A gastrite é uma patologia que resulta da inflamação da mucosa que reveste o estômago.

Esta película tem a dupla função de proteger o estômago dos ácidos que este produz e de facilitar o processo digestivo. A gastrite provoca dores de estômago, problemas digestivos e divide-se em dois tipos:

Gastrite aguda – inflamação súbita com sintomas intensos.

Gastrite crónica – inflamação da mucosa que se prolonga no tempo.

gastrite nervosa, semelhante à gastrite aguda, distingue-se por estar ligada à vertente emocional que determina o agravamento dos sintomas: stress e acontecimentos traumatizantes, entre outros.

gastrite Helicobacter pylori, bactéria responsável pela gastrite.

A gastrite pode ter origem nervosa.

Causas da Gastrite

A gastrite pode ter na sua origem:

  • Bactérias – Helicobacter pylori (H. pylori) é a bactéria responsável pela maioria das gastrites. É transmitida de pessoa para pessoa, bem como através da água e alimentos contaminados.
  • Medicamentos e tratamentos – a toma regular de anti-inflamatórios pode causar irritação e inflamação da mucosa. Outra causa, mais rara, é a radioterapia que pode ter uma ação nociva na mucosa.
  • Patologias – as doenças autoimunes ou associadas ao aparelho digestivo, como a doença de Crohn, podem originar gastrite, embora seja mais raro.
  • Outros vírus ou fungos.

Os hábitos de vida, nomeadamente uma alimentação rica em gorduras e fritos, consumo regular de bebidas alcoólicas e drogas, stress e ansiedade, são fatores que levam, na maioria das vezes, ao agravamento de sintomas existentes.

Sintomas da Gastrite

A palavra “gastrite” é usada, em muitas situações, para designar dores na zona superior do abdómen que não se devem a esta patologia. Por outro lado, existem pessoas que sofrem de gastrite sem sintomatologia. De um modo geral, os principais sintomas da gastrite são:

  • Mal-estar.
  • Indigestão.
  • Sensação de ardor no estômago.
  • Dor na parte superior do abdómen.
  • Náuseas e vómitos.

NOTA: A presença de sangue no vómito, nas fezes ou a ocorrência de fezes escuras são sinais de hemorragia no estômago, que pode indicar úlcera gástrica ou outras patologias.

Tratamento da Gastrite

Diagnosticar e travar esta inflamação é importante, uma vez que se não for tratada pode originar úlceras gástricas, hemorragia gástrica e outros problemas mais raros, como o cancro.

O diagnóstico é feito com base na análise das queixas, hábitos de vida e outros fatores. Em certos casos, podem ser feitas análises ao sangue ou às fezes, para detetar a presença da bactéria e exames como o raio-X e a endoscopia digestiva.

O tratamento pode englobar:

Medicamentos

  • Antiácidos, para neutralizar ácidos gástricos e aliviar a dor.
  • Antibióticos, para eliminar a bactéria H. pylori.
  • Medicamentos, como inibidores da bomba de protões, para reduzir a produção de ácidos pelo estômago, tratar e aliviar o mal-estar.

Alteração de hábitos de vida

  • Adotar uma dieta equilibrada e saudável, fazer mais refeições por dia, ingerindo menos quantidades de cada vez.
  • Suspender a toma ou substituir os fármacos na origem do problema por alternativas menos agressivas para o estômago.
  • Gerir o stress. 

Artigo revisto e validado pelo especialista em Medicina Geral e Familiar José Ramos Osório.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados