Sete atitudes preventivas para não ficar doente

Sete atitudes preventivas para não ficar doente

Saúde e Medicina
Última atualização: 28/11/2022
  • O inverno é uma altura propícia para o desenvolvimento de infeções respiratórias, o que faz com que seja necessário existir um cuidado acrescido para não ficar doente.
  • Algumas bebidas, alimentos e a suplementação com vitaminas ou probióticos podem ser importantes no controlo e tratamento destas doenças.
  • Praticar meditação, limpar e arejar a casa são também passos fundamentais para se manter protegido das doenças de inverno.
sete atitudes preventivas

O termómetro começa a mostrar temperaturas mais baixas, a chuva passa a neve nas terras altas e o sol teima em não aparecer durante semanas. Está feito o cenário perfeito para que os pequenos vírus surjam em força e ataquem os sistemas imunitários mais fragilizados. Nariz a pingar, espirros e tosse são comuns durante o inverno, mas atenção, não são uma inevitabilidade. Damos-lhe uma ajuda com estas sete dicas para passar estes meses frios sem gripes nem constipações.

1. Beba Leite Dourado

Este leite é feito com base em bebidas vegetais, curcuma, mel e especiarias. A curcuma fortalece o sistema imunitário e é anti-inflamatória, reduzindo as denominadas “citocinas” que provocam as reações inflamatórias do organismo. Devido a este efeito, e segundo um estudo recente, este componente tem vindo a ser estudado pelo seu papel em várias doenças onde a inflamação está presente (cancro, artrite reumatoide, obesidade, alergias ou esclerose múltipla), revelando um potencial terapêutico nestas condições.

Além desta propriedade da curcuma, e ao ser servida quente acompanhada de gengibre, junta-se o efeito termogénico (produção de calor), o que é bom para aquecer as noites frias e estimular o metabolismo.

2. Aposte no Kuzu

O Kuzu (ou Kudzu) é uma planta com origens na América do Sul e nas montanhas do Japão cuja raiz e flor têm sido usados para diversos fins. O amido da raiz é usado na culinária como espessante – para engrossar molhos, por exemplo – mas tem fins terapêuticos muito variados. Além de fortalecer o sistema imunitário, pode ser usado em casos de constipação ou gripes ainda em fase inicial. Para atuar como revitalizante ou para evitar uma gripe mais forte, siga esta receita:

  1. Dissolva uma colher de chá rasa de kuzu num pouco de água fria.
  2. Junte uma chávena de água fria e deixe levantar fervura enquanto mexe constantemente.
  3. Adicione uma pitada de sal ou um pouco de molho de soja.

3. Beba chá verde

Já são vários os estudos a ligar a L-teanina – um aminoácido presente no chá verde – à prevenção da gripe. Num deles, foi usada uma amostra de 197 profissionais de saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros. Desse total, 98 receberam cápsulas de L-teanina e 99 receberam placebo. A incidência de casos de gripe foi significativamente menor naqueles a quem foi dado este suplemento, com apenas 4 participantes do primeiro grupo a ficarem doentes. Já no grupo a quem foi administrado placebo, esse número subiu para 13.

4. Probióticos

Não vamos florear a situação: probióticos são bactérias, que, quando tomados na dose certa, trazem diversas vantagens para o organismo, principalmente no reforço do sistema imunológico e no tratamento de condições gastrointestinais como a síndrome do intestino irritável. Um estudo alemão, completado por 454 homens e mulheres entre os 18 e os 67 anos, veio provar que o consumo de três probióticos (Lactobacillus gasseri, Bifidobacterium longum SP, B. bifidum MF), durante três meses de inverno poderia influenciar na gravidade dos sintomas, incidência e duração da gripe comum. O consumo de bactérias probióticas diminui a duração dos episódios de gripe e constipação em dois dias, reduzindo a severidade dos sintomas em 20%.

É sempre bom relembrar que os probióticos se encontram em alimentos comuns como o iogurte, os pickles ou o queijo envelhecido. Aconselhar-se com o seu médico ou farmacêutico aquando da escolha dos probióticos que serão adequados para si é importante, de forma a adaptar a sua toma ao seu histórico clínico e características individuais.

5. A vitamina C não vem (só) da laranja

A vitamina C é uma substância amplamente reconhecida como importante no tratamento e na prevenção de infeções respiratórias. Um estudo recente descreve a capacidade da vitamina C de reduzir a incidência e duração de infeções respiratórias, bem como a redução da mortalidade e dias de hospitalização no caso das infeções mais graves.

Durante décadas, a laranja foi sempre apresentada como o fruto com mais potencial de vitamina C do mercado. Mito. Existe uma vasta lista de alimentos mais ricos neste nutriente, como é o caso do kiwi, o camu-camu, a papaia ou o pimento vermelho cru. Por isso, o ideal é apostar nestes alimentos o ano inteiro como forma de prevenção e de uma forma mais intensiva no inverno, altura em que o sistema imunitário precisa de uma dose extra de proteção.

6. Praticar meditação

Um estudo recente dos Estados Unidos concluiu que as pessoas que praticam meditação, complementada com exercício físico moderado, ganham defesas extra contra gripes e constipações. A investigação teve em conta uma amostra de 149 pessoas, dividida entre quem praticava meditação, quem praticava meditação conjugada com exercícios de corrida ou bicicleta e, por fim, também por aqueles sem qualquer tipo de atividade. Os resultados são surpreendentes: as pessoas que meditavam tiveram 27 episódios de sintomas relacionados com gripes e constipações, que duraram 257 dias e as que conjugavam a meditação com outro tipo de exercício, diminuíam esses episódios para 26, com duração de 241 dias. Já as que não meditavam nem tinham qualquer atividade física, tiveram sintomas gripais 40 vezes, com uma duração total de 453 dias.

7. Limpar e arejar a casa

Está frio e a verdade é que pouco apetece abrir as janelas para deixar a casa arejar. Mas é essencial, isto se quiser evitar que o seu quarto passe a ter o ambiente ideal para a propagação de vírus. Além disso, há sempre vantagens em respirar ar fresco. Sair de um ambiente fechado e fazer uma caminhada num jardim só traz benefícios para a saúde.

Não existem milagres para um inverno sem gripes. Existem sim pequenas mudanças, como estas que apresentámos, que podem fazer a diferença e ajudá-lo a passar os meses mais frios sem espirros, tosses e constipações.

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