Boa forma no masculino

Nutrição e Fitness
Última atualização: 10/08/2022
  • A prática de exercício físico é essencial para manter uma melhor qualidade de vida, e benéfico para a sua saúde.
  • A alimentação equilibrada também pode ajudar na sua qualidade de vida, tenha atenção às tentações.
  • O exercício não tem apenas impacto na sua saúde física, como também na sua saúde mental.

Estar em forma é essencial para viver bem, manter a forma, lidar melhor com o stress, entre tantas outras vantagens. Damos-lhe conselhos para conquistar o melhor de si em todos os aspetos da vida: emoções, corpo, saúde e muito mais.

Sabemos que muitas vezes, com o ritmo da nossa vida diária, a prática de exercício físico passa para segundo plano. O tempo não abunda, e muitas vezes dizemos a nós próprios que vamos começar quando tivermos um pouco mais de tempo. Mas a verdade é que muitas vezes esse momento ideal não chega, e temos que arranjar alguma solução para esta situação. Não precisamos de despender horas diárias para recolher os benefícios ao nível de qualidade de vida e de saúde que o exercício nos fornece. Este é tão importante como um bom descanso noturno.

8 razões para praticar exercício físico

  1. Homens ativos fisicamente têm uma vida mais saudável e longa – a ciência comprova-o. O exercício ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, diabetes e outras patologias;
  2. O exercício físico ajuda a contrariar a subida dos níveis de mau colesterol – LDL (que, nos homens, tende a aumentar com a idade) e faz aumentar o bom colesterol – HDL;
  3. De acordo com estudos científicos internacionais, pessoas ativas sentem entusiasmo mais vezes do que as sedentárias;
  4. A atividade física promove a perda de peso e ajuda a mantê-lo;
  5. O exercício potencia os níveis de energia e aumenta a resistência física;
  6. A capacidade de concentração é melhorada pela prática de uma atividade física e, consequentemente, a produtividade aumenta;
  7. Proporciona maior capacidade de lidar com o stress.
  8. A prática de exercício físico pode fortalecer os ossos, reduzindo o risco de osteoporose e de fraturas.

Controle o stress 

Se sentir que fica irritado ou ansioso muito frequentemente, pare um minuto. O ritmo de vida dos nossos dias é, por si só, indutor de stress que pode estar na origem de patologias de variada ordem. Manter baixos os níveis de stress é uma medida protetora contra a depressão. Procure relaxar e pratique exercício físico diariamente, pois este ajuda a libertar a (má) energia e leva à produção de endorfinas, hormonas associadas à sensação de bem-estar.

Melhore a sua alimentação…fuja das tentações!

  • Escolha o que lhe faz bem: Os alimentos processados são ricos em açúcar, sal, gorduras e calorias. Prefira fruta, vegetais e legumes, cereais integrais, peixe e carne sem peles e gordura.
  • Complemente: Se acha que a sua dieta não consegue fornecer-lhe todos os nutrientes, pode recorrer a um suplemento multivitamínico diário. Mas deve continuar a procurar obter vitaminas e minerais das suas fontes naturais: os alimentos!
  • No masculino: cada individuo, seja de que sexo for, tem necessidades próprias para a sua alimentação. Existem vários alimentos que podem colmatar as suas necessidades individuais.

Hormonas e idade

No sexo masculino, a menor produção hormonal com o avançar da idade e a andropausa (nomeadamente no que toca aos níveis de testosterona) é subtil e gradual. Estas mudanças, apesar de naturais, podem traduzir-se numa diminuição de energia, do desejo ou mesmo alterações na função sexual. Se estas alterações tiverem um grande impacto no seu dia a dia, procure um especialista.

Respire fundo

Respirar profundamente ajuda a relaxar, baixar o stress e a oxigenar o organismo. Habitue-se a usar todo o volume da sua caixa torácica: pelo menos 3 vezes por dia encha os pulmões de ar. Sem fazer pausa, expire demorando o dobro do tempo. Repita cinco vezes seguidas.

Hidrate-se!

O organismo dos homens necessita de mais líquidos, diariamente, do que o das mulheres. A quantidade ideal ronda o 1,5 a 2l por dia. Beba água, tisanas, chá ou sumos de fruta.

Investigadores japoneses defendem que o consumo regular de chá verde, ao longo da vida, irá ajudar-nos a manter a agilidade e autonomia quando formos idosos.

Aposte nas escadas

Use o elevador apenas esporadicamente e habitue-se a usar as escadas. Comece por subir três andares e, a cada semana, aumente mais um. Quer mais um incentivo? Ao subir cinco andares pode queimar até 100 calorias.

Tome o pequeno-almoço

Uma taça com cereais, leite e fruta, demora menos de 5 minutos a preparar. O pequeno-almoço é das refeições mais importantes do nosso dia, a refeição que é capaz de reequilibrar o nosso organismo após uma noite de sono e de jejum. Não é por acaso que as pessoas que tomam o pequeno-almoço tendem a ter um peso mais adequado do que as que omitem esta refeição.

Saúde mental

Anteriormente já mencionámos a importância de controlar o stress, e como poderá relaxar, mas é também importante tocarmos no assunto da saúde mental. Existe cada vez mais um interesse clínico e académico sobre como o estilo de vida está relacionado com a saúde mental e psicológica. Tópicos como a prevenção e o tratamento da depressão, a ansiedade, a esquizofrenia, o transtorno bipolar, entre outros, estão a ser estudados. E os resultados são promissores: os dados apontam para um importante impacto do exercício físico, bem como outros fatores que ditam um estilo de vida mais saudável, na prevenção e tratamento de patologias da saúde mental.

Saiba mais…

  • Prefira o exercício do tipo aeróbico, que inclui caminhar, andar de bicicleta, nadar, jogar ténis ou basquetebol. Estabeleça como meta 30 minutos diários. Mas atenção, se tiver excesso de peso ou não praticar uma atividade física há alguns anos, consulte primeiro o seu médico.
  • A gordura situada ao nível do abdómen, em especial a gordura visceral, pode afetar gravemente a sua saúde, pois produz substâncias químicas que vão atuar ao nível do fígado e também ao nível cardiovascular. Estas substâncias podem causar níveis elevados de colesterol, de hipertensão arterial e de doença cardiovascular. Por isso, meça o seu perímetro abdominal. Coloque a fita métrica à volta do abdómen, sem pressionar a pele. Num homem saudável, a circunferência da cintura deve ser inferior a 94 centímetros.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados