Sente-se stressado com o trabalho? Exercite-se

Sente-se stressado com o trabalho? Exercite-se

Saúde e Medicina
Nutrição e Fitness
Última atualização: 25/11/2022
  • Depois do horário de trabalho, os trabalhadores podem ter tendência a levar um estilo de vida mais sedentário.
  • No entanto, é aconselhada a prática de algum tipo de atividade física por causa de todos os benefícios que lhe traz.
  • O exercício físico, para além de ajudar a pessoa a lidar com o stress do dia a dia, leva também a um bem-estar geral.
  • A atividade física (que pode ser ao ar livre ou no interior da sua casas ou ginásio) que cada pessoa escolhe depende das suas necessidades e situação da naquele momento.

O exercício físico além de contribuir para manter o peso ideal, aumentar a massa muscular, a saúde óssea e melhorar o sistema imunitário, pode ser a chave para o seu sucesso no trabalho. Descubra como o exercício físico ajuda a substituir o stress pela confiança neste artigo!

Benefícios da atividade física

Por vezes, as pessoas podem viciarem-se na própria rotina. Isto pode resultar num estilo de vida mais sedentário depois do horário de trabalho. Na verdade, a função de muitos trabalhadores já implica um esforço físico e/ou emocional (como é o caso de enfermeiros ou trabalhadores de fábrica). É compreensível que depois do trabalho queiram descansar. No entanto, é importante guardar uns dias por semana para fazer alguma atividade física. Não só pelos benefícios que impactam a sua saúde física, mas também a sua saúde emocional, ajudando-o a enfrentar os desafios do dia a dia.

Vários estudos revelam que trabalhadores que praticam exercício físico com regularidade sentem mais confiança para enfrentar o stress do quotidiano profissional e familiar do que aqueles que não desenvolvem qualquer atividade desportiva. Adicionalmente, se estes períodos forem ao ar livre ainda se verifica um aumento do efeito positivo.

Bem-estar contagiante

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o stress é qualquer mudança que provoque desgaste físico, emocional ou psicológico. Apesar de toda a gente sentir stress, a maneira como cada pessoa lida com estas situações é que difere. Além disso, o stress pode se manifestar em muitos sintomas. Alguns deles são medo, preocupação, incapacidade de relaxar e aumento da frequência cardíaca.  Adicionalmente, pode ocorrer alteração nos padrões alimentares, dificuldade de concentração, agravamento de condições de saúde pré-existentes (física e mental) e aumento do uso de álcool, tabaco e outros drogas. Por isso, é importante encontrar maneiras de lidar com este problema do seu dia a dia.

Na verdade, cada pessoa tem uma reação diferente perante o stress, mas começa sempre por ser uma resposta do organismo perante uma situação que identifica como ameaçadora. É normal sentir ansiedade nos momentos mais difíceis. No entanto, se este sentimento for constante e duradouro, a pessoa fica sujeita a um desgaste prolongado. Este sentimento poderá deixar a pessoa mais vulnerável à irritabilidade, ao nervosismo, às más decisões e a um sistema imunitário fragilizado. Aliar a boa alimentação com alimentos ricos em nutrientes essenciais, a hábitos de vida saudáveis e ao exercício físico tem o poder, como demonstram inúmeras pesquisas científicas, de contrariar as emoções negativas associadas ao stress. O exercício estimula a produção de serotonina e endorfinas no cérebro, neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade, prazer, bem-estar e realização pessoal. Contrariando a ansiedade, a raiz do stress, enquanto aumenta a resistência, o autocontrole, a persistência e a memória.

Atividades físicas ideais

Muitos adultos ativos já perceberam a importância do exercício físico no bem-estar e como este contribui para o aumento de confiança no trabalho. Não é por acaso que a maior parte das pessoas que faz exercício físico regularmente prefere frequentar o ginásio nas primeiras horas da manhã, antes de iniciar o dia de trabalho. Igualmente, há também muitas outras pessoas que aproveitam a pausa do almoço para praticar exercício, yoga ou meditação. Existem outras pessoas que preferem ter alguns exercícios específicos que conseguem praticar dentro de casa. Deve escolher uma atividade que corresponda às suas necessidades e disponibilidade. A companhia de um amigo e a escolha de um ginásio ou espaço ao ar livre agradável tendem a aumentar a motivação. Também tem a hipótese de contratar um personal trainer para o recomendar os exercícios mais indicados para si e a forma correta de os fazer. Adicionalmente, o personal trainer fortalece a motivação da pessoa para que esta consiga chegar aos objetivos. É só uma das vantagens de treinar com um personal trainer.

body combat, o boxe, o spinning ou o body pump são eficazes no combate ao excesso de peso, mas podem não ser as atividades mais aconselhadas para libertar o stress. O seu carácter estimulante e competitivo não ajuda nesta situação. Em vez disso, prefira o pilates ou a hidroginástica que ajudam a manter uma boa postura e, simultaneamente, a controlar os níveis de stress. No entanto, tudo depende das necessidades e situação da pessoa naquele momento.

Exercício ao ar livre

No caso de não ser apreciador de ambientes fechados e de ginásios, tem outras opções. Movimentos tão simples como descer e subir escadas, caminhar e correr 1 ou 2 quilómetros ao ar livre contribuem bastante para as pessoas se sentirem bem em todas as áreas da vida. Se pertence ao grupo dos que alivia o stress com tranquilizantes e ansiolíticos, um café ou um cigarro (opções prejudiciais e que apenas criam um bem-estar efémero), aproveite para iniciar uma nova fase da sua vida e comece amanhã a correr atrás da sua autoconfiança. O exercício físico é o inimigo mais poderoso do stress e o seu maior aliado entre as quatro paredes do escritório ou na sua vida familiar.

Ao ar livre ou num ginásio praticar exercício físico é um excelente estimulante para combater o stress e ajudá-lo a sentir-se confiante. Principalmente neste período pós-pandemia, que trouxe ao de cima grandes obstáculos de saúde mental na maioria dos portugueses, fazer exercício físico ao ar livre ou num espaço fechado, só pode trazer benefícios. O poder da serotonina e das endorfinas libertadas durante a prática desportiva ou de relaxamento funcionam como escudo contra as energias negativas no trabalho, em casa ou noutros territórios da vida.

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