Depressão e trabalho

A depressão é uma patologia que afeta 1 em cada 5 pessoas e na sua origem podem incluir-se diversos fatores, entre eles o trabalho. Saiba identificar os sinais de alarme.


depressao-e-o-trabalho


O trabalho – considerado um pilar da autoestima – está na origem de muitos casos de depressão atualmente. Aprenda a defender-se da doença que, segundo a European Alliance Against Depression (EAAD), pode afetar 1 em cada 5 pessoas ao longo da vida.


A depressão é…

Uma palavra muito usada, mas nas situações erradas. Ao contrário do que se possa pensar, não se trata de um episódio de tristeza ou desânimo que se pode superar com força de vontade. É uma patologia real e diagnosticável que pode ser desencadeada por um evento marcante – morte de um ente querido, divórcio, desemprego, entre outros acontecimentos marcantes – mas, também pode manifestar-se sem que exista uma razão aparente. Pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade, profissão ou condição social mas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) as mulheres são mais atingidas pela depressão.


No trabalho

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é a primeira causa de incapacidade no trabalho, afetando a produtividade e originando absentismo recorrente. Uma situação económica adversa, as alterações na forma de trabalhar (teletrabalho) e a insegurança em manter o emprego, o conflito com chefias ou o mau ambiente entre colegas podem ser fatores de risco. O estudo IDEA (Impact of Depression in the Workplace in Europe Audit), conduzido pela European Depression Association (EDA), em 2012, concluiu que 1 em cada 10 trabalhadores já faltou ao trabalho devido a depressão, uma patologia que se traduz numa média de 35 dias de absentismo anuais. Dos inquiridos, 1 em cada 4 admitiu não informar a chefia da doença que tinha, sendo as principais razões apontadas o receio de não ser compreendido ou de perder o emprego.


As causas

De acordo com a European Alliance Against Depression (EAAD), estudos científicos apontam para uma componente genética que triplica a probabilidade de depressão nas pessoas cujos pais ou irmãos tenham sofrido da doença. Desequilíbrios hormonais, algumas doenças infeciosas ou a doença de Parkinson, bem como a toma de determinados medicamentos (anti-hipertensores, corticoides, entre outros) podem favorecer a ocorrência de episódios depressivos.

Na maioria das vezes, a depressão resulta de uma combinação de fatores biológicos e psicológicos que podem ser desencadeados por um episódio negativo marcante, como por exemplo, a perda de emprego.


Sinais de alarme

A depressão pode surgir associada a pensamentos negativos, perda de interesse pelas atividades de que se gosta, ansiedade, incapacidade de superar as emoções negativas e busca de isolamento. Para além dos sinais emocionais podem também surgir consequências físicas como mal-estar, dores de cabeça, dores de costas ou dores abdominais, perda de apetite, fadiga, alterações e distúrbios do sono (insónia ou sonolência) e dificuldade de concentração.


Procurar ajuda

Se os sintomas se prolongarem por mais de duas semanas e começarem a afetar a rotina e a execução de tarefas diárias, deve consultar um especialista. O diagnóstico é feito através da avaliação clínica e do grau/persistência dos sintomas. A abordagem pode incluir o tratamento farmacológico, com antidepressivos que atuam ao nível dos neurotransmissores cerebrais, e/ou psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental que visa corrigir o padrão de pensamentos negativos e ajudar a pessoa a adaptar-se à realidade. Podem também ser benéficas técnicas de relaxamento ou de meditação (mindfulness), atividades que fomentem o contacto social e o exercício físico.


Feliz a trabalhar

Existem formas de prevenir a depressão e ter um estilo de vida saudável que inclua a satisfação no trabalho. Trabalhar numa envolvente harmoniosa, onde o valor de cada um é reconhecido, aumenta a motivação e a autoestima. Organizar a agenda é uma boa estratégia para minimizar o stress. Faça uma lista das tarefas para o dia seguinte, estabelecendo prioridades, e consulte essa listagem de manhã, antes de começar a trabalhar, para saber o que terá de fazer. Tenha-a sempre à mão para poder planear cada dia com antecedência. Quando possível, delegue tarefas. 

Para uma boa saúde física e mental importa ainda fortalecer os laços sociais, por isso mesmo em teletrabalho procure falar regularmente com os seus colegas, mantendo os horários e as rotinas habituais. Marque um almoço em videoconferência e ponha a conversa em dia! Tenha uma alimentação equilibrada e faça exercício regularmente. Os benefícios do exercício físico são reconhecidos e, atualmente, há empresas que disponibilizam aulas de ginástica laboral para os funcionários.


Esteja atento aos sinais

A depressão é um problema que pode afetar qualquer pessoa, idade, profissão ou condição social. As causas podem ser variadas, mas a ansiedade e o stress causados pelo trabalho são muitas vezes razões que levam a este diagnóstico. Identificar os sinais de alerta é muito importante para procurar ajuda médica atempadamente e iniciar o tratamento.

Nesta fase de Pandemia é importante cuidar-se! A AdvanceCare dispõe de um Programa que lhe permite ser acompanhado por um Psicólogo sem sair de casa. Conheça os Programas Online AdvanceCare e valorize o seu bem estar emocional

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados