Natal e Diabetes – uma combinação desafiadora

Nutrição e Fitness
Saúde e Medicina
Quotidiano
Última atualização: 20/12/2022
  • Se, por um lado, muitos dos pratos tradicionais de Natal são ricos em açúcares, hidratos de carbono refinados, gorduras saturadas e sal, existem também muitas opções saudáveis na mesa de Natal.
  • Gerir as porções ingeridas e encontrar um equilíbrio entre o prazer e a contenção, são passos essenciais para que possa desfrutar dos seus pratos favoritos este Natal.
  • Esteja consciente de que privar-se dos pratos festivos ou sentir-se culpado quando os ingere não faz parte de uma estratégia alimentar saudável e sustentável no longo prazo.
dietas e regimes no pós-covid

O Natal é um momento para se divertir e desfrutar de pratos e iguarias que normalmente não encontra noutras alturas do ano. Mas sendo uma época de indulgência e celebração, os que vivem com a diabetes sabem que esta época do ano pode tornar o controlo da doença mais difícil.

Lembre-se que não existem alimentos proibidos.  Esteja atento aos alimentos que ingere, mas não estabeleça objetivos pouco realistas. É de esperar que a rotina se altere nesta época do ano e que faça escolhas menos saudáveis. Acima de tudo, o importante é a consistência dos hábitos ao longo do ano. Porém, com passos e adaptações simples, poderá adequar a dinâmica das festividades aos seus hábitos e necessidades de saúde.

Dicas práticas para lidar com a diabetes à mesa

Para aqueles que vivem com a diabetes manter uma alimentação saudável, acompanhada da prática de exercício físico, é uma das formas mais eficazes de gerir a doença e reduzir o risco de desenvolver complicações paralelas, como tensão alta e colesterol elevado. Hoje sabemos que alimentos ricos em fibras e proteínas e hidratos de carbono de baixo índice glicémico – tais como certas frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas - são aliados essenciais na gestão da diabetes.

De forma a ajudá-lo a gerir a diabetes nesta época do ano, deixamos-lhe algumas dicas que vão tornar as ocasiões festivas um pouco mais fáceis, para que as possa aproveitar em pleno:

  • Aposte nos vegetais e quando se servir comece por esse grupo de alimentos. Opte por cozer os vegetais ao vapor ao invés de os submergir em água ou assar de forma a preservar as vitaminas e minerais. Incluir vegetais em cada refeição irá deixá-lo saciado e assim ajudá-lo a evitar o consumo excessivo de outros alimentos menos saudáveis.
  • Esteja atento às porções. Mais do que o que escolhe comer, é importante que esteja atento à quantidade. Coma um pouco de tudo o que desejar, mas evite que seja em simultâneo ou quantidades excessivas.
  • Modere o consumo de álcool e não beba de estômago vazio. Não se esqueça de que o álcool contém alto teor calórico e pode causar flutuações nos níveis de açúcar.
  • O consumo de sal deve ser doseado, permitindo assim uma gestão mais eficiente da tensão arterial. Esteja atento a determinados alimentos como caldos, frutos secos salgados e outros aperitivos, optando sempre por opções com menos sal.
  • Pondere adaptar algumas receitas clássicas de Natal, tornando-as mais balanceadas, reduzindo as quantidades de açúcar e gordura. Por exemplo, evitar as frituras em detrimento do uso do forno pode ser uma boa opção. 

Tem diabetes e vai passar o Natal em casa de outra pessoa?

O período natalício é marcado por diversos convívios com familiares amigos e colegas de trabalho. Fazer refeições fora de casa ou em conjunto com grupos alargados, com hábitos variados, pode limitar o seu controlo sobre o que come e, por isso, representar um desafio para os diabéticos. Algumas dicas simples podem ajudá-lo a sentir-se mais confortável nestes convívios tomar as rédeas da sua alimentação:

  • Esteja preparado. Se não vai cozinhar, procure saber o que lhe vão servir com antecedência. Consulte os menus do restaurante ou pergunte ao anfitrião o que planeia servir no convívio. Desta forma, poderá preparar-se e fazer os ajustes necessários à sua rotina.
  • Antecipe atrasos. Se a refeição estiver atrasada, lembre-se que os seus níveis de glucose no sangue podem descer de forma perigosa. Pergunte se existem entradas ou leve consigo alguns snacks saudáveis que possa ingerir para manter a situação sob controlo. 
  • Sirva-se a si próprio. Deixar que outros o sirvam pode traduzir-se numa escolha pouco saudável de alimentos, em porções exageradas. Mantenha o controlo do que ingere escolhendo os alimentos que fazem sentido para si.

Vai receber na sua casa alguém com diabetes?

Se vai receber alguém com diabetes, procure perceber as suas necessidades. É possível que essa pessoa queira saber quais serão as opções disponíveis de forma a melhor adaptar-se à situação. Não será necessário preparar pratos inteiramente diferentes daqueles que planeou, mas disponibilizar opções com mais vegetais, menos gordura e hidratos de carbono mais ricos em fibras e de baixo índice glicémico poderá ajudar os seus convidados a gerir a doença.

Outras coisas que também pode fazer

  • Mantenha-se ativo. As pessoas que vivem com diabetes não devem descurar a importância da prática de exercício físico como uma ferramenta fundamental na gestão da doença, sendo essencial ao bem-estar geral de quem vive com diabetes. Por esse motive é tão importante que continue a movimentar-se e a praticar alguma forma de atividade física durante este período. Uma caminhada ou exercícios leves antes ou após uma refeição mais abundante poderão ajudar a baixar os níveis de açúcar e gerir a diabetes. Incentive amigos e familiares a juntar-se a si e transforme esse momento num convívio social agradável. 
  • Esteja atento à medicação. Por vezes, com a correria das festas e a excitação do convívio poderá esquecer-se de fazer o control adequado dos valores de açúcar no sangue ou até de administrar a medicação corretamente. Por isso não se esqueça, esteja atento à quantidade ingerida e à necessidade de ajustar a medicação às circunstâncias do momento.
  • Seja paciente consigo mesmo. A gestão da diabetes durante o período de Natal pode ser particularmente desafiante, mas isso não deve impedi-lo de desfrutar desta época do ano. Talvez sinta pressão para comer sempre de forma saudável, sentindo-se mal quando isso não acontece. Mas a perfeição é impossível de alcançar! Se se sentir desta forma, saiba que que não está sozinho e seja paciente consigo mesmo.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados