Yoga, o exercício para o corpo e a mente

Quotidiano
Última atualização: 10/08/2022
  • O yoga é uma prática milenar com origem na Índia que promove o equilíbrio entre o corpo físico e mental, através de várias posições e da coordenação destas com a respiração.
  • Equilibrar a pressão arterial e o colesterol, prevenir doenças cardiovasculares, respiratórias e combater a ansiedade, estão entre os inúmeros benefícios do yoga.
  • Há diversos tipos de yoga, como o Hatha yoga, o Hot yoga ou o Swásthya Yoga, permitindo cada um escolher aquele que mais se adequa a si.
yoga-o-exercicio-para-o-corpo-e-a-mente

O yoga veio da Índia há milhares de anos e já conquistou adeptos em todo o mundo pelos benefícios físicos e psicológicos que é capaz de oferecer. Perceba em que consiste esta prática milenar, quais os seus benefícios e qual é a diferença entre os vários tipos de yoga que se praticam em Portugal.

O que é o yoga?

O yoga é uma atividade física e mental milenar com origem na Índia que visa a união do corpo e da mente, promovendo o equilíbrio integral da pessoa a todos os níveis. Através de determinados exercícios e posições do corpo associados à respiração — a que se chama posturas - o yoga promove o relaxamento, o equilíbrio, a consciência e o controlo sobre a mente. A palavra yoga tem vários significados: controlar, unir, concentrar. Durante a prática de yoga o objetivo é desafiar-se fisicamente, mas não sentir a sensação de “ser demasiado”, mantendo o foco na respiração e uma mente calma. Na sociedade atual com uma elevada quantidade de estímulos, que prejudicam a concentração, e com um quotidiano sobrecarregado com a vida pessoal e profissional, o yoga oferece um oásis de calma e serenidade.

Mil e um benefícios

Alguns adeptos do yoga afirmam que esta atividade os ajuda a organizar a mente nomeadamente a estabelecer prioridades e controlar melhor as emoções. Mas, segundo vários estudos, a prática do yoga contribui para o bem estar a todos os níveis. Uma tese de doutoramento em Harvard, para a qual foram realizados dezenas de ensaios clínicos para comprovar os efeitos desta prática mostrou que o yoga contribui para equilibrar os níveis de tensão arterial e a taxa de colesterol, além de ajudar a reduzir a obesidade. A tese foi aceite pela comunidade científica e, nos últimos 15 anos, foram publicados mais de 200 estudos sobre os benefícios do yoga que comprovam a sua importância na prevenção e cura de doenças respiratórias e cardiovasculares, neste caso ajuda a baixar a tensão arterial e a detetar desequilíbrios da mesma, diabetes, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e problemas de coluna, entre outras, além de aliviar a dor em geral.

Os vários tipos de yoga

Existem vários tipos de yoga, uns centrados na meditação outros mais exigentes fisicamente, o que permite escolher o que melhor corresponde aos seus objetivos. Sintetizamos abaixo os mais praticados em Portugal:

Ananda – é um yoga com exercícios suaves que visam preparar para a meditação. Às diversas posturas associa afirmações e exercícios que canalizam a energia para o interior do corpo, seja órgãos específicos ou simplesmente regiões.

Hatha – é o estilo de yoga mais conhecido e baseia-se numa combinação de vários estilos. É uma prática mais física, sendo composta por pranayama (exercícios respiratórios) para equilibrar a energia vital do corpo; asanas (posturas de yoga), as sequências das posturas são benéficas para vários órgãos e regiões do organismo, conferindo-lhes vitalidade e poder de regeneração; e savasana a parte do relaxamento que normalmente precede a meditação. Existem vários tipos de Hatha Yoga.

Swásthya Yoga – também é muito conhecido e praticado em Portugal. Os seus exercícios têm efeitos muito rápidos no aumento de flexibilidade e no fortalecimento dos músculos, tornando-os mais definidos. Beneficia também a coluna vertebral e os sistemas endócrino, respiratório e circulatório.

Hot – é praticado em ambientes aquecidos a temperaturas entre os 38º C e os 41º C. Surgiu em Beverly Hills e também é conhecido por “yoga das estrelas”.

Integral – tem como objetivo a integração dos vários aspetos do ser. Implica posturas, técnicas respiratórias relaxamento profundo para se chegar à meditação eficaz.

Ivengar – este estilo de yoga foi criado pelo instrutor B. Ivengar no princípio do século passado. Utiliza suportes como blocos ou cintos para ajudar a conseguir um alinhamento e uma precisão perfeitos durante a execução das posturas.

Raja – é baseado na meditação e praticamente não inclui trabalho físico. Propõe a jornada interior como caminho para o equilíbrio e o controlo do própria vida e pensamentos, ajudando a fazer desaparecer o hábito de pensar, sentir e reagir de forma negativa.

Sivananda – consiste em séries de doze posturas com a conhecida saudação ao sol, mantras (espécie de orações musicadas que ao serem pronunciadas emitem vibrações específicas) e respiração.

Yoga para crianças – segundo a Confederação Portuguesa de Yoga, esta atividade oferece inúmeros benefícios a crianças de todas as idades. Preserva a sua flexibilidade, pureza, imaginação e criatividade, bem como a sua grande capacidade de aprendizagem, estimula a sua capacidade de concentração e ainda prepara para as mudanças hormonais da adolescência e da passagem para a vida adulta ajudando o jovem a manter-se sempre positivo em relação a si próprio, aos outros e ao mundo.

É de ressalvar que a prática de yoga não adere a nenhuma religião ou sistema de crenças específico, sendo apenas uma ferramenta para alcançar o bem estar mental e emocional - "[O] Yoga é harmonizar-se com o universo. É a ferramenta de alinhar a geometria individual com o cósmico, para alcançar o mais alto nível de perceção e harmonia” - Se acredita que a prática de Yoga poderá contribuir para a sua qualidade de vida e não conhece locais onde pode começar, visite alguns centros e escolas e escolha aquela que melhor cumpre com as suas expetativas. Normalmente a primeira aula é gratuita para dar espaço à pessoa de escolher se é o tipo de yoga que mais se adequa a si e se criou empatia com o professor, um passo bastante importante na prática. Entre os vários estilos, vai com certeza encontrar aquele que mais lhe agrada.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados