O melanoma é um tumor maligno, considerado o tipo de cancro de pele mais perigoso devido facilidade de propagação para outros orgãos e tecidos.

Desenvolve-se nos melanócitos,células responsáveis pela pigmentação cutânea, e pode surgir espontaneamente na pele ou desenvolver-se a partir de um nevo (vulgarmente designado por sinal) já existente.

Esta patologia pode manifestar-se tanto no sexo masculino como feminino, estando associada aos danos provocados pelos raios solares. Para além das zonas expostas ao sol - tronco e membros - o melanoma pode surgir noutros pontos menos visíveis, como a planta dos pés, palma das mãos e unhas. Pode inclusivamente surgir associado às mucosas de outros órgãos, como os olhos, nariz, boca, aparelho urinário e genital.

melanoma Ilustração de um melanoma, que ocorre quando omelanócitos começa a reprodução descontrolada, invadindo o tecido circundante.

Estima-se que 30 por cento dos casos tenham origem num nevo pré-existente.

Causas de Melanoma

Embora a causa exata deste tumor permaneça por identificar, sabe-se que a exposição a raios ultravioleta (sol, solários) aumenta o risco de ter a doença. Outros fatores de ordem genética e ambiental podem estar associados a esta à mesma, contudo os especialistas consideram que os raios solares são a principal causa da anomalia nas células dos melanócitos que está na origem do melanoma.

Existem alguns fatores de risco:

  • Pele clara (fotótipos mais baixos caracterizados por pele e olhos claros, propensão para sardas).
  • Antecedentes familiares de melanoma.
  • Exposição solar excessiva e/ou historial de queimaduras solares (escaldões) na infância e adolescência.
  • Sistema imunitário fragilizado.

Sintomas de Melanoma

Por norma, o melanoma desenvolve-se nas áreas mais expostas aos raios solares: costas, pernas, braços e rosto. O primeiro sintoma de melanoma é o aparecimento ou alteração da forma de um nevo. A configuração normal de um nevo é: cor uniforme, limites definidos, forma regra geral redonda/oval e dimensão de cerca de 6 milímetros. As caraterísticas que tornam um nevo potencialmente perigoso são:

  • Inflamação e irritação.
  • Prurido.
  • Aparência assimétrica, forma irregular.
  • Contorno irregular e mal definido.
  • Tonalidade diferente (zonas mais escuras/claras do que outras).
  • Diâmetro superior a 6 milímetros.
  • Alterações na forma, cor, tamanho ou elevação na superfície da pele.

A partir dos 40 anos, o aparecimento de um sinal (nevo) ou nova lesão na pele é considerado um risco que deve ser avaliado por um dermatologista.

Tratamento de Melanoma

O diagnóstico de melanoma passa, em primeiro lugar, pela avaliação de todas as lesões e manchas da pele a olho nu e através de um dermatoscópio (aparelho que amplia a imagem, permitindo visualizar o nevo aumentado e detetar uma eventual malignidade). Posteriormente, recorre-se à biópsia para confirmar as suspeitas do clínico.

O sucesso no tratamento deste tumor depende, em grande parte, da fase em queé detetado. Uma deteçãoo precoce permite a excisão total do tumor enquanto está limitado a uma localização específica, minimizando o risco de metastização. Se for detetado mais tardiamente, o tumor poderá ter afetado outros órgãos. Consoante o estadio em que se encontra o melanoma, o tratamento pode englobar quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, bem como a cirurgia.

A prevenção é a principal arma contra esta patologia, pelo que se recomenda consultar um dermatologista caso detete um nevo suspeito e fazer uma avaliação anual, se tiver antecedentes familiares da doença.

Artigo revisto e validado pela especialista em Medicina Geral e Familiar Isabel Braizinha.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados