Yoga, o exercício para o corpo e a mente

Yoga, o exercício para o corpo e a mente

O yoga veio da Índia há milhares de anos e já conquistou adeptos em todo o mundo pelo benefícios físicos e psicológicos que é capaz de oferecer. Perceba como funciona e qual a diferença entre os vários tipos de yoga que se praticam em Portugal.


yoga-o-exercicio-para-o-corpo-e-a-mente



O que é

O yoga é uma atividade física e mental que visa a união do corpo e da mente, promovendo o equilíbrio integral da pessoa a todos os níveis. Através de determinados exercícios e posições do corpo associados à respiração — a que se chama posturas - o yoga promove o relaxamento, o equilíbrio e a consciência. A palavra yoga tem vários significados: controlar, unir, concentrar.


Mil e um benefícios

Alguns adeptos do yoga afirmam que esta atividade os ajuda a organizar a mente nomeadamente a estabelecer prioridades e controlar melhor as emoções. Mas, segundo vários estudos, a prática do yoga contribui para o bem estar a todos os níveis. Uma tese de doutoramento em Harvard, para a qual foram realizados dezenas de ensaios clínicos para comprovar os efeitos desta prática e mostrou que o yoga contribui para equilibrar os níveis de tensão arterial e a taxa de colesterol, além de ajudar a reduzir a obesidade. A tese foi aceite pela comunidade científica e, nos últimos 15 anos, foram publicados mais de 200 estudos sobre os benefícios do yoga que comprovam a sua importância na prevenção e cura de doenças respiratórias e cardiovasculares, diabetes, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e problemas de coluna, entre outras, além de aliviar as dores em geral.


Os vários tipos de yoga

Existem vários tipos de yoga, uns centrados na meditação outros mais exigentes fisicamente, o que permite escolher o que melhor corresponde aos seus objetivos. Sintetizamos abaixo os mais praticados em Portugal:

Ananda – é um yoga com exercícios suaves que visam preparar para a meditação. Às diversas posturas associa afirmações e exercícios que canalizam a energia para o interior do corpo, seja órgãos específicos ou simplesmente regiões.

Hatha – é o estilo de yoga mais conhecido e baseia-se em exercícios, movimento, respiração e meditação. Quando o praticante já consegue executar corretamente as sequências de posturas, estas chegam a funcionar como massagem interior do organismo, beneficiando órgãos e regiões, conferindo-lhes vitalidade de poder de regeneração. Existem vários tipos de Hatha Yoga.

Swásthya Yoga – também é muito conhecido e praticado em Portugal. Os seus exercícios têm efeitos muito rápidos no aumento de flexibilidade e no fortalecimento dos músculos, tornando-os mais definidos. Beneficia também a coluna vertebral e os sistemas endócrino, respiratório e circulatório.

Hot – é praticado em ambientes aquecidos a temperaturas entre os 38º C e os 41º C. Surgiu em Beverly Hills e também é conhecido por yoga das estrelas.

Integral – tem como objetivo a integração dos vários aspetos do ser. Implica posturas, técnicas respiratórias relaxamento profundo para se chegar à meditação eficaz.

Ivengar – este estilo de yoga foi criado pelo instrutor B. Ivengar no princípio do século passado. Utiliza suportes como blocos ou cintos para ajudar a conseguir um alinhamento e uma precisão perfeitos durante a execução das posturas. 

Raja – é baseado na meditação e praticamente não inclui trabalho físico. Propõe a jornada interior como caminho para o equilíbrio e o controlo do própria vida e pensamentos, ajudando a fazer desaparecer o hábito de pensar, sentir e reagir de forma negativa.

Sivananda – consiste em séries de doze posturas com a conhecida saudação ao sol, mantras (espécie de orações musicadas que ao serem pronunciadas emitem vibrações específicas) e respiração.

Yoga para crianças – segundo a Confederação Portuguesa de Yoga, esta atividade oferece inúmeros benefícios a crianças de todas as idades. Preserva a sua flexibilidade, pureza, imaginação e criatividade, bem como a sua grande capacidade de aprendizagem, estimula a sua capacidade de concentração e ainda prepara para as mudanças hormonais da adolescência e da passagem para a vida adulta ajudando o jovem a manter-se sempre positivo em relação a si próprio, aos outros e ao mundo.

Se acredita que a prática de Yoga pode contribuir para a sua qualidade de vida e não conhece locais onde pode começar, visite alguns centros e escolas e escolha aquela que melhor cumpre com as suas expetativas. Entre os vários estilos, vai com certeza encontrar aquele que mais lhe agrada.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados