Relaxar com a prática de surf

Quotidiano
Última atualização: 13/04/2023
  • O surf é uma modalidade que tem benefícios para o corpo e mente.
  • Conheça o testemunho da iniciação ao surf de Gabriel Martins e deixe-se inspirar. Quem sabe poderá ser o próximo a experimentar!

Como a vida não se resume apenas ao trabalho, deixe-se inspirar pelo testemunho de Gabriel Martins na sua iniciação ao surf! Este é um desporto desafiador, para alguns até um estilo de vida, que vale a pena ficar a conhecer melhor.

Benefícios do surf para o corpo e mente

Nem todos têm a vantagem de morar junta ao mar e poder experimentar o surf em qualquer dia da semana. Mas, quem o consegue fazer, obtém garantidamente os proveitos da máxima “mente sã em corpo são”.

Além de ser uma atividade recreativa divertida, ou mesmo um estilo de vida, permite obter vários benefícios para a saúde física e mental. Nomeamos o Top 8 da Health Fitness Revolution:

  1. Mais saúde cardiovascular: O surf é um ótimo exercício cardiovascular, que utiliza principalmente os músculos da parte superior do corpo para fazer o trabalho de remo e os músculos das pernas para guiar a prancha. Como envolve muito tempo de remo (e remar contra as ondas exige muito esforço) acaba por ser um treino de alta intensidade.
  1. Mais saúde mental e menos stress O exercício físico, especialmente uma modalidade tão divertida como é o surf, ajuda a compensar os efeitos negativos do stress.
  2. Mais vitamina D:  Como é praticado ao ar livre permite receber a vitamina D, que é tão importante para ter ossos fortes, pois regula a quantidade de cálcio e de fósforo no sangue. A vitamina D também ajuda a regular o crescimento das células da pele.
  3. Melhor sono:  São vários os estudos que mostram que o exercício regular, incluindo o surf, impacta o sono de forma positiva. O sono é importante porque permite a recuperação muscular e a sensação de se sentir revigorado.
  4. Treino:  Fortalece o core e as pernas e desenvolve o seu corpo através da mudança constante do movimento e da altura das ondas. Uma pessoa com 80 kg que pratique surf durante 30 a 60 minutos pode queimar até 130 a 260 calorias.
  5. Melhor equilíbrio:  Um dos melhores benefícios do exercício associado é a melhoria do equilíbrio. Para se manter na prancha, é necessário ter uma forte capacidade de manter o equilíbrio e essa capacidade é, naturalmente, refletida na vida quotidiana.
  6. Maior flexibilidade:  Também pode ajudar a aumentar a sua flexibilidade, facto que pode ajudar na prevenção de lesões dentro e fora da prancha.
  7. Mais autoestima:  Não é o desporto mais fácil de aprender. É preciso tempo, empenho e perseverança para progredir. Mas uma vez superada essa barreira, as recompensas são enormes. Além de desfrutar de todos os benefícios físicos e mentais que o surf tem para oferecer, poderá provar a si mesmo que pode atingir objetivos que parecem impossíveis de atingir.

 

Testemunho

Conheça o testemunho do surfista Gabriel Martins, que nos conta como foi a sua iniciação nesta que considera ser a sua atividade de eleição, e que, inclusivamente, guia muitas das suas decisões de vida.

“O surf surgiu na minha vida desde muito cedo. Quando era criança frequentava a praia Grande e passava horas a olhar o mar e admirar os poucos surfistas que haviam dentro de água. Como na altura era um desporto pouco divulgado (e pouco acessível), só mais tarde, com 20 e tal anos e durante uma viagem ao Brasil, tive a possibilidade de experimentar. Nesse momento, tudo aquilo que foi durante anos um sonho começou a materializar-se naquilo que hoje considero ser a minha atividade de eleição, e que guia muitas das minhas decisões de vida. Dessa viagem trouxe a minha primeira prancha e, chegado a Portugal, comprei o fato mais barato que encontrei e atirei-me literalmente à água, fazendo um dos erros mais comuns de quem se inicia no surf.

Foram muitas horas de esforço ‘desperdiçado’ e de frustração, a acreditar que os outros que estavam dentro de água eram uns predestinados ou que me tinha iniciado demasiado tarde neste desporto, até que conheci (na água) aquele que é hoje um dos meus grandes amigos, e que estava a iniciar uma escola de surf na Caparica. Foi a partir dessa altura, em que tive acesso a material específico de aprendizagem e a explicações detalhadas sobre tudo o que envolve este desporto, o material, o funcionamento das marés, o vento, a técnica associada aos movimentos e à evolução, que realmente comecei a progredir. Partilhei aulas de aprendizagem com adolescentes que hoje tentam ser profissionais e com pessoas com o dobro da minha idade, e todos terminávamos com o mesmo brilho nos olhos, a mesma boa disposição e a sensação de preenchimento que se obtém depois de estar duas ou três horas dentro de água. Este é precisamente o conselho que hoje dou a todos os que me dizem que gostavam de experimentar: procurem uma escola! As escolas providenciam todo o material, ensino profissional e seguro desportivo e o surf é literalmente para todos, mesmo para aqueles que não sabem nadar!

Hoje, 5 pranchas e 4 fatos depois, acabei por criar rotinas e procuro surfar todos os fins de semana (sim, mesmo de inverno com 3 ou 4 graus!). Ano sim, ano não, lá faço umas cinco aulinhas de aperfeiçoamento para fazer um refresh e me ajudar a desbloquear ou a aprender algo mais avançado. Na busca da melhoria acabei também por ganhar hábitos alimentares mais saudáveis, que me permitem controlar o peso (gosto muito de comer) e, simultaneamente, pratico um conjunto de outros desportos que permitem manter a forma, para estar sempre nas melhores condições no dia em que for surfar. Recomendo a natação, que é muito importante e oferece muitos benefícios para qualquer pessoa e, em complemento, um desporto mais “muscular” que permita manter força e explosão (atualmente pratico CrossFit, mas existem muitas outras alternativas nos ginásios).

O surf acabou também por acentuar o gosto pelas viagens e a exploração de lugares remotos na busca de ondas quentes e perfeitas, algo que vou tentando fazer sempre que posso e que tenho o sonho de dentro de mais uns anos poder partilhar com as minhas filhas. Comecei no verão passado a dar 'aulas familiares’ e tem sido muito gratificante ver o mesmo brilho nos seus olhos e sentir que o sal também já lhes começa a correr nas veias.

Boas ondas!”

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados