos pela cirurgia, deverá adotar, para o resto da vida, hábitos saudáveis.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados