Os melhores dias da sua vida

Os melhores dias da sua vida

O seu bebé nasceu e agora é tempo de voltar a casa e receber de braços abertos este novo desafio. Reunimos algumas boas ideias para uma das épocas mais especiais da sua vida.


melhores-dias



Felicidade e cansaço

Todos estão felizes e prontos para acolher o novo membro da família. Mas lembre-se que, a somar ao parto, as alterações hormonais são um processo muito desgastante a nível físico e emocional. Uma recém-mamã precisa, naturalmente, de descansar.


“Manual” de regresso a casa

  1. Ponha o seu descanso em primeiro lugar. Dele depende a sua recuperação e boa disposição que, como sabe, influencia a de toda a casa.
  2. Todas as ajudas serão preciosas nestes primeiros tempos. Aceite-as, é melhor para si e para o seu bebé. O marido e os avós estão “lá” também para isso: fazem-lhe companhia mas também ajudam no que for preciso, sobretudo nas tarefas domésticas.
  3. Procure descansar nos períodos em que o bebé está a dormir. O seu organismo precisa de recuperar e há que estar preparada para eventuais noites mal dormidas.
  4. É normal que nos primeiros dias o bebé perca algum peso e recupere posteriormente. não se assuste!
  5. Não tenha medo de pegar no seu filho ao colo pois dificilmente um recém-nascido ganha manhas. Aproxime-o de si, cante, converse, embale-o… sentir o seu cheiro e calor dá-lhe grande conforto.
  6. Limite as visitas nos primeiros dias. Os seus amigos irão entender que estes são tempos de adaptação. Mais tarde terá mais disponibilidade para lhes apresentar o novo membro da família.

Interessa-lhe saber…

Se a mãe estiver confiante e for bem apoiada, pode amamentar em exclusividade até aos 6 meses. Só a partir dos 6 meses de vida do seu bebé é que é importante começar a introduzir outros alimentos. Enquanto a mãe amamentar o bebé não necessita de outro tipo de leite. Não dê água, sumos ou leites artificiais ao bebé. O leite materno é tudo o que ele precisa, pois a sua composição adapta-se às suas necessidades.


Dicas para o banho

  • O banho deve ser dado desde o primeiro dia, tendo especial cuidado para secar bem a zona do cordão umbilical com uma compressa.
  • Pode usar um produto que se misture no banho com o qual se lava o bebé e um leite corporal para fazer as massagens após o banho e hidratar a pele.
  • A água do banho deve estar morna (34-35ºC). Se não tiverem um termómetro os pais podem determinar a temperatura com o cotovelo ou com as costas da mão.
  • É importante secar bem a cabeça com uma toalha em movimentos circulares suaves e pentear o cabelo com uma escova para bebé que não magoa o couro cabeludo.
  • Os cremes e sabonetes do bebé devem ser feitos à base de gorduras naturais para respeitar o equilíbrio da pele.

Sabia que…

As cólicasdo lactente correspondem a períodos prolongados de irritabilidade (choro/agitação) que acontecem repetidamente durante vários dias? Ocorrem em 20-25% das crianças, normalmente entre as duas semanas e os 3/4 meses de vida.


SOS cólicas

As cólicas são parte do processo de adaptação do seu bebé à vida “cá fora”, por isso não se preocupe. É importante distrair e consolá-lo:

  • Pegue-lhe ao colo, embale-o com suaves palmadinhas, cante ou converse com ele com uma voz suave.
  • Certas atividades rítmicas (balanços oscilantes), passeios ou caminhadas também podem ajudar a aliviar o seu pequenino.
  • Massaje a barriga levemente, no sentido dos ponteiros do relógio, e faça pequenas flexões de pernas, fletindo os joelhos até à barriga.
  • Tente deitar o bebé de barriga para baixo nos seus joelhos enquanto lhe acaricia as costas.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados