Os problemas de saúde mais comuns do verão - como evitar e tratar cada um deles

Quotidiano
Saúde e Medicina
Última atualização: 22/08/2022
  • As mudanças de rotina e experiências expõem-no a situações novas e, por isso, está também mais suscetível a determinados problemas de saúde durante o verão.
  • A exposição solar excessiva é uma das principais ameaças ao seu bem-estar e deve proteger-se de forma a evitar insolações, queimaduras solares, desidratação ou até intoxicações alimentares por deterioração dos alimentos.
  • Durante o verão as atividades ao ar livre ganham preferência, porém deve estar atento a potenciais otites que decorram do contacto com a água ou ainda as tão comuns picadas de insetos.
problemas de saúde comuns no verão

Alguns problemas de saúde são mais comuns durante o verão, quando estamos expostos a circunstâncias diferentes do nosso dia-a-dia. Saiba como prevenir algumas destas situações e disfrute do verão sem percalços.

 

O verão é perfeito para relaxar e desfrutar de tempo livre ao lado de família e amigos, mas nem por isso é isento de riscos para a sua saúde. Efetivamente, alguns problemas de saúde são até mais comuns durante esta época do ano, quando está exposto a elementos e situações diferentes.

Deixamos-lhe algumas das situações a que deve estar atento de forma a poder evitá-las, assim como algumas dicas sobre o que fazer para que esteja preparado.

Insolação

Durante o verão passamos mais tempo ao ar livre e o calor é bem-vindo, porém aumenta também o risco de insolação. Esta acontece após uma exposição solar prolongada, sob temperaturas elevadas, sendo agravada também pela consequente desidratação. Isto pode levar a um aumento da temperatura corporal, causando sintomas como o aumento do ritmo cardíaco, náuseas e tonturas, dor de cabeça, cãibras musculares e fadiga.

Como evitar

O calor intenso pode ser um desafio. Manter-se resguardado durante as horas de maior calor, em espaços frescos, dar preferência a zonas de sombra, utilizar roupas leves e de fibras naturais, aliados ao consumo de bebidas frescas irá ajudá-lo a manter-se confortável.

O que fazer

Quando começar a sentir os primeiros sinais de insolação, deve afastar-se do sol e procurar um espaço fresco. Deve arrefecer a temperatura do corpo aplicando compressas frias e não se esqueça de aumentar a hidratação, bebendo água de forma consistente, mas gradual. Se os sintomas se agravarem deve procurar apoio médico, em particular se a pessoa afetada pertencer a um dos grupos de risco – crianças, grávidas, doentes crónicos ou idosos.

Otite

Os benefícios dos banhos de mar são mais do que conhecidos, porém a par dos mergulhos na piscina ou rio, podem dar origem a otites. Também conhecida como otite do nadador ou otite externa, trata-se de uma inflamação do ouvido externo, e tem, na maioria das vezes, origem infeciosa ou fúngica. Dor de ouvido, sensação de ouvido tapado ou prurido são alguns dos sintomas mais comuns.

Ainda que qualquer pessoa possa ter esta infeção, ela é mais comum em portadores de eczema do canal auditivo externo ou de outras doenças da pele, ou nas crianças, por terem um canal auditivo mais estreito e que pode reter a água.

Como evitar

A entrada e permanência de água no canal auditivo externo é o principal fator de risco. A forma mais eficaz de evitar esta infeção passa por não submergir a cabeça, evitando assim o contacto do ouvido com a água. Outra solução poderá incluir a utilização de tampões, que devem ser corretamente ajustados ao ouvido, sob pena de criarem uma falsa sensação de segurança. De qualquer forma, depois de nadar deve ter sempre o cuidado de limpar o ouvido de forma delicada, inclinando a cabeça de forma que o seu ouvido fique virado para baixo, permitindo que a água escorra. E não se esqueça, o uso de cotonetes é desaconselhado em todas as situações.

Porém, esta não é a única ameaça: a inserção de objetos estranho como auriculares, cotonetes ou algodão pode também estar na origem deste problema. Por isso, elimine o uso de cotonetes e sempre que utilizar auriculares ou tampões desinfete-os antecipadamente.

O que fazer

Quanto mais cedo começar o tratamento, mais rapidamente sentirá melhoras dos sintomas. Procure o seu médico para que lhe seja recomendado o tratamento mais aconselhado, que inclui habitualmente a administração de gotas auriculares e remoção da água do ouvido. É também aconselhável que os portadores de otite externa se mantenham afastados da água entre 7 a 10 dias, enquanto decorre o tratamento, de forma a garantirem uma total cura da doença.

Intoxicação alimentar

Com as temperaturas elevadas, alguns alimentos deterioram-se mais facilmente e deve por isso ter especial cuidado na sua conservação. Afinal, os dias quentes de verão oferecem as condições perfeitas para a proliferação de bactérias. É também uma altura em que tendemos a cozinhar com mais frequência ao ar livre ou a fazer piqueniques e não temos, por vezes, acesso às condições de higiene e segurança necessárias.

Como evitar

  • Lave as mãos com frequência
  • Não consuma produtos que tenham estado expostos ao calor durante longos períodos.
  • Tenha cuidado com o transporte de alimentos para a praia.
  • Evite certos alimentos como produtos lácteos não pasteurizados, carnes ou peixes crus ou mal cozinhados e vegetais que não tenham sido lavados.

Porém, esta não é a única ameaça: a inserção de objetos estranho como auriculares, cotonetes ou algodão pode também estar na origem deste problema. Por isso, elimine o uso de cotonetes e sempre que utilizar auriculares ou tampões desinfete-os antecipadamente.

O que fazer

Na maioria dos casos, o quadro clínico melhora espontaneamente após alguns dias, sendo apenas necessário deixar o estômago em “repouso” e garantir a hidratação constante, de forma regular e em pequenas quantidades. Ajude o estômago a recompor-se e evite a ingestão de alimentos nos 60 minutos que se seguem ao episódio de vómito.

Mas não se esqueça: se pertencer a um dos grupos de risco ou caso os sintomas se prolonguem ou surjam outros como sangue ou muco nas fezes, deve consultar um médico.

Queimaduras solares

O sol é uma fonte de inúmeros benefícios para a saúde, mas a exposição prolongada tem efeitos nocivos. As queimaduras solares estão entre as ameaças à saúde mais comuns durante o verão. São frequentemente dolorosas e representam um risco não só no imediato mas também no longo prazo. Lembre-se que as pessoas que apanham escaldões repetidos, mesmo que ligeiros, têm maior probabilidade de vir a desenvolver cancro da pele.

Como evitar

  • Mantenha-se resguardado do sol nos momentos de maior intensidade dos raios solares, entre as 11:00 e as 16:00.
  • Use protetor solar com fator de proteção 50 ou mais.
  • Prefira a sombra.
  • Proteja-se com um chapéu e roupas leves.

O que fazer

Ainda que a maioria das queimaduras solares desapareça por si só em poucos dias, algumas queimaduras podem exigir cuidados médicos. Por exemplo, queimaduras solares com bolhas, podem ser especialmente dolorosas e requerer atenção especial. Procure arrefecer a pele queimada com água fria ou aplicando compressas frias, aplique uma loção ou gel para aliviar o desconforto e beba água para manter um bom estado de hidratação. Até que a pele esteja completamente cicatrizada, mantenha a zonas afetadas protegidas do sol.

Picadas de inseto

As picadas de insetos são uma ameaça constante durante o verão. Entre mosquitos, abelhas, aranhas ou até carraças, o mais provável é que venha a ser picado por um destes insetos em algum momento, tanto no exterior como dentro de casa.

Como evitar

Existem algumas medidas simples que pode tomar para evitar que os insetos façam de si um alvo este verão. Use sempre repelente de insetos quando realizar atividades ao ar livre e dê preferência a peças que cubram o corpo por completo, como calças e camisolas de manga comprida, especialmente em zonas de vegetação alta. Em casa, mantenha portas e janelas fechadas ou opte por redes mosquiteiras de forma a evitar a entrada de insetos.

O que fazer

A maioria das picadas acabará por cicatrizar sem necessitar de intervenção, porém se estiver preocupado não hesite em procurar o seu médico, já que algumas picadas podem gerar uma reação alérgica. De resto, verifique se foi deixado um ferrão na pele ou se ficou uma carraça presa e retire-os com cuidado. Lave a zona com água e sabão e passe compressas frias para aliviar o inchaço e o desconforto. Pode ainda aplicar uma pomada antialérgica para aliviar a comichão e, claro, evite coçar!

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados