Não posso ter filhos. E agora?

Maternidade
Última atualização: 07/02/2023

Em Portugal, segundo dados de 2009, estima-se que cerca de 10 por cento dos casais seja afetado por algum tipo de infertilidade. Por definição, existe infertilidade se, após 12 meses de relações sexuais regulares e sem contraceção, um casal não consegue engravidar.

O impacto que um diagnóstico de infertilidade tem no casal é devastador. De acordo com um estudo publicado no British Journal Of Medical Practitioners, a parentalidade marca uma viragem para a vida adulta em muitos casais e a incapacidade de realizar este projeto é vivida com grande angústia, raiva e stress, sendo comuns os sentimentos de perda de identidade e de culpa. Pensa-se que o stress seja vivido de forma mais intensa pela mulher. Contudo, o impacto deste diagnóstico, seja a nível individual, seja no seio do casal, é inegável, confirmam os autores do estudo.

Rede de apoio

A forma como cada pessoa lida com a notícia depende de fatores como a personalidade e expectativas, o contexto social ou familiar. O desânimo ou revolta são reações normais numa primeira fase e gradualmente ultrapassáveis, com o apoio certo. Desde o início, é importante manter um diálogo aberto e franco entre cônjuges, uma vez que a partilha de sentimentos, dúvidas e receios (na maioria das vezes comuns) reforça a união do casal. A infertilidade é um problema de saúde cujas causas são múltiplas — em 30 por cento dos casos ambos contribuem para o problema e noutros 10 não é possível identificar a causa — como tal, não pode nem deve existir atribuição de culpas.

Partilhar ou não partilhar

A decisão de revelar o problema à família, amigos ou colegas, é pessoal. Especialistas aconselham a definir com o parceiro e a tentar prever qual será o tipo de reação da pessoa, para perceber se poderá ser benéfico ou, pelo contrário, representar uma fonte acrescida de stress. É frequente ainda recorrer-se a associações, grupos de partilha, fóruns online para contactar com pessoas com a mesma experiência. Recorde-se, contudo, que para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas deve sempre optar por um especialista na área da infertilidade.

Encarar o problema

Ultrapassado o choque, o sentimento de perda e de negação que, muitas vezes, marcam as emoções iniciais, chega a altura de olhar para o futuro, analisar a situação com objetividade e identificar as medidas que podem ajudar a resolver o problema. São vários os fatores que condicionam a fertilidade, bem como as soluções que a Medicina tem ao dispor. O médico é e será o seu melhor aliado. Através da análise minuciosa da situação, envolvendo exames e consultas com ambos os elementos do casal, poderá indicar as estratégias a seguir.


Procurar ajuda especializada

Mesmo que esteja a lutar contra a infertilidade, ainda tem várias formas de experimentar a alegria de trazer uma criança para a sua casa. Os avanços médicos e científicos das últimas décadas têm sido marcantes.

  1. Drogas para a fertilidade: em alguns casos, muitas causas de infertilidade podem ser tratadas com cirurgia ou com uma combinação de drogas e hormonas.
  2. Tecnologia Reprodutiva Assistida: para alguns casais, mudanças no estilo de vida e medicação podem ser o primeiro passo numa viagem mais longa, ou podem não ser de todo uma opção. Dependendo da razão da infertilidade de um casal, podem ser necessários tratamentos mais envolvidos para resultar numa gravidez, como a fertilização in vitro. A medicina possui atualmente um leque vasto de tratamentos que dão resposta a muitas situações.
  3. Cirurgia: em alguns casos, a infertilidade também pode ser abordada através de cirurgia. Isto é mais comum quando uma mulher tem tecido a bloquear as suas trompas de falópio ou sofre de endometriose, que é uma condição em que o tecido uterino se forma fora do útero.
  4. Opções não medicinais: em muitos casos, gerar uma criança simplesmente não é possível. Quando a intervenção médica não é uma opção para um casal ou um adulto solteiro, então pode ser altura de considerar a adoção ou um portador gestacional.

Ignorar o problema é um erro a evitar, pelo que procurar ajuda através de uma consulta de fertilidade pode ser o primeiro passo para a realização do sonho do casal.

infertilidade afeta 10% a 15% dos casais em Portugal. Este é um problema de saúde complexo, mas para o qual a medicina tem cada vez mais respostas. Procurar ajuda especializada é o primeiro passo para avaliar a situação e, em muitos casos, realizar o sonho de ter um filho.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados