Filetes de pescada com crosta de sementes de abóbora

Nutrição e Fitness
Última atualização: 15/12/2022

Uma receita crocante para quem gosta de pescada. Você experimenta a nossa sugestão, nós garantimos os elogios.

Filetes de pescada com crosta de sementes de abóbora

Para a salada:

50g agrião ou espinafre

75g rúcula

½ alface lisa ou frisada

1-2 cenouras

1-2 rabanetes

½ pepino

2 cebolinhas

4 colheres de sopa de óleo de cártamo

3 colheres de sopa de vinagre balsâmico

½ colher de chá de mostarda

½ colher de chá de mel

Pimenta e sal q.b.


Para os filetes:

500g filetes de peixe

50g sementes de abóbora picada

2 ovos

3 colheres de sopa de amêndoas picadas

2 colheres de sopa de pão ralado

Farinha (para panar), óleo e sal q.b.

Preparação | 45 minutos

> Lave e seque os agriões (ou espinafres), a rúcula e a alface. Corte os rabanetes em fatias finas. Corte o pepino em cubos (manter a casca é opcional). Corte as cebolinhas em anéis e rale a cenoura.

> Misture o vinagre balsâmico com o sal, a pimenta, a mostarda, o mel e o óleo de cártamo e reserve.

> Corte os filetes em tiras grossas e passe pela farinha. 

> Misture as sementes de abóbora com as amêndoas e o pão ralado. Bata os ovos com uma pitada de sal e passe os filetes. Em seguida passe-os na mistura das sementes.

> Frite em óleo quente até ficarem dourados. Escorra bem.

> Deite o molho que reservou sobre a salada e sirva os filetes com a salada.

Não é só o Popeye que precisa

Os espinafres trazem inúmeros benefícios à saúde. E podem ser consumidos de diversas formas: sopa, crus, saladas, etc.

São uma fonte de minerais (ex:cálcio, ferro), vitaminas e fibras. Os espinafres contêm fibras e um teor elevado de vitaminas A e K. Também têm carotenoides como o betacaroteno, luteína e xanteína, que protegem a saúde dos olhos, e folato, uma vitamina do complexo B importante para o bom funcionamento cognitivo.

Além disso, tem um elevado teor de ómega-3 que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Estudos comprovam que o espinafre contém níveis elevados de substâncias antioxidantes que protegem o organismo dos danos infligidos pelos radicais livres, substâncias as*sociadas ao desenvolvimento de cancro e de outras doenças.

Sementes de abóbora, um snack saudável

As sementes de abóbora, diversos benefícios para a saúde, já que são ricas em ómega-3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e minerais como o ferro e o magnésio.

Os principais benefícios da semente de abóbora para a saúde são:

1. Favorece o relaxamento e promove o bem-estar

As sementes possuem uma elevada quantidade de magnésio e triptofano, que são substâncias que atuam a nível cerebral, ajudando a combater o excesso de stress, o cansaço e estimular a memória.

2. Perda de peso

As sementes de abóbora são ricas em fibras, promovendo uma maior sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa diminua a quantidade de alimento consumida no dia a dia, ingerindo menos calorias e favorecendo a perda de peso.

3. Protege as células do organismo

Devido ao seu elevado teor de antioxidantes como os carotenoides e a vitamina E, as sementes de abóbora ajudam a proteger as células do organismo do efeito dos radicais livres, ajudando a diminuir a inflamação, assim como ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como o de estômago, próstata, cólon e mama.

4. Diminui a inflamação

As sementes de abóbora são uma excelente fonte de ómega-3, no qual exerce uma ação anti-inflamatória contra os processos de stress ou de doenças que possam causar um estado de inflamação no corpo, ajudando a proteger o organismo de doenças cardiovasculares e cerebrais e melhorando a memória.

5. Melhora a saúde da próstata e da tiroide

As sementes de abóbora são ricas em zinco, um mineral que é importante para fortalecer o sistema imunitário e que ajuda a regular o funcionamento da tiroide. Alguns estudos demonstraram que o consumo diário destas sementes ajuda a diminuir os sintomas de hiperplasia benigna da próstata e a melhorar a qualidade de vida.

Sabia que?

  • Espinafre é uma erva rasteira originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis;
  • O espinafre teve origem na Antiga Pérsia sendo muito conhecido como uma comida altamente nutritiva e saudável. Entretanto, a sua fama no ocidente descolou durante o século XX, principalmente por conta do famoso desenho Popeye;
  • Os espinafres são classificados consoante o tipo de folha;

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados