Os alimentos sem glúten e as dietas que subtraem este elemento estão muito na moda. Saiba o que é o glúten, como pode afetar a sua saúde e a forma de saber se é ou não intolerante.
O glúten é o conjunto das proteínas insolúveis presentes em vários cereais, sobretudo no trigo, no centeio e na cevada. Pode também ser encontrado noutros cereais como o malte, em menores quantidades.
Quando o contacto do glúten com o intestino provoca uma reação do sistema imunológico, estamos perante a doença celíaca. Neste caso, a intolerância ao glúten é total e permanente. Em certos casos, até o contacto com utensílios que tocaram alimentos com glúten pode afetar o doente.
Segundo a Associação Portuguesa de Celíacos, esta doença poderá afetar entre 1 a 3% da população portuguesa. Num doente celíaco, o glúten provoca uma reação imunológica contra o seu próprio intestino delgado, causando inflamações e lesões na mucosa. O intestino só regenera quando o glúten é totalmente eliminado da alimentação e, sempre que houver contacto, as inflamações regressam. Por isso é verdade quando se diz que um celíaco não pode ingerir nenhum alimento com trigo, centeio, cevada, malte ou qualquer outro ingrediente que contenha glúten.
Intolerância não é doença
Podem surgir outras consequências devido à ingestão de alimentos com glúten. O termo intolerância é usado quando há dificuldade na digestão do glúten. Assim, os sintomas mais frequentes verificam-se sobretudo a nível digestivo e intestinal e podem incluir:
- Inchaço abdominal;
- Dor de barriga;
- Flatulência;
- Prisão de ventre;
Indiretamente, e porque o funcionamento dos intestinos influencia praticamente todo o organismo, pode surgir fadiga, irritabilidade ou dores de cabeça frequentes, entre outros sintomas. A intolerância ao glúten pode ser facilmente gerida bastando, na maioria das vezes, reduzir a ingestão dos alimentos com glúten tanto em frequência como em quantidade.
Algumas pessoas têm alergia ao trigo, que é erradamente confundida com a intolerância ao glúten. Os sintomas deste tipo de alergia incluem comichão, dores de estômago e o chamado pingo no nariz. Também pode causar eczema ou outros problemas de pele.
Diagnóstico
Apenas um médico poderá fazer um diagnóstico correto e apurar se uma pessoa sofre de intolerância ao glúten ou de doença celíaca. Se pensa ter algum destes problemas, antes de eliminar o glúten da sua dieta consulte o seu médico pois o diagnóstico deve ser iniciado quando a pessoa ainda não está a fazer uma alimentação dieta isenta de glúten.

Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: