6 vantagens de treinar com um Personal Trainer

6 vantagens de treinar com um Personal Trainer

Nutrição e Fitness
Última atualização: 10/08/2022
  • O serviço de personal trainer deixou de ser uma realidade apenas para alguns e atualmente generalizou-se a todas as idades e objetivos.
  • O treino personalizado distingue-se pela existência de uma planificação cuidada da parte de um profissional do exercício físico atendendo às características, necessidades e objetivos específicos de cada pessoa em particular.
  • O treino personalizado tem várias vantagens, podendo mesmo, em populações especiais, ser a única forma segura de praticar exercício físico.
  • Os treinos ao ar livre e ao domicílio são uma tendência a ganhar cada vez mais adeptos.
personal trainer

O treino personalizado é um conceito que se tem vindo a implantar fortemente nos últimos anos. Com a ajuda de um personal trainer é possível ter um treino à medida, mais motivador e com resultados mais rápidos. Conheça melhor os benefícios do exercício acompanhado.

De acordo com vários estudos, quase metade (46%) das pessoas que decidem frequentar um ginásio não tem um objetivo específico em mente e, das que têm,  quase três quartos (74%) não estabelecem um prazo para atingir esses seus objetivos. E esse é o principal motivo que leva às desistências da prática de exercício físico.

A verdade é que, tal como em qualquer outra área da nossa vida, é preciso estabelecer metas e objetivos de forma a mantermos o foco e a motivação.

O treino acompanhado pode ser uma solução, até porque se há alguns anos o personal trainer era uma realidade apenas para alguns, hoje em dia é um serviço que se generalizou a todas as idades, objetivos e que está mais acessível ao orçamento dos portugueses. A oferta deste serviço é atualmente comum à grande maioria dos ginásios, existindo além disso empresas vocacionadas para o conceito de treino personalizado/acompanhado que o disponibilizam ao domicílio ou em espaços ao ar livre.

O que distingue o treino personalizado

Recomendado a todas as pessoas (população saudável, população clínica, atletas), o treino acompanhado distingue-se pela existência de uma planificação cuidada da parte de um profissional do exercício físico atendendo às características, necessidades e objetivos específicos de cada pessoa. Os objetivos podem ser de cariz estético ou de saúde, passando pela perda de massa gorda, aumento da massa muscular e melhoria da aptidão física de uma forma geral.

Um treinador pessoal é uma ótima alternativa para quem:

  • Pretende abandonar o sedentarismo e iniciar a prática de exercício físico mas não sabe como começar.
  • Tentou de tudo sem sucesso para perder peso.
  • Tem algum problema de saúde específico.
  • Procura obter o rendimento máximo nos seus treinos.
  • Não consegue encontrar motivação para treinar sozinho.

As vantagens do treino acompanhado:

  1. Treino à medida e com resultados rápidos: sendo orientado para as caraterísticas específicas de cada um, através do treino personalizado será mais fácil e rápido alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Para quem já treina habitualmente mas não vê os resultados pretendidos, o conhecimento de um treinador pessoal permitirá potencializar o treino, através de estímulos e metodologias de trabalho diferentes.
  2. Permite corrigir erros: sob a supervisão do personal trainer, serão corrigidos os erros de execução técnica dos exercícios, privilegiando-se a correção postural de forma a evitar lesões e padrões posturais prejudiciais.
  3. É mais seguro: a intensidade e volume do treino são monitorizados com base nos conhecimentos do treinador, tendo em conta a condição física e tipo de objetivos que pretende alcançar.
  4. É mais facilmente quantificável: as reavaliações periódicas da composição corporal e capacidades físicas permitem analisar a evolução em todos os parâmetros e reajustar o treino de acordo com os objetivos traçados.
  5. É mais motivador: o personal trainer contribuirá para evitar a rotina e monotonia dos treinos, diversificando o trabalho desenvolvido e levando-o a sentir-se mais motivado e a não desistir.
  6. É mais ajustável ao tempo disponível: cada treino é agendado de acordo com a sua disponibilidade. Em conjunto irão encontrar estratégias para gerir o tempo, de forma a atingir a regularidade necessária para atingir resultados.

Treino acompanhado em populações especiais

O recurso a um personal trainer pode, em muitas situações, ser a única forma segura de praticar exercício físico. É o caso, por exemplo, de grávidas, idosos e populações com necessidades especiais, que irão beneficiar do treino acompanhado.

Pessoas com problemas de saúde como diabetes,  doenças cardiovasculares, obesidade, hérnias, osteoartrose, fibromialgia, mobilidade reduzida, entre outros, também beneficiam se recorrerem a um personal trainer. Por exemplo, no caso de pessoas com problemas cardíacos é essencial a monitorização dos parâmetros de intensidade, enquanto no caso de problemas musculoesqueléticos há que fazer um controlo da correção postural e da execução técnica correta dos exercícios.

Trabalho conjunto

Nestes casos em que existe algum tipo de limitação, o personal trainer pode inclusivamente trabalhar em conjunto com o médico de forma a garantir a sua segurança e acelerar o processo de recuperação.

A escolha do serviço

Na escolha de um personal trainer deverá ter em conta as qualificações e conhecimentos teóricos e práticos do profissional. A empatia é também um fator importante para o sucesso neste trabalho conjunto, bem como a disponibilidade horária, que deverá ir ao encontro das necessidades do cliente.

No momento de contratar o serviço, o cliente deve ter em conta os diversos programas e preços existentes e encontrar a melhor solução para si: treinos de uma hora, treinos de 30 minutos, treinos para duas pessoas em simultâneo e treinos de pequenos grupos, indoor ou outdoor.

 

Treinos ao ar livre e ao domicílio são uma tendência

Existem já várias empresas que disponibilizam o treino personalizado ao ar livre, num jardim ou espaço ao ar livre perto de si. A liberdade de treinar nos melhores espaços verdes é um conceito em crescimento, sendo normalmente um serviço associado a uma aplicação, na qual se pode escolher, além do personal trainer, o sítio onde se quer treinar. Além disso, permite que quando vai de férias ou se desloca em trabalho para outra zona do país possa continuar a praticar exercício físico, bastando para o efeito procurar as soluções existentes mais perto.

Se prefere o sossego e conforto da sua casa, saiba que pode usufruir do serviço de personal trainer ao domicílio. Esta é também uma modalidade em expansão, pois é possível trabalhar de acordo com os seus objetivos e necessidades específicas e, simultaneamente, poupar tempo ao evitar as deslocações. 

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados