Reflexologia, a pressão que cura

Relaxamento
Última atualização: 03/08/2022
  • A reflexologia é uma massagem técnica que consiste em fazer pressão, com os dedos das mãos, em determinadas áreas dos pés.
  • Trata-se de uma terapia holística, que encara o organismo como um todo, por isso os seus benefícios e efeitos são também eles a todos os níveis, seja ao nível físico, seja mental e emocional.
reflexologia-a-pressao-que-cura

A reflexologia é uma técnica de massagem oriental milenar cada vez mais procurada em todo o mundo. Não tem contraindicações e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades. É considerada uma terapia complementar, eficaz na prevenção de doenças e como coadjuvante de outros tratamentos.

O que é?

A reflexologia é uma técnica de massagem que consiste em fazer pressão, com os dedos das mãos, em determinadas áreas dos pés. Estas áreas ou pontos são onde se localizam as terminações nervosas correspondentes a cada grupo de órgãos, ou sistemas, do organismo.

Segundo a Association of Reflexologists, num tratamento de reflexologia todos os sistemas são tratados, criando as condições para que os processos internos de autorregulação funcionem. Ou seja, que o sistema de regeneração do próprio organismo seja ativado e este chegue ao seu equilíbrio natural. 

 

Porquê os pés?

Existem zonas reflexas por todo o nosso corpo e algumas delas permitem chegar com mais facilidade às terminações nervosas (baseadas nos meridianos da acupuntura), sobretudo os pés, as mãos, as orelhas. Em Portugal, a técnica mais utilizada é a podo reflexologia ou reflexologia nos pés. 

 

Benefícios e efeitos

A reflexologia é uma terapia holística, que encara o organismo como um todo. O primeiro benefício é uma sensação de grande bem-estar geral, em que a pessoa sente-se agradavelmente descontraída e, ao mesmo tempo, com mais energia e mais poder de concentração.

Alguns efeitos normalmente verificados são:

O que esperar de uma sessão de reflexologia?

De acordo com o International Institute of Reflexology, se nunca experimentou a reflexologia, é natural que se sinta um pouco nervoso na primeira sessão. Mas, a verdade é que pode contar com um terapeuta profissional, que o deixará desde logo à vontade e lhe dará a oportunidade de fazer todas as perguntas e responder a todas as dúvidas.

Além disso, nunca lhe será pedido para se despir. As únicas roupas a serem removidas são meias ou collants e os sapatos. De qualquer forma, é melhor usar roupas largas e confortáveis para que se se sinta mais descontraído.

No início da sua primeira sessão, o terapeuta irá realizar uma consulta completa sobre a sua saúde em geral, alimentação e estilo de vida. Isso envolverá saber qual a medicação que toma, as cirurgias recentes e quais as suas razões para experimentar a reflexologia. Certifique-se que conta tudo ao reflexologista, mesmo que possa parecer um sintoma insignificante.

Após construir uma imagem do seu estado de saúde atual, o profissional explicará como funciona a reflexologia e, em seguida, examinará seus pés e/ou suas mãos. Será pedido que coloque os seus pés num banquinho especial ou que fique reclinado numa cadeira ou deitado num sofá.

O tratamento começará com algumas técnicas de relaxamento suaves seguidas pela aplicação de pressão em cada um dos pontos reflexos.

 

Reflexologia: Tratamento passo a passo

A pessoa permanece vestida, descalça e confortavelmente sentada ou deitada. O terapeuta pode usar creme ou óleo para massajar melhor os pés, colocar música suave e regular a intensidade da luz para favorecer o relaxamento. Se preferir pode ficar de olhos fechados ou conversar durante o tratamento. Daqui se depreende que uma sessão de reflexologia é extremamente relaxante mas, por vezes, a pessoa sente uma dor ligeira quando há pressão num ponto que corresponda a um órgão em desequilíbrio. É o sinal que o organismo dá para que o terapeuta identifique eventuais problemas e trabalhe esse mesmo ponto de uma forma mais particular, sendo que a dor nunca deve ser intensa. A reflexologia não provoca cócegas, pois a forma como o terapeuta segura e manipula o pé não desperta esse tipo de sensação. Regra geral, uma sessão de reflexologia tem uma duração entre 40 a 60 minutos, e segundo o International Institute of Reflexology é recomendável começar por 4 a 6 sessões semanais para depois avaliar a necessidade de prolongar o tratamento.

Após o tratamento, será aconselhado a beber bastante água fresca (idealmente pelo menos 8 copos em 24 horas), para ajudar a eliminar as toxinas do seu corpo. Também é recomendado que evite o álcool e ingira apenas refeições leves.

 

Perguntas frequentes

Fique com as respostas do International Institute of Reflexology às perguntas mais frequentes.

  • A reflexologia é segura?
    Sim. A reflexologia é realizada por profissionais formados e têm o conhecimento e as habilidades para trabalhar com pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, incluindo a prestação de reflexologia profissional durante a gravidez, quimioterapia e cuidados paliativos.
  • A reflexologia é dolorosa?
    A reflexologia pode ser extremamente relaxante, no entanto, se houver uma parte do corpo desequilibrada, o ponto reflexo correspondente pode ficar dorido ou sensível enquanto o profissional trabalha para reequilibrar a área. Se a qualquer momento achar o tratamento doloroso, informe o profissional, pois é importante manter-se dentro da sua zona de conforto.
  • A reflexologia faz cócegas?
    Não. A forma como um reflexologista profissional segura e trabalha os pés é com uma pressão firme que não provoca cócegas.
  • Um reflexologista pode tratar da pele dura dos pés ou das unhas?
    Não. A menos que este também possua uma qualificação profissional de Quiropodia, não terá permissão para realizar tal trabalho.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados