Qual a melhor altura do ano para fazer uma cirurgia plástica?

Qual a melhor altura do ano para fazer uma cirurgia plástica?

Se decidiu fazer uma cirurgia plástica é importante que siga todos os conselhos dados pelo especialista. Um deles é que algumas cirurgias sejam feitas no inverno por ser uma época naturalmente mais fria, o que ajuda a evitar o inchaço ou edema no pós-operatório.


qual-a-melhor-altura-do-ano-para-fazer-uma-cirurgia-plastica


Corrigir ou melhorar aspectos que não nos agradam no rosto ou no corpo é um dos principais objetivos de quem decide submeter-se a uma cirurgia plástica. Por outro lado, está comprovado cientificamente que as melhorias na imagem alcançadas através deste tipo de cirurgia levam a um aumento da autoestima.

Se está a pensar nesta possibilidade, fique a saber porque os meses mais frios são a melhor altura do ano para fazer uma cirurgia plástica.


Melhor altura do ano para fazer uma cirurgia plástica

Não é um mito que os meses mais frios são a melhor altura do ano para fazer uma cirurgia plástica. Precisamente por ser uma época naturalmente mais fria, o inchaço ou edema decorrente de alguns procedimentos (lipoaspiraçãoabdominoplastia, entre outras cirurgias) vai ser menor. O calor tem um efeito pro-inflamatório, pelo que importa evitá-lo, o que é claramente mais fácil nas estações mais frias.


Mais vantagens

Outra razão pela qual o outono/inverno pode ser mais aconselhável para a realização destes procedimentos médicos é a obrigatoriedade de usar, em determinadas cirurgias plásticas, e durante algum tempo, cintas elásticas. Esta exigência é bastante mais tolerável no inverno do que no verão.

Por outro lado, o mau tempo/frio fazem com que se passe mais tempo em casa, o que, por sua vez, facilita o repouso, etapa indispensável para a completa recuperação. Também garantem uma menor exposição ao sol, não aconselhável após uma cirurgia plástica – nomeadamente para não prejudicar o processo de cicatrização.


Não se esqueça…

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (SPCPRE), para que a cirurgia plástica obtenha os resultados esperados é fundamental que o paciente faça sempre a preparação pré-operatória aconselhada pelo especialista e respeite à risca as recomendações do especialista quanto ao pós-operatório.

Se tomar a decisão de se submeter a uma cirurgia plástica, deve optar por fazer uma cirurgia plástica nos meses mais frios é mais vantajoso. E, quando vier o verão, vai poder vivê-lo em pleno: com a imagem que sempre desejou.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados