Mitos e verdades sobre a saúde da tiroide

Saúde e Medicina
Última atualização: 31/08/2023
tiroide

As doenças da tiroide são muitas vezes silenciosas e apresentam sintomas inespecíficos. É essencial estarmos bem informados sobre estas patologias.

A tiroide é uma glândula, em forma de borboleta, localizada na zona anterior do pescoço. É essencial para o equilíbrio do corpo, uma vez que é a responsável pela produção de duas hormonas, a triiodotironina e a tiroxina (conhecidas como T3 e T4), que são libertadas para o sangue e que controlam o funcionamento de todo o organismo — desde o peso, ao humor, cabelo, unhas, frequência cardíaca ou pressão arterial, entre outros.

Muitas vezes silenciosas e com sintomas inespecíficos, as doenças da tiroide podem demorar algum tempo até serem diagnosticadas, atrasando o início do tratamento. Caso não sejam tratadas, estas patologias podem ter consequências graves para a saúde.

Afetam cerca de 10% dos portugueses e, a nível mundial, 300 milhões de pessoas, podendo incidir em pessoas de qualquer idade e género, é importante estar atento e conhecer os problemas que podem afetar esta glândula. Assim como também é fundamental, estar bem informado para saber distinguir quais os mitos dos factos.

Mito: Se tiver um distúrbio na tiroide saberei identificar

Facto: Os sintomas relacionados com a tiroide podem estar presentes em várias condições clínicas. Os mais comuns incluem fadiga, ansiedade, pele seca, palpitações cardíacas, depressão, entre outros, podendo ser facilmente confundidos com outras condições ou distúrbios.

Assim sendo, é possível ter algum distúrbio na tiroide e não saber identificar, sendo fundamental a avaliação médica.

Mito: Apenas as mulheres mais velhas podem vir a desenvolver algum distúrbio da tiroide

Facto: As doenças da tiroide podem afetar homens e mulheres em qualquer fase da vida. No entanto, existem evidências de que os distúrbios da tiroide, como o hipertiroidismo (produção em excesso de hormonas tiroideias) e o hipotiroidismo (diminuição da produção de hormonas tiroideias), são mais comuns no género feminino.

Mito: Um caroço ou nódulo na tiroide significa cancro da tiroide

Facto: Aproximadamente 5-10% dos nódulos da tiroide são malignos. Os nódulos da tiroide surgem no interior da glândula e correspondem a grupos de células que crescem de forma anormal. A maioria corresponde a alterações estruturais benignas, sem necessidade de cuidados especiais, apenas vigilância periódica.

De qualquer forma, qualquer nódulo no pescoço deve ser analisado por um médico especialista. Um nódulo da tiroide que aumente de dimensões ou esteja associado a sintomas como dificuldade em respirar ou em engolir ou a rouquidão, deve ser analisado.

Mito: Se eu tiver um problema de tiroide vou desenvolver bócio

Facto: A maioria das pessoas com problemas de tiroide não desenvolve bócio. Quando a tiroide aumenta de volume, estamos na presença de bócio. Atualmente, não há uma causa específica que possa ser apontada, mas um conjunto de fatores que podem justificar o seu surgimento.

Mito: Consumir mais iodo vai melhorar a saúde da tiroide

Facto: O iodo é um nutriente com um papel muito importante no funcionamento da tiroide. Esta glândula precisa de iodo para produzir as hormonas, quando há défice de iodo, a tiroide não produz hormonas nas quantidades necessárias e as funções corporais podem ser comprometidas.

O corpo humano não produz iodo, mas a maioria das pessoas consegue obter as quantidades necessárias deste nutriente (os adultos precisam de 140 microgramas por dia) através da adoção de uma alimentação equilibrada e variada.

Relativamente ao iodo como suplemento, é importante seguir à risca as indicações da equipa médica quanto à dose a tomar, não devendo esta ser ultrapassada. Quantidades muito elevadas de iodo aumentam o risco de efeitos adversos.

Mito: Só terei sintomas se os níveis da TSH estiverem fora do intervalo de referência

Facto: No funcionamento da tiroide, além das hormonas referidas acima, T3 e T4, está envolvida uma terceira hormona – a TSH, sigla em inglês para a designação “hormona estimulante da tiroide”. Quando a produção hormonal da tiroide diminui, dá-se uma aceleração na libertação da TSH, aumentando os níveis desta hormona.

Contudo, os sintomas das patologias da tiroide podem ocorrer mesmo quando os níveis da TSH estão normais.

Mito: O glúten pode causar doenças na tiroide

Facto: Estudos indicam que a causa mais comum do hipotiroidismo está relacionada com a destruição da glândula da tiroide mediada por autoanticorpos. Esta doença é conhecida como Tiroidite ou Doença de Hashimoto. Como as pessoas com doença celíaca (quando o organismo é completamente intolerante ao glúten) têm mais predisposição a outras doenças autoimunes, o seu risco de desenvolver tiroidite de Hashimoto aumenta.

Por outro lado, a gliadina, proteína que se encontra no glúten, tem uma estrutura semelhante à porção de proteína da tiroide. O sistema imunitário é por vezes incapaz de as distinguir e, por isso, ataca erradamente a glândula da tiroide. Se isso ocorrer, a eliminação do glúten da dieta pode diminuir os sintomas do hipotiroidismo.

Mito: Todas as pessoas com problemas de tiroide têm olhos salientes

Facto: Os olhos salientes ou “saídos” (exoftalmia) são um sintoma de uma condição da tiroide conhecida como Orbitopatia Tiroideia, ou Orbitopatia de Graves.

A Orbitopatia Tiroideia manifesta-se no contexto de uma doença autoimune que se desenvolve contra a glândula da tiroide, mas também contra os tecidos em redor do olho, sobretudo músculos e gordura.

O tabagismo está diretamente relacionado à gravidade da doença, sendo fundamental a sua cessação.

Mito: Se eu tiver hipotiroidismo não vou conseguir emagrecer

Facto: Quando a tiroide não produz hormonas em quantidade suficiente as nossas funções corporais tornam-se mais lentas, condição designada por hipotiroidismo.

A tiroide envia para a nossa corrente sanguínea hormonas que ajudam o metabolismo a funcionar corretamente. Quando não são produzidas na quantidade suficiente, o metabolismo torna-se mais lento, levando ao aumento do peso. O hipotiroidismo pode ser tratado com sucesso através da toma diária de comprimidos que repõem as hormonas na quantidade adequada.

Ao sofrer de hipotiroidismo, além do tratamento médico, é importante manter um estilo de vida saudável e equilibrado para atingir o peso adequado.

Mito: É possível fazer gestão do hipotiroidismo apenas através de dieta

Facto: Pessoas com problemas da tiroide não conseguem controlar a sua condição apenas através da dieta, dado que esta não permite, por si só, regular os níveis das hormonas desta glândula.

Contudo, comer os alimentos errados, ou em excesso, ou tomar os suplementos errados pode causar problemas.

Mito: Deve-se evitar qualquer produto à base de soja

Facto: Comer muita soja pode prejudicar quem sofre de hipotireoidismo. Os especialistas indicam que não se deve consumir grandes quantidades de soja todos os dias, mas não proíbem este alimento.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados