Verdades e mitos sobre a queda de cabelo

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 08/08/2022
  • A queda de cabelo é um tópico frequentemente associado a mitos e preconceitos.
  • Existem diversos fatores que aumentam ou previnem a queda de cabelo, muitos deles ligados a atitudes do dia a dia, e que, portanto, podem ser evitados ou promovidos, respetivamente.

O tema da queda de cabelo está geralmente associado a muitos mitos, sendo difícil identificar quais o são, e quais são a verdade. Neste artigo, desmistificamos este tema, para que possa proteger e cuidar do seu cabelo. Ele agradece.

Quem é que nunca ouviu dizer que lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz do cabelo? Ou que arrancar um fio de cabelo branco faz nascer logo dois no seu lugar? Ou que, se não secarmos os cabelos após o banho, eles caem? Não se assuste.

A alopécia, condição na qual a queda de cabelo é mais intensa e pode ter diversas causas, é um medo comum da população adulta, associada a consequentes estigmas e problemas psicológicos. Por isso, a queda de cabelo encontra-se rodeada de mitos, sem qualquer base científica que os comprove. No entanto, nem toda a queda de cabelo é sinal de alopécia, e alguns fatores podem promover ou limitar a queda de cabelo.

Por exemplo, o uso frequente de produtos químicos, habitualmente utilizados para tingir o cabelo, provoca efeitos nocivos na haste do cabelo. O importante é estar atento aos sinais para poder agir e saber distinguir os mitos dos factos. 

Verdades e mitos sobre a queda de cabelo

1) A alimentação influencia a qualidade do couro cabeludo.

Verdade: Existe uma relação importante entre a nutrição e a saúde capilar. Uma alimentação equilibrada é extremamente importante para a saúde não só dos cabelos, mas da pele e das unhas. A carência de alguns nutrientes pode levar à queda ou quebra dos fios e à falta de brilho. Vitaminas do complexo B, betacaroteno (pró-vitamina A), zinco, ferro, silício e cisteína (rica em enxofre) são os nutrientes que mais ajudam a dar força e brilho aos cabelos. No entanto, um artigo recente salienta que não existem, ainda, evidências fortes o suficiente para recomendar a suplementação de vitaminas a pessoas que não tenham deficiência das mesmas, com vista a melhorar a queda de cabelo. Mantenha uma alimentação equilibrada e garanta que obtém um valor suficiente destes nutrientes para manter o seu cabelo saudável.

2) Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

Mito: A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares, onde estão concentradas as células germinativas que promovem o crescimento do cabelo. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, noutro momento, pois já estavam em fase de queda. Manter os cabelos sujos, por outro lado, impede o crescimento e pode levar à obstrução dos poros. A lavagem apenas faz com que os cabelos que já estão soltos se desprendam com mais facilidade.

3) Caspa é sinal de falta de higiene?

Mito: A caspa é “apenas” um dos sintomas da dermatite seborreica e não tem qualquer ligação a maus hábitos de higiene. Uma revisão da literatura realizada por investigadores dos Estados Unidos da América explica que estas condições estão relacionadas, tendo como consequência a formação de zonas de descamação de pele, com prurido associado, mas sem sinais de inflamação. No caso da caspa, esta limita-se geralmente ao couro cabeludo; a dermatite seborreica, por si, pode apresentar-se também em zonas como a cara, área retroauricular e parte superior do peito.

4) Após o parto a queda de cabelo acentua-se?

Verdade: Cerca de 4 meses após o parto é bastante frequente muitos fios de cabelo entrarem prematuramente na fase de queda, levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno, e esses cabelos voltarão a crescer normalmente passado algum tempo. Um artigo da Revista Portuguesa de Dermatologia explica que estas alterações estão ligadas a mudanças hormonais nos níveis de estrogénio e progesterona.


5) Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?

Mito: Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, nadadores como Michael Phelps, o mais medalhado atleta olímpico de sempre – estaria com toda a certeza, calvo. Como já referimos, a lavagem não interfere nos bulbos capilares, não podendo interferir com a renovação de células que promovem o crescimento capilar.

6) Cortar o cabelo fortalece-o?

Mito: Cortar o cabelo não o deixa mais forte, contudo permite que a haste capilar (o que normalmente denominamos de ‘fio de cabelo’) tenha um aspeto mais saudável, pois são cortadas as pontas (normalmente a parte mais danificada do cabelo).


7) Existe um champô ideal para cada cabelo de forma a evitar a queda?

Mito: O importante é que o produto que utiliza respeita o seu tipo de cabelo, mas o champô apenas atua na haste capilar, não tendo influência na queda.

8) Os brushings, a utilização de produtos químicos e outras manipulações agressivas devem ser evitadas?

Verdade: Os brushings, os penteados com apanhados e o uso de elásticos devem ser evitados, uma vez que arrancam cabelos que não estão em fase de queda. A utilização de químicos para coloração do cabelo deve ser reduzida.

9) O stress pode potenciar a queda do cabelo?

Verdade: A chamada “hormona do stress”, o cortisol, está envolvida na disrupção do ciclo de crescimento do cabelo. Um artigo recente indica que, quando presente a níveis elevados, esta hormona pode reduzir a produção e acelerar a degradação de componentes essenciais, como o ácido hialurónico e os proteoglicanos, que têm funções essenciais na promoção do crescimento capilar. Em patologias como a ansiedade, esta hormona encontra-se aumentada, podendo existir queda de cabelo mais frequente.

Em conclusão…

Existem vários mitos sobre a queda de cabelo, e, ao desmistificá-los, poderá não só tratar melhor do seu cabelo, mas também limitar a desinformação que está associada a este tema. Tenha uma alimentação equilibrada, evite o stress e utilize técnicas de tratamento do cabelo adequadas, de forma a garantir o melhor cuidado possível do seu cabelo.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados