A nutrição e a chegada do verão

Nutrição e Fitness
Última atualização: 02/12/2022
  • Uma boa nutrição tem um valor inestimável na vida do ser humano, mas atua principalmente no fortalecimento do sistema imunitário contra muitas doenças.
  • Durante o inverno, uma pessoa pode desleixar-se na alimentação. Pode esquecer-se que deve levar uma alimentação diversa e acaba por comer quase a mesma coisa todos os dias.
  • Com o objetivo de entrar com o pé direito na estação mais quente do ano, não se esqueça de preparar refeições nutritivas e diversas todos os dias.
  • Siga as nossas recomendações para chegar ao verão em boa forma física, sem ter de comprometer a sua saúde ou bem-estar.
A nutrição e a chegada do verão

Depois do inverno chega sempre o verão. Com ele chegam as dietas, a pressa em perder peso, conversas sobre nutrição e alimentos milagrosos. Inês Carretero, nutricionista, diz-lhe tudo o que precisa de saber para começar a preparar o seu corpo para o verão de forma equilibrada, sem prejudicar a sua saúde ou bem-estar.

O valor da nutrição

A nutrição tem sido, ao longo da história, uma constante nas preocupações do Homem. Para além de uma necessidade fundamental do ser humano, é um dos fatores ambientais que mais afeta a saúde; “somos o que comemos” é um velho aforismo que traduz bem esse fato.

Efetivamente, a forma como nutre e cuida do seu copo pode impactar o sistema imunitário e ajudar na prevenção das chamadas doenças não-comunicáveis (como doenças cardíacas, diabetes e cancro), refere a Organização Mundial de Saúde. Com uma boa alimentação, a somar-se à prática do exercício físico que mais se adeque aos seus gostos e necessidades, vai conseguir atingir os seus objetivos. Quer estes sejam simplesmente levar um estilo de vida mais saudável ou sentir-se mais confortável no seu corpo.

As marcas do inverno

Comer é uma função básica corporal e é frequentemente uma atividade social. Por isso, é natural que durante o inverno os cuidados com a alimentação não tenham sido bem cumpridos e as calorias cheguem a transbordar o prato. Na verdade, no inverno também se deve ter outro tipo de cuidados na alimentação devido às características do clima. Contudo, é compreensível que não se leve uma alimentação equilibrada dado os dias frios característicos desta estação. No entanto, chega o dia em que as palavras “dieta” e “verão” inundam a comunicação social. Pode começar a pensar nas roupas escondidas no armário, mas não desespere! Deve ter sempre imperativo na sua mente que é necessário ter uma alimentação equilibrada quando iniciar esta jornada nutricional depois do inverno. O objetivo final é potenciar o mais rápido possível a perda de peso de forma segura, e o rejuvenescimento e equilíbrio perdidos. E tem tudo para conseguir atingir esse objetivo.

Faça refeições nutritivas e diversas para preparar o verão

O pensamento de que um corpo de verão se trabalha no inverno tem de ser fundamentado com a premissa de uma alimentação saudável, cuidada e planeada. Prepare o seu verão e as suas refeições com entusiasmo e siga as recomendações nutricionais de profissionais de saúde qualificados. Com a sua sabedoria conseguem ajudá-lo a reunir nos alimentos todo o aporte de energia, vitaminas e minerais necessários à manutenção de uma alimentação saudável. Comece por calcular o seu peso ideal e reflita sobre os objetivos realistas com que se depara. Reconheça que nenhum alimento é completo, pelo que a sua alimentação deverá ser sempre equilibrada e variada. Esta tarefa é bastante simplificada se for organizado e disciplinado nas suas escolhas, optando por um planeamento semanal das refeições, respeitando sempre o ditado: “pequeno-almoço de rainha, almoço de princesa e jantar de pobre”.

Recomendações para uma alimentação mais saudável

Existem diversas recomendações nutricionais que poderão ser uma mais-valia na perda de peso saudável que antecipa o verão. Além disso, ajudam a mostrar-lhe que é possível fazer refeições equilibradas e saudáveis super deliciosas:

  • Faça da sopa de legumes um aliado nesta fase (e na verdade, pode adicionar esta prática a todas as estações do ano) e inicie sempre as principais refeições com este caldo nutritivo e económico, rico em vitaminas, minerais, fibra e água;
  • Na ausência de sopa, opte por um prato de salada antes da refeição principal;
  • Escolha os métodos de confeção mais saudáveis, como o cozimento a vapor, guisados sem molho, cozidos e grelhados em detrimentos dos fritos e assados;
  • Mantenha-se hidratado com chás, infusões ou água, reforçando este aporte hídrico durante a prática de desporto;
  • Não deixe que a rotina o atinja. Pode ser difícil pensar nas suas refeições ao detalhe enquanto tem um trabalho exigente que lhe ocupa a maior parte do dia. Para tentar contornar este obstáculo, pode escolher um dia em que faça porções grandes dos seus acompanhamentos favoritos nutritivos para poupar tempo durante a semana.

É ainda extramente importante que consuma diariamente fruta e hortícolas frescos, tendo especial atenção às porções e à quantidade ingerida. Em relação a alimentos com muito açúcar adicionado, é melhor evitar. O uso excessivo do sal está associado ao desenvolvimento de hipertensão. Pode optar por reduzir o sal e privilegiar o uso de algumas especiarias e ervas aromáticas como a salsa, os coentros, a hortelã, o alecrim, o cebolinho, os orégãos ou tomilho. Ao adicioná-las no final da preparação, a ação do calor não destrói as suas propriedades nutricionais.

Reduzir o consumo de gorduras saturadas, preferir o peixe e carne magra à carne vermelha e optar pelo azeite e frutos secos sem sal são outras maneiras de seguir uma alimentação mais saudável. Em acréscimo, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e cálcio só pode trazer benefícios ao funcionamento normal do seu corpo.

Por último, mas não menos importante, inclua sempre que for possível, alguns alimentos com propriedades antioxidantes no seu regime, como por exemplo, citrinos, frutos vermelhos, pimentos, abóboras, azeite, alho, cebola, tomate, cenoura, chá ou café, sempre em doses moderadas. Todos estes alimentos e bebidas têm propriedades antioxidantes, e não só. Certos chás, por exemplo, têm propriedades anti-inflamatórias e calmantes.

Os conselhos estão dados, do que está à espera?

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados