Fitness na palma da mão

Fitness na palma da mão

Nutrição e Fitness
Última atualização: 28/12/2022
  • A procura por soluções mais económicas tem ganho a sua popularidade. O desporto não foge à regra e, na ótica low-cost, é hoje possível aventurar-se pelo mundo das aplicações que existem para smartphones e que oferecem planos completos de exercícios a custo muito reduzido ou completamente grátis.
  • Este é um mercado imparável, com um mundo de opções, seja para praticar em casa - como é o caso do yoga, ginástica, crossfit ou HIIT - ou ao ar livre - como a corrida ou o mountain biking.
  • Tenha atenção que todas as lojas de aplicações obrigam a um registo e, no caso das não gratuitas, é necessário habitualmente a utilização de cartão de crédito.

Todos os dias surgem novas aplicações e dispositivos para quem quer treinar e registar os seus resultados. Deixamos, neste artigo, alguns exemplos de apps que podem ser verdadeiros aliadas no seu treino.

Longe vão os tempos em que os telemóveis serviam apenas para fazer ou receber chamadas. Atualmente, estes pequenos aparelhos, indispensáveis no nosso dia a dia, assumem diversas funcionalidades. Todos os dias surgem novas aplicações e dispositivos, um mundo de opções para quem quer treinar e registar os seus resultados.

Um mercado imparável

Um smartphone com as aplicações certas permite controlar quase toda a nossa vida. Podemos pagar serviços, ir às compras ou ao banco sem sair de casa, aceder e alterar documentos de trabalho, partilhar momentos da nossa vida pessoal e profissional e até praticar desporto. Todos os dias surgem novas aplicações que fornecem planos completos de exercícios adequados e seguros, sem que tenha de sair de casa.

Um mundo de opções

O desporto não foge à regra e também ele contempla um grande número de aplicações para todos os gostos. Seja para o sistema operativo Android ou iOS, são muitas as opções disponíveis para o utilizador. Hoje em dia é possível seguir um plano de treino completo sem sair de casa. Pode encontrar aplicações de musculação, corrida, ginástica ou qualquer outra modalidade. Deixamos alguns exemplos:

  • Runtastic mountain bikeCiclismo, mountain biking handbiking são as atividades que permitem o registo de dados nesta aplicação que tem a curiosidade de poder ser usada enquanto “Guest” ou recorrendo a credenciais do Facebook, a um endereço de e-mail ou a uma conta associada ao service runtastic.
  • RunKeeper: Esta é provavelmente a app favorita dos corredores. Além de permitir monitorizar os seus resultados e registar todas as suas corridas e dados como o tempo, velocidade, elevação, permite guardar os seus dados, de forma que possa ir acompanhando a sua evolução e consultar as suas estatísticas sempre que precisar. E se tem um objetivo de treino específico (como correr uma maratona, por exemplo), poderá definir o seu plano de treino, através da app. Além disso, se associar esta aplicação às suas redes sociais, depois de cada corrida, pode ainda partilhar os seus resultados com os seus amigos!
  • Freeletics: Se não tem dinheiro para investir em ginásios ou até disposição para apostar em grandes máquinas para ter em casa, a Freeletics é a app certa para si, pois permite fazer exercício com o peso do próprio corpo. Dispõe de vários planos de treino.
  • Sworkit: Esta aplicação possui planos de treino para todos os momentos e para todo o tipo de utilizadores. Basta introduzir o tipo de treino que pretende – força, cardio, yoga ou alongamentos – e o tempo de treino.
  • MyFitnessPal: Se o seu objetivo é cortar nas calorias, ficar em forma e de boa saúde, a MyFitnessPal tem tudo aquilo de que precisa. Com uma base de dados enorme sobre as calorias e os valores nutricionais de cada alimento, preparar refeições saudáveis vai deixar de ser uma grande dor de cabeça para passar a ser um prazer. E um prazer que ajuda qualquer utilizador a perder peso e a ficar em forma.
  • Yoga Wake Up: Imagine acordar com sons que acalmam e nos relaxam para 10 minutos de alongamentos matinais. A app Yoga Wake Up é uma boa substituta para o feed do Facebook ou Instagram. Acorde, alongue e prepare-se para um dia em cheio.
  • 7-Minute Butt Workout: Desenvolvida por uma empresa de aplicações dedicadas ao exercício físico, a 7-Minute Butt Workout é a app ideal para exercitar os glúteos e as pernas.
  • Couch to 5K: Do sofá para a maratona é o lema da Couch to 5K. Esta aplicação da Active Network vai ajudar os principiantes de corrida a prepararem-se para cruzarem a meta. O plano consiste em 30 minutos por dia, 3 dias por semana, durante 9 semanas. Basta fazer o download.
  • Keelo: Esta app dá-lhe acesso a um plano ao nível do Crossfit e HIIT, ou seja, rotinas de elevada intensidade que o levam a ficar em forma mesmo fora do ginásio. Tem até um treinador virtual que responde às suas questões e dá-lhe feedback que é (quase) tão personalizado como num ginásio.
  • Strava cycling: Permite registar todas as nossas voltas, fazer a análise da performancee e ainda avaliar as voltas dos nossos amigos do pedal.
  • Nike + Training Club: Mais de 100 treinos disponíveis, customizados para os objetivos de cada utilizador.
  • Daily Workouts free: De 5 até 30 minutos de treinos disponíveis, com mais de 95 exercícios diferenciados, com suporte de vídeo para ilustrar cada movimento.
  • Sweat with Kayla: Criada pela sensação do Instagram, a personal trainer Kayla Itsines, esta aplicação oferece programas de treino HIIT, que vão alterando de semana a semana, de acordo com a progressão do nível de fitness.
  • Pocket YogaPara quem pretende um apoio na incursão ao yoga, esta aplicação permite aperfeiçoar as posições, com opções para diferentes níveis de dificuldade. Ajusta-se ao tempo e ao nível de cada praticante, com o apoio de uma voz que o avisa quando deverá inspirar e expirar.

Tenha atenção

Deverá ter em atenção que todas as lojas de aplicações obrigam a um registo e, no caso das não gratuitas, há a introdução de um método de pagamento – feito, normalmente, com recurso a um cartão de crédito que pode ser criado virtualmente. A fatura é depois enviada para o seu e-mail.

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