Sobremesa em camadas de iogurte, mousse de framboesa e frutos silvestres

Nutrição e Fitness
Última atualização: 15/12/2022

Nem sempre consegue pensar numa sobremesa que agrada a todos. Por isso, relevamos uma receita de uma sobremesa com baixas calorias e muito sabor que todos gostarão.

Sobremesa em camadas de iogurte, mousse de framboesa e frutos vermelhos

Ingredientes

8 folhas de gelatina.

300g de framboesas.

1 colher de sopa de açúcar em pó.

350g de iogurte.

200g de queijo quark.

250ml de natas.

50g de açúcar.

Raspa de limão.

Limoncello (licor de limão).


Para decorar:

250 g de frutos vermelhos frescos.

Folhas de hortelã. 

Preparação | 15 minutos

> Bata as natas e reserve.

> Triture as framboesas, passe por uma peneira e junte o açúcar em pó de forma a obter um puré.

> Misture o iogurte, com o queijo quark, a raspa de limão e o açúcar.

> Em lume brando, dissolva a gelatina no Limoncello. Junte o creme de iogurte previamente preparado e metade das natas batidas.

> Adicione a outra metade das natas batidas ao puré de framboesas.

> Distribua por quatro copos em camadas alternadas e leve ao frigorífico durante 3 horas. Antes de servir, enfeite com frutos vermelhos frescos e hortelã.

Frutos vermelhos, mais que uma fonte de antioxidantes

Os frutos vermelhos são frutos de tamanho pequeno e arredondado, podendo ser de cor vermelha, roxa ou azul. Sendo conhecidos por serem uma fonte rica em antioxidantes e por terem um baixo valor calórico.

Dentro do grupo dos frutos vermelhos encontramos os frutos da família Rosaceae (morangos, framboesas, amoras) e Ericaceae (mirtilo e arando). Ainda existem as bagas de goji e as cerejas.

Podem ter um sabor mais doce ou amargo dependendo do seu estado de maturação, e são muito utilizados na preparação de doces e compotas.

Além do ótimo sabor que os frutos vermelhos têm, também trazem vários benefícios para a saúde.

1. Ricos em antioxidantes

A principal vantagem no consumo dos frutos vermelhos é o seu teor de antioxidantes, em particular em compostos fenólicos, protegendo as células dos danos provocados pelos radicais livres.

Entre estes compostos destacam-se as antocianinas presentes em maior quantidade nos mirtilos, as elegitaninas, nas framboesas e os taninos (em todos os frutos).  

Além destes compostos, a presença de vitamina C, carotenoides e vitamina E, potenciam a atividade antioxidante destes frutos.

2. Perda de peso e regulação do trânsito intestinal

Além de antioxidantes, os frutos vermelhos são ainda ricos em fibra, essencial para a regulação do trânsito intestinal e do apetite.

Com efeito, a fibra ajuda na formação e volume das fezes, promovendo os movimentos peristálticos do intestino, tornando-o mais regular.

Por outro lado, a fibra induz plenitude gástrica e, consequentemente, maior saciedade, reduzindo o volume de alimento consumido, ajudando, por isso em processos de emagrecimento.

3. Regulam a glicemia

Devido aos compostos fenólicos presentes, os frutos vermelhos promovem a manutenção da estabilidade glicémica e a melhoria da sensibilidade à insulina, podendo ajudar na prevenção de condições patológicas como a diabetes tipo 2 ou a resistência à insulina.

4. Saúde Cardiovascular

Os frutos vermelhos ajudam na melhoria do perfil lipídico, nomeadamente através da redução do colesterol LDL e triglicerídeos, conferindo proteção de doenças cardiovasculares.

Além disso, desempenham uma atividade anti-inflamatória e devido ao seu teor de potássio, ajudam no controlo e normalização da pressão arterial, prevenindo a hipertensão arterial e reduzindo o risco de AVC e enfarte do miocárdio

Sabia que?

    As framboesas são ótimas para grávidas, devido às elevadas quantidades de ácido fólico.

    Os arandos têm propriedades antibacterianas que ajudam a combater infeções provocadas pelas bactérias coli e a H. pylori.

    Frutoscomo o morango e a groselha, por exemplo, contêm grandes quantidades de vitamina C, ajudando, por isso, na prevenção do cancro da próstata.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados