Qual a melhor altura do ano para fazer uma cirurgia plástica?

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 12/04/2023
  • A melhor altura para fazer uma cirurgia plástica é nos meses mais frios, evitando desta forma o efeito pró-inflamatório do calor. Mas existem mais vantagens na escolha desta época do ano. Depois, quando vier o verão, vai poder vivê-lo em pleno: com a imagem que sempre desejou!
  • Deixamos-lhe ainda um guia geral com todos os detalhes necessários para uma boa preparação da cirurgia plástica.
qual-a-melhor-altura-do-ano-para-fazer-uma-cirurgia-plastica

Se decidiu fazer uma cirurgia plástica é importante que siga todos os conselhos dados pelo especialista. Um deles é que algumas cirurgias sejam feitas no inverno por ser uma época naturalmente mais fria, o que ajuda a evitar o inchaço ou edema no pós-operatório.

Corrigir ou melhorar aspetos que não nos agradam no rosto ou no corpo é um dos principais objetivos de quem decide submeter-se a uma cirurgia plástica. Por outro lado, está comprovado cientificamente que as melhorias na imagem alcançadas através deste tipo de cirurgia levam a um aumento da autoestima.

Se está a pensar nesta possibilidade, fique a saber porque os meses mais frios são a melhor altura do ano para fazer uma cirurgia plástica.

Melhor altura para fazer uma cirurgia plástica

Não é um mito que os meses mais frios são a melhor altura do ano para fazer uma cirurgia plástica. Precisamente por ser uma época naturalmente mais fria, o inchaço ou edema decorrente de alguns procedimentos (lipoaspiraçãoabdominoplastia, entre outras cirurgias) será necessariamente menor.

O calor tem um efeito pró-inflamatório, pelo que importa evitá-lo, o que é claramente mais fácil nas estações mais frias.


Mais vantagens

Outra razão pela qual o outono/inverno pode ser mais aconselhável para a realização destes procedimentos médicos é a obrigatoriedade de usar, em determinadas cirurgias plásticas, e durante algum tempo, cintas elásticas. Esta exigência é bastante mais tolerável no inverno do que no verão.

Por outro lado, o mau tempo/frio fazem com que se passe mais tempo em casa, o que, por sua vez, facilita o repouso, etapa indispensável para a completa recuperação. O facto de ser outono/inverno também garante uma menor exposição ao sol, que não é aconselhável após uma cirurgia plástica – nomeadamente para não prejudicar o processo de cicatrização.

Guia para se preparar para a cirurgia plástica

Para que nada escape, fique com as diretrizes gerais da Aesthetic Society sobre como se preparar devidamente para a cirurgia plástica.

Faça as mudanças necessárias no estilo de vida

Para ser elegível para a cirurgia plástica, o seu cirurgião pode pedir-lhe que:

  • Perca peso para garantir os melhores resultados e minimizar a possibilidade de complicações.
  • Deixe de fumar para garantir uma melhor cicatrização. O seu cirurgião irá informá-lo quanto tempo antes da cirurgia deve parar.

Agende a sua consulta pré-operatória

Antes do seu procedimento irá necessitar de agendar uma consulta pré-operatória com o seu médico de família ou o seu cirurgião, que irá:

  • Fazer um histórico médico detalhado.
  • Realizar um exame físico para determinar a sua aptidão para a cirurgia.
  • Fornecer instruções pré-operatórias completas e detalhadas.
  • Discutir quais os medicamentos que deve começar a tomar ou então interromper a toma antes da cirurgia e durante a sua recuperação.
  • Responder a todas as suas perguntas e escutar as suas dúvidas.

Este último item é particularmente importante. É natural sentir alguma ansiedade, entusiasmo pelo novo visual antecipado ou stress pré-operatório. Por isso, não deve ter vergonha de discutir esses sentimentos.

Até porque, a parceria com o seu cirurgião plástico não termina quando a sua cirurgia é concluída. Este é um relacionamento que permanecerá. A verdade é que embora os resultados de muitos procedimentos cirúrgicos plásticos sejam muitas vezes permanentes, pode haver mudanças à medida que envelhece ou devido a outras circunstâncias. É por isso que é sugerido a manutenção de um cronograma regular de exames de acompanhamento.

Prepare-se a si (e à sua casa) para a melhor recuperação possível

A sua cirurgia pode necessitar de internamento ou ser realizada de forma ambulatorial. Seja qual for a modalidade, deve estabelecer um plano prévio para o período pós-cirúrgico.

  • Garanta que alguém o levará para a cirurgia e depois para casa, e que passará pelo menos na primeira noite após a cirurgia consigo.
  • Abasteça o seu frigorífico antes da cirurgia com alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de sal, incluindo frutas e vegetais frescos, e muitas bebidas e água sem cafeína. Evite alimentos e bebidas que contenham sal durante a recuperação.
  • Prepare refeições que pode facilmente reaquecer.
  • Armazene todos os suprimentos necessários durante a recuperação em locais facilmente acessíveis (ao nível do balcão, não em armários suspensos ou baixos), pois pode ter uma amplitude de movimento limitada após a cirurgia.
  • Coloque, numa caixa ao pé da sua cama, objetos como o seu telefone, carregadores, comando da TV e qualquer outra coisa que possa precisar.
  • Prepare a sua cama com as almofadas necessárias para que se sinta confortável.
  • Evite tarefas como conduzir, lavar roupa ou limpar durante a recuperação.
  • Decida o que vestir nos primeiros dias, incluindo o que usará no dia do procedimento. 

Prepare seu corpo


Durante os dias e semanas que antecedem a sua cirurgia, o seu cirurgião pode pedir-lhe para:

  • Evitar tomar aspirina e determinados medicamentos anti-inflamatórios, pois pode haver um aumento do risco de hemorragia.
  • Parar de fumar.
  • Minimizar o consumo de álcool.
  • Hidratar-se e alimentar-se de forma saudável nas semanas anteriores à cirurgia para promover uma recuperação segura.
  • Fazer um jantar leve na noite anterior e tomar um banho na noite anterior ou na manhã da cirurgia.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados