Canja aromática de frango e legumes

Nutrição e Fitness
Última atualização: 09/01/2023
  • Esta canja com frango e legumes é uma maneira fácil de consumir proteína e vegetais ao mesmo tempo. Experimente e adicione esta receita à sua alimentação!
  • Explore também o valor nutricional do frango e dos legumes presentes nesta receita.

Esta canja é uma solução deliciosa para quem gosta de começar a refeição com uma sopa leve, pouco calórica e cheia de nutrientes.

Canja aromática de frango e legumes

Ingredientes

4 talos de aipo com as folhas

4 cenouras médias cortadas em rodelas finas

2 peitos de frango

1,5 L de água

1 cubo de caldo de legumes

Sal q.b.

Preparação | 30 minutos

> Lave o aipo, corte os talos em fatias finas e deixe as folhas inteiras.

> Ferva a água, junte o cubo de caldo e mexa até dissolver.

> Junte metade das rodelas de aipo e deixe ferver 5 minutos. Deite então as rodelas de cenoura, as restantes rodelas de aipo e os peitos de frango. deixe cozer até ficar macio.

> Retire o frango, desfie e junte ao caldo juntamente com as folhas de aipo.

> Deixe apurar cinco minutos, retifique os temperos com cuidado para não salgar demasiado e sirva.

O frango como textura principal

Embora o frango seja uma ótima escolha para quem quer substituir as carnes vermelhas, há partes do frango que contêm mais gordura e calorias que outras. O modo de preparação também altera as características nutricionais — frango frito ou muito processado fazem mal à saúde. O peito de frango parece ser a escolha mais saudável.

O frango é a fonte proteica preferida de muitas pessoas que estão a tentar ganhar e manter massa muscular. Adicionalmente, o frango é rico em vitamina B6, fósforo, niacina e selénio. O seu baixo teor em sal é também benéfico para a saúde. No entanto, um peito de frango assado equivale a 119 mg de colesterol, por isso, é necessário ter atenção a isso ao planear as refeições durante a semana. Manter uma alimentação equilibrada e diversa deve ser prioridade, para podermos comer de tudo em moderação.

Como o frango é uma excelente fonte de proteína — isso traz bastantes benefícios ao nosso organismo. Um desses benefícios é o aumento da densidade óssea, pois a proteína proveniente da dieta trabalha em conjunto com o cálcio para melhorar a sua retenção. Isto ajuda a evitar doenças como a osteoporose e quedas que resultem em ossos partidos.

As vitaminas presentes em quantidades significativas (vitaminas B6 e B12) no frango também desempenham funções essenciais no nosso organismo. A vitamina B6 funciona em prol do nosso funcionamento normal de processos biológicos — participando nas vias metabólicas das proteínas, hidratos de carbono e lipídios, o que reduz cansaço e fadiga. Esta vitamina também contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso (neurotransmissores) e imunitário (anticorpos). Igualmente, a vitamina B12 também contribui para os processos metabólicos do nosso corpo e para o sistema nervoso e imunitário.

Uma alimentação diversa que promova o consumo de fruta, vegetais e alimentos baixos em gordura, e onde a carne de aves é a fonte primária de proteína, promove a saúde cardíaca — baixa a pressão arterial e a concentração do colesterol “mau”.

Sabia que?

  • O frango é uma das fontes de proteínas mais usadas nas casas portuguesas.
  • A domesticação do animal ocorreu há cerca de 4000 anos na Ásia do sul.
  • É muito versátil como alimentos — pode ser assado, grelhado ou estufado.
  • 100 g de frango cozido sem pele = 148 quilocalorias.
  • Legumes: uma fonte de nutrientes

    Os legumes, tal como a fruta, têm um valor importante numa alimentação equilibrada. São uma excelente fonte de nutrientes que fazem bem ao organismo, tal como vitaminas e minerais. Desde que não sejam cozinhados com quantidades exageradas de azeite, os legumes são baixos em gordura e em calorias.

    De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard, o consumo variado quer de legumes, quer de fruta resulta numa série de benefícios para a saúde que já foram extensamente investigados. A inclusão de legumes e fruta na nossa alimentação diária tem efeitos benéficos na nossa saúde cardíaca e intestinal, contra o cancro, no risco de desenvolver diabetes tipo 2, na perda de peso e na nossa visão.

    Os dois legumes presentes inteiriços nesta receita — a cenoura e o aipo — são da mesma família, são Umbelíferos. Ambos são ricos em nutrientes e baixos em calorias. O aipo tem uma ação diurética que permite apoiar uma alimentação em que um dos objetivos seja perder peso. A cenoura é uma excelente fonte de vitaminas A, devido à presença de grandes quantidades de betacaroteno. Também é rica nas vitaminas B6 e K. Pode analisar o valor nutricional da cenoura na tabela em baixo.

    Este artigo foi útil?

    Conselho cientifico

    Conteúdo revisto

    pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

    A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

    Downloads

    Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

    Sympton Checker

    Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

    Programas AdvanceCare relacionados

    Artigos relacionados